O Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB-UFCG, Dr. Francisco Figueiredo, ressaltou os desafios da Ebserh durante a pandemia do coronavírus: "as Ciências da Saúde enfrentaram durante a Pandemia por Covid 19 um inimigo desafiador: as redes sociais. Confrontada por informações desconexas e bem distantes da Teoria e Prática do Conhecimento Médico, os profissionais de saúde e pesquisadores encabeçaram esforços de assistência e método científico ampliados exaustivamente".
Durante o evento, Dr. Francisco Figueiredo recepcionou os novos estudantes do PIC-Ebserh por meio de uma mensagem impactante, ressaltando o propósito da rede Ebserh que é o Ensinar para transformar o cuidar: "Sejam bem vindos, nossos estudantes da UFCG! Mais programas estão chegando nesta que também é a maior rede de internação pública do planeta! A Gerência de Ensino e Pesquisa tem aberto espaços para cursos de outras áreas que não sejam da saúde, incorporando conhecimentos e valorizando o ensinar para transformar o cuidar".
"A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares possui a maior rede de Hospitais públicos universitários do mundo. Neste sentido, o Programa de Iniciação Científica da EBSERH se torna o início de uma variedade de atividade de pesquisas e inovação tecnológica", concluiu.
Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh. Esse é o primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, fruto de uma parceria com o CNPq, que vai distribuir 320 bolsas para alunos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica nos HUs vinculados à estatal.
Assessoria