quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Problemática: HUJB emite nota conjunta da reunião realizada com a Comissão Intergestores Regional

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vem a público informar que participou de reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR) na última terça-feira, dia 08/02. A agenda ocorreu sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (AMASP), para discutir a melhor maneira de direcionamento dos atendimentos pediátricos dentro da rede de atenção à saúde da região polarizada por Cajazeiras.

A UFCG esteve representada pelo Magnífico Reitor Antônio Fernandes Filho acompanhado dos Gestores do HUJB. A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, representada pela Secretária Michelly Noleto e Helano Segundo, que dissertaram sobre aspectos do Contrato de Serviços, cujo teor e data de assinatura se reportavam aos serviços disponíveis ainda em 2019.

Francisco José Gonçalves Figueiredo, membro da Governança do HUJB, afirmou sobre a necessidade da formalização da nova Contratualização ou Aditivo, nos moldes da contratação Pública, tendo como testemunha do ato o Ministério Público, em razão de sua competência de Fiscal da Lei.

Ana Paula Oliveira da Silva, atuando igualmente como Governança do Hospital Universitário, destacou a importância dos demais serviços prestados e de como o HUJB pode se adequar as necessidades regionais, pela característica das especialidades ofertadas.

O Reitor Antônio Fernandes apontou a necessidade urgente de organizar o serviço pediátrico no Pronto Atendimento (PA) do HUJB, em virtude da falta de profissionais médicos nesta especialidade, em contexto onde vários já requereram exoneração e tantos outros convocados não assumiram o cargo, num total de 150 do concurso nacional. Ainda completou que os que ainda estão trabalhando sentem a necessidade de readequação da finalidade do tipo de serviço – média e alta complexidade

– direcionando os casos mais simples para os serviços da Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios.

Em outro momento, vários secretários colocaram as realidades de seus municípios e reconheceram o papel hospitalar nos atendimentos pediátricos, junto ao HUJB. A Secretária Municipal de Saúde Cajazeiras solicitou mais tempo para os municípios readequarem os serviços, principalmente à noite, feriados e finais de semana, quando não tem como prestarem atendimentos, já que a Unidade de Pronto Atendimento do Estado da Paraíba (UPA - PB) não atende.

Mesmo diante do pedido adicional de tempo para readequação, foi suscitado pelo Reitor Antônio Fernandes que esses encaminhamentos foram feitos há bastante tempo, e não há um mês, como fora veiculado.

Ao final desta agenda, foi definido que Helano Segundo, vinculado à SMS de Cajazeiras, redigiria um documento com a colaboração e assinatura de todos os membros da CIR e os presentes na reunião, com o compromisso de alinhar os atendimentos pediátricos, estabelecendo os fluxos corretos.

Após conversa por iniciativa do Reitor da UFCG, Prof. Dr. Antônio Fernandes, junto ao corpo clínico do HUJB e a Superintendente Paula Maia, onde houve a exposição dos assuntos tratados com os Secretários Municipais de Saúde, os médicos foram sensíveis a demanda destes pela necessidade de um tempo para organização dos serviços na Atenção Básica. Assim, ficou definido que até o dia 8 de março de 2022, as demandas pediátricas noturnas, nos feriados e nos finais de semana serão acolhidas, classificadas conforme o risco e atendidas pela equipe assistencial e médico plantonista para os devidos encaminhamentos.


Antônio Fernandes Filho

Reitor da UFCG

Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia

Superintendente do HUJB/EBSERH

Francisco José Gonçalves Figueiredo

Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB/EBSERH

Ana Paula de Oliveira da Silva

Gerente de Atenção à Saúde do HUJB/ESBERH

Allison Haley dos Santos

Gerente Administrativo do HUJB/EBSERH

Kévia Katiuscia Bezerra

Chefe da Divisão Médica do HUJB/ESBERH



Assessoria