quinta-feira, 10 de maio de 2012

9ª Gerência de Saúde está realizando a capacitação em teste rápido para HIV, Hepatite e Sífilis


A Gerência Operacional de DST/AIDS/HIV da Secretaria de Estado da Saúde – PB, juntamente com a Gerência Executiva de Atenção Básica e apoio da 9ª Gerência Regional de Saúde, estão realizando a Capacitação em teste rápido para HIV, Hepatite e Sífilis. Esta capacitação visa preparar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Hospitais dos 15 Municípios da região para serem os executores dos testes rápido e do Aconselhamento, nas Unidades Básicas de Saúde a luz da Rede Cegonha.

Momentos que compõem o processo da capacitação:

- Presencial de 3(três) dias: Abordagem sobre os agravos; Biossegurança, técnica e boas práticas na realização do Teste e Aconselhamento.
- Implantação do teste rápido: Esse segundo momento acontece em cada município, participando dele além dos treinados do respectivo município a ser implantado, o facilitador encaminhado pela Gerência de DST/AIDS/HIV e 9ª Gerência Regional de Saúde.

Contemplam esta etapa:
a) Firmando a prática – Realização de testagem das pessoas privadas de liberdade e gestantes.

b) Na Unidade Básica de Saúde - UBS da equipe capacitada – Discussão do Fluxo e Organização do Serviço para realização do teste rápido para sífilis e HIV e testagem para todas as gestantes – objetivo maior de nossa capacitação.

META: Implantar os Testes em 100% das Unidades básicas nos 15 municípios.

AÇÕES: 

-Testagem em gestantes na Unidade Saúde da Família Sol Nascente em Cajazeiras (unidade com maior índice de gestantes) – HIV e Sífilis.

-Testagem no presídio masculino para HIV, Hepatite e Sífilis.

ATENÇÃO:

Está acontecendo a Capacitação nos dias 8, 9 e 10 de Maio na 9ª Gerência Regional de Saúde.

Assessoria de Comunicação 9ª Gerência Regional de Saúde