quarta-feira, 9 de julho de 2014

Relator emite hoje decisão sobre aliança do PT/PSB e petista endurece tom contra PMDB

O imbróglio envolvendo a aparição do PT da Paraíba em duas coligações, a do PSB e a do PMDB, pode começar até um desfecho nesta quarta-feira (08). É que o desembargador João Alves da Silva, relator do processo movido pelo PT Nacional, que pediu ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a anulação da convenção do PT estadual, vai apresentar seu voto sobre a decisão hoje.

Na petição de número 19.952/2014, o PT nacional pede a anulação da convenção da legenda na Paraíba, alegando que a Executiva estadual está descumprindo diretrizes nacionais.

Apesar da determinação nacional, o partido registrou chapa com o PSB, indicando Lucélio Cartaxo como candidato a senador na majoritária do governador Ricardo Coutinho. Agora a justiça eleitoral irá analisar o pedido de registro da coligação PT/PSB e a petição nacional, que determina a coligação com o PMDB no Estado.

O presidente estadual do PT na Paraíba, Charliton Machado, disse que vai aguardar o voto do relator para emitir a defesa em prol da manutenção da aliança com o PSB e da candidatura de Lucélio ao Senado na chapa de Ricardo Coutinho.
“Nós vamos aguardar essa decisão e vamos nos pronunciar em outro processo, porque nós somos parte interessada nesse processo. Como o PT da Paraíba como está presente nas duas coligações, nós vamos fazer a defesa do que foi feito de forma correta, atendendo os limites legais e partidários, que foi a aliança com o PSB. Nós vamos dizer que cumprimos todos os requisitos estatutários e vamos dizer que não descumprimos as diretrizes nacionais e isso tudo será considerado no ponto de vista jurídico”, falou.

O dirigente ainda endureceu o tom do discurso contra o PMDB e lamentou a imposição agressiva do partido para ficar com o apoio do PT na disputa deste ano. Charliton também descartou qualquer possibilidade de indicação de um petista para a chapa do PMDB, caso a tese nacional saia vencedora.

“Nós não temos nenhum interesse de compor a chapa do PMDB, nós não temos nenhum interesse de participar da campanha do senador Vital, porque a forma que ele tem conduzido às rédeas do partido tem sido uma forma totalmente destrutiva e negativa. Não há ambiente no PT para que haja uma reaproximação e um dialogo, a gente respeita o direito dele de disputar o governo, mas não há interesse sequer do ponto de vista politico em o PT comungar com o PMDB”, disse. Para Charliton, a proposta de composição do PMDB com o PT é agressiva, desrespeitosa e deselegante, pois coloca os candidatos do PT no sacrifício em prol da sobrevivência dos candidatos do PMDB.

“A proposta de composição que eles colocam é agressiva, pois não dialoga sobre uma aliança proporcional, eles impõem que o PT faça uma coligação majoritária e proporcional, o que impediria que o PT elegesse seus deputados para eleger os deles. O PMDB perdeu o senso das relações partidárias”, lamentou.



PBAgora