terça-feira, 12 de julho de 2022

HUJB: Hepatites virais atingem o fígado e podem provocar câncer

O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/MEC) promove a campanha “Julho Amarelo” que visa alertar sobre as hepatites virais que se constituem em uma infecção causada principalmente pelos vírus A, B e C que atinge o fígado podendo causar cirrose, câncer e doenças crônicas no órgão.

Os principais sintomas da hepatite viral são:  febre; fraqueza; mal-estar; dor abdominal; enjoo/náuseas; vômitos; perda de apetite; urina escura (cor de café).

Entre as medidas de prevenção estão: uso de preservativos; higiene básica adequada; não compartilhar agulhas e objetos cortantes e tomar as vacinas necessárias.

É importante lembrar que o HUJB-UFCG possui a especialidade de Infectologia que diagnostica diversas patologias como: doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase, tuberculose e outras infecções, inclusive as hepatites virais.

Para ser atendido, o usuário deve realizar a primeira consulta com médico da sua unidade de saúde e após isso pedir encaminhamento por meio da Central de Marcação e Regulação do município de Cajazeiras ou Secretaria Municipal se for de outro município.

Tal condição clínica tem controle ou cura, a depender do tipo, mas também pode levar à morte caso não seja tratada.


Assessoria