domingo, 21 de agosto de 2011

Vídeo reforça denúncia de ‘gato’ descoberto pela Cagepa na fazenda do senador Wilson Santiago

Apesar do desmentindo do senador Wilson Santiago (PMDB), o Paraíba Já teve acesso, com exclusividade, a imagens que reforçam a denúncia de um suposto desvio de água (gato) encontrado por funcionários da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) em uma fazenda pertencente ao peemedebista. 

A propriedade fica localizada no município de Uiraúna, no Sertão paraibano. A descoberta do suposto 'gato' d'água na fazenda do senador do PMDB foi revelada, na última sexta-feira (19), em primeira mão, pelo Paraíba. No mesmo dia, porém, Wilson Santiago negou a denúncia durante entrevista a uma emissora de rádio de João Pessoa. 

Pelo que a reportagem apurou, a água vinha sendo desviada para a fazenda do senador através de um baypass (gato) feito na rede de distribuição que abastece moradores da zona rural de Uiraúna, por intermédio de um chafariz público. Além do suposto 'gato' na fazenda do senador, funcionários da CAGEPA em Uiraúna contaram ao Paraíba Já que foram descobertos e desativados outros seis desvios d'água que serviam para o abastecimento de residências e a irrigação de plantações de coco e capim. 

De acordo com funcionários da CAGEPA que atuam e participaram da ação, com a desativação dos sete 'gatos', o abastecimento d'água foi normalizado no distrito de São Pedro distrito, no município de Santa Cruz, e na cidade de São Francisco. Os 'gatos' foram descobertos pela CAGEPA durante uma fiscalização iniciada no último dia 11 entre as cidades de Lastro e Uiraúna, que visa combater o uso inadequado da água transportada pela adutora de capivara.

Pista de pouso Um dos funcionários da CAGEPA que participou da fiscalização disse ao Paraíba Já, que há suspeitas de que a água desviada para a fazenda do senador Wilson Santiago vinha sendo usada também para a construção de uma pista de poso de aviões que fica na propriedade do parlamentar. A pista, porém, não foi concluída. 

Confira abaixo um vídeo registrando o momento exato em que funcionários da CAGEPA desativam o 'gato' d'água que abastecia a fazenda do senador do PMDB.