SAÚDE: 27/04/2009 – Imagem: Junior Barreto - A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou em 25 de abril, campanha de vacinação e ofereceu um fortíssimo café da manhã para os idosos e outros que por ali passavam, no dia intitulado de o “Dia D” contra a Influenza, o vírus causador da Gripe. O público alvo são pessoas a partir de 60 anos.A coordenadora geral de vacinação em Cajazeiras, Verônica Rangel Arruda, justificou o a preocupação da campanha na localidade. “Em Cajazeiras começamos a vacinar desde o último dia 16/04/2009 na zona rural da cidade, para compensar os feriados de Tiradentes e do Dia do Trabalho que virão e com isso, não atrasar o processo de vacinação do município”, explicou Verônica.
Ela lembrou ainda que a meta de vacinação para o município seria aplicar cerca de 6.600 (seis mil e seiscentas) dozes nos idosos, tanto na zona rural, quanto nos moradores da zona urbana. Ela destacou também que cada idoso recebeu uma dose injetável, ou seja, intramuscular de 0,5 ml da vacina. “A única contra-indicação para não tomar a vacina contra a gripe, segundo ela, é para aquelas pessoas que tiverem alergia a ovo de galinha ou que já estiverem gripadas”, alertou a coordenadora.
A secretária de Saúde de Cajazeiras, Raelza Borges Almeida, também falou do objetivo da campanha e do número de profissionais envolvidos na ação preventiva. “O grande objetivo da campanha é reduzir na população de 60 anos ou mais à mortalidade e as internações causadas pelo vírus da gripe. E para tanto, contamos com 140 profissionais de saúde, entre vacinadores, enfermeiros e assistentes, envolvidos nessa campanha”, esclareceu Raelza.
Para atender a população de Cajazeiras, durante toda a semana que passou os envolvidos começavam os trabalhos a partir das 08h00 e iam até às 17h00, que funcionaram na zona rural, 23 postos de vacinação, a grande maioria em escolas municipais, onde cada um deles atendeu a população de três sítios vizinhos.
Após do “Dia D”, que aconteceu no último sábado (25), o atendimento foi realizado em 18 postos da zona urbana, sendo 11 deles nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e, os outros sete distribuídos nas escolas do município, na Biblioteca municipal, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade e no Pátio da Prefeitura de Cajazeiras.
Naquele dia batizado como “Dia D”, a secretaria municipal também fez a partir das 08h00, no pátio da Prefeitura Municipal, a abertura oficial da campanha. O evento contou com a presença do prefeito Léo Abreu (PSB) e do secretariado municipal e ainda foi animado por um trio de forró pé de serra, agradeceu a secretária de Saúde de Cajazeiras. Da Redação