sábado, 23 de julho de 2011

MP e FUNESC lançarão edital de licitação pela concorrência do bar do Teatro Ica

O Teatro Íracles Pires, localizado em Cajazeiras, é uma unidade cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Fundado em 1985, dentro das comemorações do aniversário de 400 anos da Paraíba, pelo então governador Wilson Braga, o teatro foi construído atendendo a uma antiga reivindicação dos artistas da cidade de Cajazeiras, onde a movimentação cênica sempre esteve em evidência. A casa de espetáculos leva o nome da atriz cajazeirense Íracles Pires, que enquanto viva, muito fez pela cultura local.

A casa tem uma boa estrutura para abrigar bons espetáculos, e vem cumprindo o seu papel até então. As dificuldades enfrentadas são muitas desde a inauguração. Ao assumir a Funesc, Lu Maia, presidente, e Willian Tejo, vice-presidente, mobilizou uma equipe técnica para visitar o teatro, fazer um levantamento das necessidades prioritárias e assim começar um trabalho de revitalização do teatro. 

A ação já começou e está sendo supervisionada pelo diretor da casa, Orlando Maia. A acessibilidade foi a primeira reforma realizada. Agora o teatro dispõe de lugares reservados aos cadeirantes. As instalações hidráulicas e elétricas também foram restauradas e estão em plenas condições de uso. A placa da casa foi colocada, e agora a Funesc junto ao Ministério Público se dedica a resolver outra questão importante, a ocupação do bar do teatro. Para sanar mais este problema a Funesc pretende lançar um edital de ocupação dos bares da Funesc, para que os interessados em dirigir algum dos bares dos equipamentos da fundação possam se inscrever e concorrer de forma legal.

Mesmo em constantes reformas, a Funesc se preocupou com a vida cultural da cidade. A sala não parou. Para garantir espetáculos aos cajazeirenses, a Funesc incluiu a casa no edital de ocupação dos teatros da fundação. Até dezembro o teatro tem programação agendada com grupos paraibanos que foram selecionados pelo edital.


Ascom/FUNESC