O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, também participou do evento junto com o diretor da entidade, Neto Siqueira. Para ele, esse foi um encontro importante para o conhecimento de desafios, novos ou velhos, mas sempre presentes no universo canavieiro, assim como a troca de experiências que é o grande impulsionador da cultura agrícola de cana-de-açúcar. “Muitos problemas nós conseguimos eliminar com bons produtos, água e a troca de experiências. O que foi feito em um lugar, muitas vezes é o que pode nos ajudar para a solução de um problema nosso. Quando nos reunimos, é isso que acontece. Além das soluções em tecnologia para aumento de produtividade, ouvimos as experiências e isso nos ajuda a melhorar cada vez mais”, explicou o dirigente, elogiando a iniciativa da Tabu.
O evento, que teve a parceria da Terra Tecnologia Agrícola e Ubyfol, foi estruturado em três palestras. A primeira palestra foi a de Luiz Sales, diretor operacional da Destilaria. Ele mostrou como recuperou os campos da Tabu e hoje consegue uma produtividade acima de 140 toneladas por hectare. “Fizemos uma área experimental que teve êxito. Acertei muito neste negócio e neste evento quis divulgar para as pessoas esse resultado, levando o máximo de informações para todos”, disse Luiz Sales, frisando a necessidade de se investir em inovação, novas tecnologias para neutralizar a maior parte das condições climáticas do Nordeste que geram os grandes desafios como as secas cíclicas e as condições de relevo e solo. Ainda segundo ele, a experiência, aliada a teimosia foram preponderantes para ele decidir investir nesta área experimental.
Depois o professor Dr. Emídio Cantídio fez sua apresentação e destacou a importância de encontros técnicos como o Dia de Campo, além de reverenciar uso da ciência como fator fundamental de sucesso nos baixos úmidos da Tabu. “Quando o setor técnico se junta à troca de experiência no campo as experiências exitosas se multiplicam. Diferentes pessoas pensam, somam e a coisa acontece”, afirmou o professor. A última apresentação foi de Danilo Ferreira, gerente regional da Ubyfol, que retratou a experiência com seus produtos na nutrição e proteção de plantas em diferentes ambientes de produção na Tabu. Após as apresentações todos os convidados se dirigiram à Casa Grande da fazenda para um almoço de confraternização.
Também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Barbosa, o coordenador da Ridesa em Pernambuco, Djalma Euzébio, o vice-presidente da COAF, Paulo Germano, que representou Alexandre Lima (Feplana); representantes do Grupo EQM, Paulo Julio, diretor comercial do Grupo EQM, e Jorge Dutra, gerente agrícola da usina Cucaú, localizada em Rio Formoso, Zona da Mata Sul de Pernambuco, além de representantes do poder público da região e produtores canavieiros da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Um outro detalhe
interessante do evento foi a preocupação e cuidado da Tabu com todos os
participantes que ao chegarem para o Dia de Campo recebiam um kit contendo uma
máscara, um recipiente individual com álcool 70, um boné e ainda um protetor
solar. Outro ponto que chamou atenção foi uma homenagem feita em memória do
ex-coordenador de produção agrícola da Tabu, José Bonifácio Andrade Filho, que
foi vítima da Covid. “Com esse minuto de silêncio, reverenciamos a memória do
nosso colaborador e também de todas as vítimas da Covid no Brasil e no Mundo”,
explicou a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Tabu, Ticiana Moura que foi
quem deu as boas-vindas aos participantes em nome dos acionistas da Destilaria.
Assessoria de Imprensa