sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ministro garante empenho para aumentar cota de exportação do açúcar




Foto: José Marques/Secom-PB
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, garantiu ao governador Ricardo Coutinho que se empenhará no acréscimo da cota de exportação do açúcar produzido na Paraíba para os Estados Unidos, uma antiga reivindicação dos produtores de álcool e açúcar da Paraíba. A garantia foi dada durante audiência nesta quinta-feira (10), em Brasília,  quando o ministro frisou que tem até o final do mês de junho para implantar um novo modelo de cotas de exportação criando uma normatização em definitivo.
De acordo com Ricardo Coutinho, o atual modelo adotado por portaria do Ministério da Agricultura é desproporcional, tendo como base os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, que possuem cota superior de exportação. A reivindicação do setor sucroalcooleiro é a elevação da cota americana para 8,5% do volume total, e não 2,56%, como tem acontecido ano após ano.
“Este é um pleito legítimo do Sindicato do Álcool e de demais entidades do setor sucroalcooleiro do Estado, além de ser uma questão de justiça com os produtores e trabalhadores dessa área, que são beneficiados com a participação nos lucros a partir da elevação da receita”, explicou o governador.
Programa de alimentação de rebanhos - Durante a audiência, o governador Ricardo Coutinho também propôs a inclusão de outras sementes como sorgo, palma, bagaço da cana de açúcar no Programa de Alimentação do Rebanho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que financia apenas o milho. Ele ressaltou que o programa é importante para a manutenção de 4 mil famílias de agricultores que precisam encontrar facilidades para alimentar o gado diante da falta do pasto, para que não tenham que se desfazer dos seus rebanhos.
Secom/PB