sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Utilidade Pública: comunicado sobre o Pronto Atendimento do HUJB de Cajazeiras

O Hospital Universitário Júlio Bandeira/UFCG - EBSERH vem esclarecer sobre a situação ocorrida no Pronto Atendimento (PA) e divulgada ontem (04/11/2021) nas redes sociais. A médica de plantão estava atendendo tanto às crianças internadas e às de pronto atendimento, quanto à demanda espontânea. 

Houve prioridade para os casos de urgência e emergência conforme Classificação de Risco adotada em todas as unidades hospitalares com serviço de pronto atendimento. A situação relatada foi classificada como “azul”, protocolada como não urgente. 

Os atendimentos classificados como “verde” e “azul” também podem ser realizados de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde dos respectivos Municípios. Saliente-se que em caso de crianças que estejam apresentando sintomas respiratórios sugestivos de infecção por Coronavírus, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Referência de Covid-19 de Cajazeiras, localizado na rua Maria José de Lima,s/n. Bairro dos Remédios. Funcionando das 7h às 11h/13h às 17h, todos os dias da semana. 

Ressaltamos que em nenhum momento houve recusa de Assistência Médica e que o grau de prioridade é em função do quadro clínico apresentado e não pela ordem de chegada. 

A Classificação de Risco é realizada pela equipe de Enfermagem que, através de um sistema de cores, indica a prioridade do atendimento médico. 

1. A cor vermelha indica emergência; 

2. A cor amarela indica urgência e o atendimento ocorre em até 60 minutos; 

3. A cor laranja: 10 minutos 

4. A cor verde é pouco urgente e será assistido em até 2 horas 

5. A cor azul em até 4 horas. Este sistema de prioridade é realizado conforme abaixo. 

Fonte da imagem: Protocolo de Manchester/ Site CFAB 

Os eventuais excessos constatados em relação ao tempo de espera do atendimento são sempre analisados pela gestão e eventuais falhas são apuradas para que sejam evitadas reiterações com a mesma característica. 

Ressaltamos que orientamos a todos os nossos usuários que se utilizem do Serviço de Ouvidoria para registrar ocorrências. 

(Telefone (83)3532-4781; whatsapp (83)99901-1504; e-mail: ouvidoria.hujb@ebserh.gov.br e pela plataforma https://falabr.cgu.gov.br/ e através das caixas de coletas localizadas na recepção e enfermarias no HUJB). 

O Colegiado Executivo do HUJB se coloca à disposição da população e nossa Assessoria de Comunicação para possíveis esclarecimentos.


Assessoria de Imprensa - HUJB