sexta-feira, 24 de abril de 2009

Estado terá 1.723 postos e mobilizará 5.420 pessoas na vacinação deste sábado

SAÚDE: 24/04/2009 - Imagem: Arquivo - Amanhã, sábado é o ‘Dia D’ da Vacinação Contra a Gripe, em todo o País. Na Paraíba, a abertura oficial da campanha será feita pelo governador José Maranhão e pelo secretário de Saúde, José Maria de França, às 08h00, no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso, vizinho ao Hospital Santa Isabel, na Capital.
A meta é vacinar pelo menos 80% dos 410.140 idosos do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuiu 450 mil doses da vacina aos 223 municípios, que, desde o início da semana, estão vacinando pessoas acima de 60 anos. Neste sábado, haverá 1.723 postos fixos e volantes, em todo o Estado.
O coordenador do Setor de Imunização da SES, Walter Albuquerque, disse que o Dia D vai mobilizar 5.420 pessoas, na Paraíba, que estarão distribuídas em todos os postos de vacinação. “A vacina é a única forma segura e eficiente para se proteger contra a doença. A campanha começou no País em 1999 e, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, houve uma redução em torno de 50% nas internações hospitalares no Brasil, decorrentes de complicações de gripe”, destacou.
Walter Albuquerque explicou que a gripe causa uma queda da imunidade do organismo, facilitando as ocorrências de complicações, como pneumonias, enfisemas pulmonares e complicações por diabetes e cardiopatias. “Os idosos estão mais suscetíveis a essas complicações e, por isso, é importante ficar imunizado contra a gripe, lembrando que essas ocorrências podem levar à morte”, explicou.
Dados parciais – O primeiro balanço parcial da vacinação no Estado deverá sair por volta do meio-dia deste sábado no portal do Ministério da Saúde(http://pni.datasus.gov.br/consulta_gripe_09.asp).
Durante a abertura oficial da campanha, no Centro do Idoso, será servido um café da manhã e haverá apresentações culturais. A campanha deverá se estender por mais duas semanas para que os Estados e municípios alcancem suas metas. Fonte: Governo do Estado