terça-feira, 12 de julho de 2022

Como superar erros do passado do parceiro?

Como lidar com o passado desconhecido do outro

Denominado como “ciúme retroativo”, condiz com o fato do parceiro se sentir constantemente incomodado pelo passado amoroso ou sexual do seu parceiro. Infelizmente, por conta da naturalização do ciúmes, as pessoas passaram a não enxergar esses fatores como algo negativo, mas como um sinônimo do amor.

Porém, essa emoção é negativa, uma vez que possui suas origens advindas da insegurança e da baixa autoestima. Uma vez que manifestadas, essas são nutridas pela desconfiança e pelo medo. 

Como a nossa imaginação costuma ser um ambiente muito fértil, começamos a imaginar fatos sobre o passado do companheiro, e tomar essas ilusões como verdades, e alimentos para a nossa insegurança. Como se o parceiro tivesse possuído uma vida passada de perfeição, que somente existe na nossa cabeça. 

Entretanto, existe um momento em que a crença nessas inverdades se tornam tão grande que acabam por impactar o relacionamento, na vida real. A obsessão por esses detalhes do antigo relacionamento acaba por desgastar o cotidiano do casal. 

O pior é que, por mais que o companheiro seja honesto e responda às perguntas direcionadas à ele, o ciumento não acredita, pois a história uma vez inventada na cabeça dele já faz muito mais sentido neste momento. 

Em casos mais graves, onde há um descontrole total desta situação, isso tende a desencadear relacionamentos abusivos. Não pela falta de amor, mas pelo excesso de toxicidade. E esse ciúmes intenso pode vir a ser gatilho para fatores como agressividade. 

Independente da natureza do relacionamento, ciúmes e inseguranças não fazem bem. Pode ser se tratando de uma amizade, de um namorado, de um sugar daddy privacy, ou até mesmo de um marido. Por isso, é importante estar atento e vigilante a esses sentimentos. Uma vez que surgirem, é necessário encontrar a sua origem e entender o porquê do sentimento.

Ascom