quarta-feira, 13 de julho de 2011

Governador confirma vôos de mais uma empresa aérea na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho participou nesta quarta-feira (13) da abertura do 6º Salão de Turismo, em São Paulo, onde a Paraíba está com três estandes que apresentam as potencialidades turísticas, culturais e gastronômicas do Estado. Durante a visita ao salão, o governador confirmou que no mês de agosto a empresa aérea Avianca começará a operar na Paraíba com vôos diários para Brasília e conexões com Belo Horizonte, Cuiabá e Campo Grande. A companhia opera em toda a América Latina.

Ricardo destacou ainda que a Paraíba está se preparando para dar um salto no desenvolvimento do turismo e fará isso de forma integrada com outros estados nordestinos e a iniciativa privada. Ele citou como exemplo a Rota 101, rodovia de ligação entre a Paraíba e Pernambuco, que está sendo preparada para o período da copa e para o pós-copa. “Vamos ser o principal corredor viário entre duas sedes da Copa e, aliado à promoção do destino e a capacitação dos profissionais, vamos ter a condição de verificar um crescimento acentuado do turismo”.

Prioridade – Ricardo colocou como prioridade a inauguração no próximo ano do Centro de Convenções de João Pessoa, que está sendo construído com recursos próprios. “Estamos superando uma crise, cuidando do Estado, mas ao mesmo tempo investindo no que é mais estratégico que é o desenvolvimento da cadeia do turismo, que depende de um espaço para atrair grandes eventos na área de negócios, lazer e conhecimento. A partir disso, vamos mudar o perfil do nosso turismo”.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 200 mil no Salão do Turismo, que possui três estandes (institucional, artesanato paraibano e comercial para a realização de rodadas de negócios focados nas áreas do turismo náutico, roteiros integrados Caminhos dos Engenhos e de diversidade sexual). No espaço da Paraíba estão sendo divulgados municípios como João Pessoa, Cabedelo, Conde, Bananeiras, Areia, Campina Grande, Cabaceiras e Sousa.

O governador afirmou que não tem dúvida que o turismo da Paraíba dará certo com a capacidade do Estado dialogar com o setor privado, de atingir metas e pelo grande potencial natural que possui. “Reunimos num só Estado um litoral belíssimo, inscrições rupestres, pegadas de dinossauros, uma rica arquitetura, o maior São João do Mundo. Agora é preciso abrir progressivamente as portas com metodologia, responsabilidade e avançar aumentando a capacidade hoteleira e colocando para a iniciativa privada que não tem como dar errado investir no setor de hotéis na Paraíba”.

Ele ressaltou que os resultados do avanço podem ser observados com a ampliação das linhas aéreas como a Azul, a Avianca, a ampliação da Gol em Campina Grande e a perspectiva da ampliação da Tam. Ele destacou que em agosto ou setembro a movimentação de passageiros no Aeroporto Castro Pinto deve ultrapassar todo o movimento do ano passado. Isso nos colocará em outra categoria de aeroportos com movimentação superior a 1 milhão de passageiros/ano, nos dando maior capacidade de reivindicação e atração de investimentos.

Abertura – O salão foi aberto pelo Ministro do Turismo, Pedro Novais, e contou com a presença de governadores de oito estados brasileiros (PB, RN, BA, PI, RO, TO, ES e AL). O governador Ricardo Coutinho, acompanhado do secretário de Turismo, Renato Feliciano, do secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar, da presidente da PBTur, Ruth Avelino, do secretário executivo de governo, Lúcio Flávio e de prefeitos de vários municípios paraibanos conheceu de perto o estande do artesanato paraibano, onde conversou com as artesãs, o estande institucional e outros setores do salão que contam com apresentação dos principais roteiros do país.

A rendeira Fátima Suelen, de São João do Rio do Peixe, é uma das artesãs paraibanas que está expondo no estande da Paraíba pela segunda vez. Segundo ela, é um espaço importante para divulgar o artesanato paraibano e para fazer novos negócios. “Foi a partir deste evento que fizemos contatos com o estilista Ronaldo Fraga, que lançou uma coleção com a renda renascença produzida na Paraíba. Este ano vou confeccionar peças na área comercial, uma vitrine importantíssima para as rendeiras”.

Cultura – O ponto alto do salão foi a apresentação, no início da tarde, do músico paraibano Amazan, que cantou a Paraíba e encantou centenas de visitantes com um animado show de forró. O Anhambi se transformou num grande arraial, num convite para incluir a Paraíba no roteiro de viagem de pessoas de vários estados.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, ressaltou que a expectativa do Governo do Estado e do Ministério do Turismo é que o salão gere negócios e mais visitas do destino Paraíba para o próximo verão. “Estamos mostrando uma Paraíba como um dos mais promissores destinos do país. 

Essa é a maior estrutura da Paraíba no salão com espaço para vendas e também divulgação do artesanato, graças ao incentivo do governo em parceria com o Sebrae, prefeituras e com o trade turístico. Estamos trabalhando para consolidar o destino Paraíba aproveitando posição geográfica, atrativos naturais com o desafio de crescer de forma sustentável”.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que este salão está voltado para a divulgação do turismo “Sol e Mar”. “Neste aspecto temos um potencial incrível a partir de João Pessoa, passando pelo Conde, Cabedelo, Lucena. Na área comercial estamos vendendo as cidades do Litoral e na institucional estamos divulgando a Paraíba como um todo, do Litoral ao Sertão”.

Secom