A ação tem o objetivo de conscientização sobre o câncer de próstata
O Comitê de Humanização do HUJB-UFCG/Ebserh "vestiu a camisa" literalmente e seus membros fizeram campanhas educativas ao longo de dias nas salas de espera e nos corredores da instituição hospitalar, abordando sobre a importância do homem fazer o check-up regular, os exames de sangue, inclusive o de toque.
A presidente do Comitê e pedagoga hospitalar, Idelane da Silva, ressalta a importância da ação pedagógica nos setores do hospital e de campanhas permanentes junto aos pacientes "A pedagogia visa alertar aos pacientes em geral a cuidar da sua saúde, em especial, ao homem, que por meio do conhecimento dos fatores de risco, de como se prevenir e quem procurar para se tratar, caso perceba alguma anormalidade. Durante os últimos dias no Novembro Azul, (nós) do Comitê ressaltamos nas diversas palestras que a partir dos 50 anos, o homem deve procurar o médico e se for de etnia negra, a idade cai para os 45 anos, ainda mais se já tiver casos na família".
Idelane acrescentou ainda que o seu trabalho como pedagoga também sensibiliza a população masculina a não ter preconceito e que deve fazer o exame de toque retal, indolor, dura entre 7 e 10 segundos e é realizado por um médico especialista, que pode detectar sinais do câncer de próstata e assim o tratar.
Segundo o site do Ministério da Saúde, entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:
– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
E, ainda:
Exame da próstata: Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Fazer check-up regular: Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias o urologista deve ser consultado.
Cuidar da saúde mental: Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.
O HUJB possui serviços de urologia que tratam as seguintes patologias: incontinência urinária, impotência sexual, ejaculação precoce, infecção urinária de repetição, hidronefroses A/E, massas e cistos renais, cálculos renais sintomáticos e outras. A instituição possui ainda ambulatório para consultas de planejamento familiar (vasectomias).
A consulta deve ser agendada e autorizada por meio da Central de Marcação e Regulação (CMR) de Cajazeiras, necessitando, para tal, de encaminhamento médico prévio. Depois de autorizado pelo CMR, o usuário deve se dirigir ao HUJB-UFCG na data e horário agendados, portando a guia de autorização do CMR de Cajazeiras, documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria