quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Programa da Rede Ebserh/MEC de desenvolvimento de pesquisas para alunos de graduação terá início em março

Parceria com CNPq possibilitará o investimento de R$ 1,5 milhão para iniciação científica nos hospitais vinculados à estatal

As publicações dos primeiros editais relativos ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da Rede Ebserh/MEC estão previstas para o início do próximo mês de março. O resultado oficial da seleção tem previsão de ser divulgado em abril e as bolsas deverão ser concedidas a partir de maio deste ano. O total de recursos aportados pela Ebserh nessa primeira edição do programa foi de 1,5 um milhão e faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal para avançar ainda mais com campo do ensino e da pesquisa.

Trata-se do primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica da instituição, fruto de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que vai distribuir 320 bolsas para alunos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica nos hospitais universitários federais (HUF) vinculados à estatal.

O PIC/Ebserh concederá bolsas com duração de 12 meses e com o valor determinado pela tabela de bolsas de IC do CNPq do ano de 2021, que corresponde a R$ 400,00 mensais por aluno. Ao final do programa, será realizado um evento para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da Rede Ebserh. 

Atualmente, o processo encontra-se em fase interna em cada hospital, com a elaboração do edital para seleção dos alunos, pois cada unidade hospitalar definirá as regras para seleção de seus bolsistas. Poderão participar não apenas alunos dos cursos relacionados diretamente à área de saúde, mas também de outros cursos oferecidos nas universidades, sejam da área de humanas, exatas e outras, desde que a pesquisa se desenvolva nos hospitais da Rede Ebserh. 

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde, Giuseppe Cesare Gatto, a parceria entre a Ebserh e o CNPq visa contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, para a formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar e para o desenvolvimento e inovação em temas relevantes relacionados à saúde. “As bolsas de iniciação científica têm importante papel na formação dos alunos de graduação, colocando-os em contato com a pesquisa visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos”, afirmou.

A importância da experiência em pesquisa durante a graduação foi destacada também pelo coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Eduardo Barbosa Coelho. "O contato com o método científico na graduação possibilita o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e desperta no aluno a possibilidade futura de seguir na carreira acadêmica, fortalecendo os programas de pós-graduação", ressaltou.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.


Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh/MEC