domingo, 31 de julho de 2011

Ex-feiticeiro afirma que fez pacto com o diabo para Xuxa brilhar na vida


Hoje, pastor Francisco, ex-feiticeiro afirmou num programa de TV da cidade de Juazeiro do Norte/CE, que mediou pacto com satanás para a apresentadora Maria da Graça “Xuxa” Meneghel. 

Gaúcha de Santa Maria/RS, Xuxa é acusada pelo ex-traficante, ex-homossexual e atualmente convertido “Tio Chico” como era conhecido no mundo satânico esclareceu que o mundo de glórias em vive a apresentadora não passa de aparências, pois o dia do juízo final estar se aproximando.

Diversos relatos são encontrados facilmente no mundo virtual sobre o suposto envolvimento com a “Rainha dos Baixinhos”, e bruxos Brasil afora.


Da redação

Prefeitura fecha canteiros centrais na Avenida Comandante Vital Rolim


Prefeitura fecha canteiros centrais na Avenida Comandante Vital Rolim
Com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, a Sctrans, juntamente com a secretaria de Planejamento proibirá conversão à esquerda, bem como retorno em alguns cruzamentos da Avenida Comandante Vital Rolim Os veículos que vem da Avenida Padre Rolim entrando na Comandante Vital Rolim, por exemplo, não podem mais fazer a curva à esquerda para entrar em algumas Leia mais...

Futurologia; programa de rádio tenta adivinhar quem comandará o PSB de Cajazeiras


Futurologia; programa de rádio tenta adivinhar quem comandará o PSB de Cajazeiras
Enquete realizada por uma emissora de rádio de Cajazeiras, neste domingo (31), perguntou aos ouvintes quem comandará o PSB na terra do Padre Rolim e, as respostas foram as mais inusitadas possíveis. Com a ausência de uma das pessoas citadas na referida enquete, no encontro do último sábado (30), que foi realizado na Câmara Municipal, Dra. Denise informou que estava Leia mais...

Lideranças comunitárias se filiam ao PPL e lançam pré-candidaturas a vereadores


O líder comunitário Francisco Neto Damascena, conhecido por “Neto da Vila Nova” e a presidente da Associação Comunitária de Moradores do Bairro Cristo Rei – Maria Elinoelza Cavalcante de Lima “Elinoelza Lima”, ambos com bastante serviço prestado ás suas comunidades de atuação lançaram suas pré-candidaturas pelo Partido Pátria Livre em Cajazeiras, para ás eleições 2012.

O ex-diretor da Cadeia Pública de Cajazeiras, João Soares da Silva, conhecido pelos amigos por “João do Pulo” com atuação nas comunidades adjacentes do Bairro Capoeiras, também será mais um soldado do referido partido que marchará independente. 

Severino Alves Cartaxo, o “Nego do Jardineiro” é um filiado do PPL que já se lançou pré-candidato pela legenda Pátria Livre, “Nego do Jardineiro” contará com a ajuda doso amigos e desportistas na Zona Rural e Zona Norte de Cajazeiras para alcançar seu objetivo. 

O jovem estudante de direito Antonio Taboza Rodrigues Neto, o “Taboza”, se incorpora ao PPL para levar seu vigor e ideais frente á juventude cajazeirense. Ele é morador e atua como membro da Associação de Moradores do Bairro Alto da Bela Vista, o mesmo conta com o apoio de Fátima de Tico, uma liderança muito conhecida naquela comunidade.

José Herilberto de Sousa é protético dentário, militante político, residente no Bairro Por do Sol, se manifestou ingressar no PPL e se lançar pré-candidato a vereador no próximo ano.

Maria Aparecida Ramos de Sousa, conhecida pelos amigos por “Cidinha do Mariz” ou “Cida Pé no Chão” vem somar-se aos militantes do PPL na Terra do Padre Rolim para encampar uma verdadeira luta contra a desigualdade social que assola a cidade de Cajazeiras.

Da redação

Secretário “cacimbão” engole corda e diz que irá retirar torres de antenas do Cristo


O secretário de Infra-Estrutura de Cajazeiras, o Senhor Kleber Gonçalves Lima, que é suplente de vereador pelo (PSDB), tem afirmado nos últimos dias que irá realizar sua obra do século, a retirada das torres de sustentação das antenas de retransmissoras e repetidoras de TV’s, sinais de retransmissão de celular, internet e rádio do morro do Cristo Redentor localizado no Monte Patamuté aqui em Cajazeiras.

Na afirmativa de recuperar a imagem do Cristo, o referido secretário poderá causar com o auxilio também secretário de Planejamento – Gonzaga Delfino, um verdadeiro apagão de sinais de radiodifusão no município de Cajazeiras com a retirada das torres e conseqüentemente ás antenas.

A nossa reportagem foi ao Cristo e indagou uma moradora sobre a retirada das torres e trouxe; “Esse secretário tinha que procurar melhorar a vida das pessoas que moram aqui e, não prejudicar. Ele sabe dos problemas que nós enfrentamos aqui no Cristo, venha calçar as vielas do Cristo secretário, instalar rede de esgoto que corre a céu aberto trazendo doenças ás nossas crianças, agora se preocupar com as antenas... Tenha paciência secretário “cacimbão”, afirmava uma moradora antiga, que completou; “Ano que vem ele vai subir o morro de novo pra pedir votos, ai ele vai vê o voto!”

Questionada sobre chamá-lo de “cacimbão” a anciã revelou que ele aprendeu fazer bem foi engolir corda.


Da redação

sábado, 30 de julho de 2011

Estado abre campanha de aleitamento materno nesta segunda-feira (1º de agosto)


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza a partir desta segunda-feira (1) a versão estadual da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento, que continua até o domingo (7), tem como tema “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”. 

A abertura solene será nesta segunda-feira, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), em João Pessoa, a partir das 9h, onde haverá um momento de discussão sobre aleitamento materno no Estado.

O tema da campanha deste ano parte do compromisso e da mobilização intergeracional proposta pelos jovens de todo o mundo com o tema da comunicação. O slogan proposto busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

As diferentes vias de comunicação devem ser utilizadas para dar informações essenciais sobre a prática e a importância do aleitamento natural e sobre os riscos dos leites artificiais e uso de chupetas e mamadeiras nos primeiros anos de vida.

“Esse marketing social é importante para aumentar os índices de aleitamento materno no país e reduzir a desnutrição infantil, a morbidade, principalmente por infecções gastrintestinais, a mortalidade infantil, garantindo mais saúde e melhor qualidade de vida para as crianças” destacou a Diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro.

Homenagens e novos bancos – Durante o evento, 20 mães que são doadoras de leite serão homenageadas. O evento contará com a presença da primeira dama, Pâmela Bório, que será homenageada como madrinha da amamentação do Estado da Paraíba. Durante a semana serão inaugurados quatro bancos de leite nas cidades de Itabaiana, Bonito de Santa Fé, Solânea e Santa Luzia.

Mobilização mundial – A Semana Mundial de Aleitamento Materno (Sman) acontece anualmente em agosto, em cerca de 120 países. “É uma mobilização que ocorre mundialmente para promoção e divulgação do aleitamento materno”, explica Thaise Ribeiro.

Na Paraíba, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, que funciona na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, foi certificado pelo Ministério da Saúde como o Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano. Atualmente, o Estado conta com seis bancos de leite e 11 postos de coleta, além de 200 doadoras que fornecem, em média, 300 litros por mês.

A rede estadual pretende aumentar em 300% esse número para atender a demanda dos bebês da UTI neonatal do estado, bem como dos bebês que não podem sugar diretamente o leite no peito.

O Banco de Leite Humano é um serviço especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do leite excedente produzido pela mãe doadora, seu processamento, controle de qualidade e distribuição.

A campanha objetiva divulgar em todo o mundo, amplamente as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural. “Desse modo, as mães podem ser ajudadas e aconselhadas, desfazendo mitos, prevenindo e ou tratando as complicações que podem prejudicar a amamentação, e, sobretudo, contribuindo para aumentar a autoconfiança das mães, condição básica para o sucesso da amamentação”, destacou Thaise Ribeiro.

