sexta-feira, 11 de maio de 2012

Artistas e amigos se reúnem para um Tributo a Marinês


Há cinco anos a música brasileira perdeu Marinês. No entanto, o seu legado continua vivo. Na memória do imaginário popular as canções eternizadas pela sua voz continuam, igualmente, vivas, dando-lhe lugar cativo na história da música brasileira. Para homenagear a “Rainha do Xaxado” artistas, fãs e amigos estarão reunidos na próxima segunda (14), às 19h30, no Teatro Municipal Severino Cabral para um tributo à cantora.

“Essa homenagem apresenta-se com as cores da alegria e da beleza, mesmo porque lembrar a ‘Grande Mãe’, como a chamava Gilberto Gil, é lembrar-se da primeira artista nordestina que transpôs as muralhas do universo fonográfico para compor, junto a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, as bases referenciais da música nordestina, alçadas ao patamar nacional”, classifica o sociólogo Noaldo Ribeiro.

No Tributo a Marinês (essa pernambucana que escolheu a Paraíba, e em especial Campina Grande, como seu porto seguro) juntam-se não apenas os artistas signatários do forró, mas a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, numa junção que universaliza o patrimônio poeticamente cantado por Marinês e por toda Sua Gente.

Roteiro
O Tributo, composto por dois atos terá a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba com participação de Sandra Belê. O repertório inclui “Campina Grande” (José Orlando), “Saudade de Campina Grande” (Rosil Cavalcanti), “Meu Cariri” (Rosil Cavalcanti), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e “Aquarela Nordestina” (Rosil Cavalcanti).

O segundo ato terá a participação dos cantores  Wilma (cantando Maria Marinês, de Marcelo Lancelott e Rompeu Aurora, de Antônio Barros), Jeito Nordestino (cantando um pout pourri),  Sussa de Monteiro (com as músicas Por Debaixo dos Panos, de Cecéu e Quadrilha é Bom, de Zé Dantas). Fechando a noite, o músico Amazan interpretará Rainha do Nordeste, de sua autoria e O Fole Roncou, de Nelson Valença/Luiz Gonzaga.

A entrada é um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições filantrópicas de Campina Grande (GAPO e Lar de Maria). A troca começa a ser realizada quinta-feira, dia 10 de maio, no Teatro Municipal.

Serviço
Evento: Tributo a Marinês
Data: 14 de maio
Hora: 19h30
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Realização: Prefeitura Municipal de Campina Grande/Secult/Teatro Municipal Severino Cabral
Patrocínio: Governo do Estado da Paraíba/Secult/Funesc
Apoio Cultural: Universidade Federal de Campina Grande/UAAMI e Universidade Estadual da Paraíba

Participação
Áudio Visual: Unidade Acadêmica de Arte e Mídia/UFCG
Exposição: Acervo Terezinha Batista
Curadoria: Johann Sérgio
Manequim Vivo: Andreza Lima
Produção: Almir Almeida e Edney Costa

Histórico
Inês Caetano de Oliveira – Marinês, veio ao mundo em 16 de novembro de 1935 na cidade de São Vicente Férrer, sertão do estado de Pernambuco, e já trazia música no sangue – seu pai, Manoel Caetano de Oliveira, era seresteiro, e sua mãe, Josefa Maria de Oliveira, era cantora de igreja. Logo na infância, se mudou com a família para Campina Grande/PB e foi aqui que desenvolveu seu gosto pela música e começou a profissionalizar seu talento. Paraibana de coração, a ‘Rainha do Xaxado’ iniciou a carreira na banda Patrulha de Choque do Rei do Baião, que formou com o marido Abdias e o zabumbeiro Cacau para se apresentar na abertura dos shows de Luiz Gonzaga. Gravou o primeiro disco em 1956, já à frente do grupo Marinês e sua Gente, com o qual se consagrou. Aos 14 dias do mês de maio de 2007, Marinês faleceu, vítima de um acidente vascular cerebral no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife.