quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Hospitais de Sousa, Cajazeiras e Patos receberão Tomógrafos
CIDADES: 05/02/2009 - O Governador Cássio Cunha Lima, determinou a Secretaria de Estado da Saúde, a aquisição de tomográfos para os gospitais de Cajazeiras e Sousa. A noticia foi dada no encontro do secretário de Saúde do Estado Geraldo Almeida com os gestores dos 223 municipios paraibanos realizado na rainha da borborema.
Os hospitais de Cajazeiras, Sousa e Patos, no interior do Estado, receberão os novos equipamentos. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões na compra dos três aparelhos que possibilitarão incrementar ainda mais a assistência de saúde prestada pelas três unidades hospitalares.
Para isso o governo do estado também irá contratar profissionais na área de neurologia para o funcionamento pleno do equipamento.
Cajazeiras e Sousa, só dispõe do serviço, na rede privada de saúde, sendo no CEDIC e no Hospital Santa Terezinha, dificultando para os mais carentes em virtude dos alto custo dos exames.
Cássio garantiu que estará sendo iniciado o processo licitatório para aquisição dos aparelhos tomogáfos que serão implantados em Cajazeiras, Sousa e Patos.
De acordo com a estimativa feita por técnicos da Secretaria, os exames serão importantes para detectar, principalmente, câncer, trauma e doenças neurológicas. Os pacientes a serem examinados precisam ter prescrição de um médico especialista e a marcação será feita pelo hospital.
O secretário Geraldo Almeida disse que uma nova política começou a vigorar na Paraíba, para isso o governo do Estado vem implementado uma política de descentralização das ações de saúde para desafogar os grandes hospitais da capital e de Campina Grande.
A Rede Estadual de Urgência e Emergência, contemplando as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras; Programa Estadual de Hospitais de Pequeno Porte; Central Estadual de Regulação e a conclusão/entrega do novo Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande estão entre as prioridades definidas pela SES para 2009.
Da Redação com Folha do Sertão