Alimento completo – O leite materno é completo, então até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. A mãe pode continuar amamentando até 2 anos ou mais.

O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.     O leite humano reúne mais de 250 substâncias diferentes, e sua composição é determinada no sentido de oferecer energia e nutrientes, necessários ao desenvolvimento físico, intelectual e emocional durante um dos períodos mais importantes da vida.

A amamentação é de extrema importância, já que é uma forma acessível, já que toda mulher é capaz de amamentar e o leite é eficaz para redução da mortalidade infantil, que é uma das prioridades do Governo do Estado.

A diretora do Centro, Thaise Ribeiro, orienta que a população pode contribuir e apoiar a causa, divulgando a importância da amamentação através de mídias sociais. “Muita mulheres que têm leite em excesso acabam desperdiçando o alimento, por não conhecerem a existência do banco de leite humano”, destacou.

Além da campanha, a Secretaria de Saúde do Estado está com atividades de divulgação na mídia sobre aleitamento e a necessidade de doação do leite materno.

As mulheres que podem doar são aquelas que estão amamentando seus filhos e que apresentam excesso de leite. Além disso, devem estar saudáveis. As mães interessadas em doar o leite materno, devem entrar em contato com a equipe do banco de leite pelo telefone 3215-6047. A equipe vai até a casa da mãe interessada em doar, oferece orientações e o material necessário para a coleta (vidros, tocas, luvas e máscara), além de se responsabilizar pela coleta semanal do leite.

Thaise Ribeiro faz um apelo para que as pessoas doem também potes de vidro com tampa de plástica rosqueável, pois estes servirão para pasteurizar o leite de forma segura e que só este tipo de recipiente pode ser esterilizado e reutilizado. Os potes podem ser entregues no banco de leite que fica em Cruz das Armas, localizado por trás da Maternidade Frei Damião.

Programação

01/08/2011 – segunda-feira
9h – Abertura da 20ª Semana Mundial de aleitamento materno
Local: Auditório do Cefor (Centro Formador de Recursos Humanos)
- Apresentação do Coral da Unigente
- Homenagem às mães doadoras
- Homenagem a Pâmela Bório – madrinha do evento
11:00 – Coffee- brake
14:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano do Hospital Regional de Itabaiana – PB

02/08/2011 – terça-feira
07:00 – Café da manhã – Local: Praça da Paz – Bancários
09:00 – Exposição sobre os Efeitos Epigenéticos e os compononetes nutricionais do Leite Humano – Palestrante: Dra Tatiane Santi Gadelha (Profa da UFPB); Exposição sobre Manejo Clínico da Lactação e Bancos de leite Humano – Palestrante: Dra Thaíse Clara Soares Ribeiro
14:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano no Hospital dr. Francisco Assis de Freitas unidade mista. Solânea-PB

03/08/2011 – quarta-feira
Local: Auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR)
08:00 – 12:00 – Encontro com os Avaliadores dos Hospitais Amigos da Criança.
14:00 – 18:00 – Encontro dos Gestores dos Hospitais Amigos da Criança.
14:00 – Inauguração do entreposto de coleta de leite humano no município de Bonito de Santa Fé – PB

04/08/2011 – quinta-feira
Local: Hospital e Maternidade Sinha Carneiro – Santa Luzia-PB
10:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano do Hospital e Maternidade Sinha Carneiro.

05/08/2011 – sexta-Feira
Local: Maternidade Dr. Peregrino Filho – Patos-PB
08:00 – Capacitação das equipes da Rede BLHPB de Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Luzia em Manejo Clínico da Lactação. Palestrante: Dra Thaíse Clara Soares Ribeiro
12:00 – Almoço
14:00 – Treinamento das equipes da Rede Banco de Leite Humano da Paraíba (BLHPB) de Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Luzia em Processamento e Controle de Qualidade – Palestrante: Dr. José Ubirajara Vieira Lacerda
16:00 – Encerramento

06 e 07/08/2011 – sábado e domingo
Atividades de conscientização e sensibilização nos Hospitais Amigos da Criança e da Rede BLHPB sobre a importância do aleitamento materno.


Secom

Defesa Civil distribui cestas básicas com famílias desalojadas pela chuva

O Governo do Estado, através da Defesa Civil e em parceria com prefeituras municipais, mantém o cronograma de distribuição de cestas básicas disponibilizadas pelo Ministério da Integração Nacional para atender as famílias afetadas pelas chuvas que caíram com grande intensidade na Paraíba.

As cestas básicas, com 24,3 quilos cada uma e contendo feijão, arroz, macarrão, biscoito, óleo, fubá, margarina, entre outros produtos de primeira necessidade, começaram a ser entregues na quarta-feira (27). Somente em dois dias – sexta e sábado – 573 cestas foram distribuídas com famílias das cidades de Pilar, Pocinhos e Ingá.

A distribuição de cestas básicas faz parte de um programa emergencial do Governo do Estado para atender as famílias afetadas pelas chuvas que provocaram danos e afetaram pontes, estradas, barragens e, principalmente, centenas de moradias.

O governador Ricardo Coutinho conseguiu junto ao Governo Federal a liberação de 243 toneladas de alimentos que estavam estocadas na Companhia Nacional de Alimentos – Conab, em Fortaleza (CE).

Para Joselma Cabral de Miranda, de 29 anos e residente numa comunidade rural de Pilar, a cesta chega em boa hora. Ela disse que perdeu muita coisa e com os produtos pode alimentar seus filhos.

A prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges, considera importante a atuação do Governo Estadual no atendimento aos municípios afetados pelas chuvas sem se preocupar com a ‘cor partidária’. “No momento de socorro o governador atendeu as nossas reivindicações, porque a Prefeitura não tem condições de atender todas essas famílias”, acrescentou.

Virgínia disse que na próxima semana vai procurar o governador Ricardo Coutinho para encontrar uma solução em relação à paralisação das aulas porque o colégio estadual está ocupado por famílias que perderam suas moradias. Quatro comunidades de Pilar ainda estão praticamente isoladas, disse a prefeita.

Ela também elogiou a presteza do Corpo de Bombeiros no resgate de famílias que ficaram isoladas.

Em Pocinhos, 155 famílias receberam cestas básicas. A distribuição aconteceu na Escola Municipal Padre Galvão, sob a coordenação do gerente de apoio logístico da Defesa Civil estadual, George Saboia. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda municipal participaram da operação. Trinta e oito casas foram e as famílias estão alojadas em prédios públicos com o apoio da Prefeitura Municipal.

Neste sábado (30) a equipe da Defesa Civil fez a distribuição de 91 cestas na cidade de Ingá, que ficou isolada por conta da destruição de uma ponte. Já foram distribuídas cestas básicas em Salgado de São Félix (196), Mulungu (338), Mari (33), São Joé dos Ramos (53), Caaporã (53), Sobrado (54), Rio Tinto (220), São Sebastião de Lagoa de Roça (13) e Lagoa Seca (51). Outras cidades estão sendo programadas para a distribuição de cestas básicas com famílias afetadas pelas chuvas.

Secom

Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Cajazeiras promove “Manhã Recreativa” para jovens


O Projovem Adolescente da cidade de Cajazeiras  promoveu uma manhã recreativa na Associação de Cabos e Soldados, na manhã de ontem, sexta-feira (29),  para cerca  (360) jovens que freqüenta o referido programa em vários núcleos espalhados pela cidade.

O projovem é um programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, (Projovem Adolescente) tem como foco principal o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

São oferecidos oficinas de teatro, dança, artesanato, Capoeira e esportes. Para o coordenador Ricardo Lacerda esse programa é fundamenta, pois afastar os adolescentes do mundo do crime e das drogas que a cidade de Cajazeiras é referência para todo Brasil  graças ao empenho do prefeito Carlos Rafael e do secretário de Promoção Social  - Jucinério Felix destacou Ricardo Lacerda.

Ascom