“A Educação Física escolar é um dos pilares iniciais para introduzir atividade física na sociedade. É com a prática regular dentro dos ambientes escolares, que crianças e adolescentes conseguem desenvolver uma rotina dinâmica de exercícios que estimulam a movimentação corporal e fazem com que eles aprimorem a relação com o corpo”. O depoimento é do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB), Paulo Ferreira (CREF 001938-G/PB). Segundo ele, um dos objetivos de sua gestão é ter um olhar especial para essa área, além das demais que compõem a estrutura geral da Educação Física.
O presidente do Conselho destaca que, muitas vezes, o primeiro contato do ser humano com a atividade física é na área escolar e isso se torna um fator essencial para diminuir o sedentarismo infanto-juvenil, principalmente quando a prática é acompanhada por um profissional habilitado e qualificado.
A professora de Educação Física Escolar Renata Nunes (CREF 001770-G/PB), que atua na Escola Municipal Virginius da Gama e Melo, em João Pessoa, complementa o pensamento do presidente do Conselho. “A escola é o primeiro local onde nos relacionamos socialmente, depois da nossa casa. Ficamos boa parte de nossas vidas no ambiente escolar, desde a educação infantil até a faculdade. Por isso, nada mais justo que este também seja um ambiente para a prática da atividade física. As aulas de Educação Física têm uma importância imensurável para o desenvolvimento motor das crianças e dos jovens, principalmente nos dias de hoje com tantos aparatos tecnológicos, como celular e tablets, por exemplo. E é nas escolas onde, muitas vezes, eles se movimentam corporalmente”, afirmou a professora.
Renata afirma que o processo de descoberta dos alunos ao conhecer os limites do corpo é recompensador. “A criança que tem uma aula de Educação Física de qualidade, com espaço e materiais adequados, aprendem a movimentar o corpo, conhecê-lo, desenvolvê- lo e a superar os seus próprios limites. Consequentemente, teremos um jovem adolescente com capacidade de desenvolver habilidades mais complexas. Quando a atividade física se faz presente na vida do estudante desde cedo, muito provavelmente ele continuará em movimento para o resto de sua vida, pois encontrará algum exercício que mais gosta de fazer, não se tornando um adulto sedentário”, disse.
Assessoria