quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Novos internos do Curso de Medicina da UFCG são recebidos no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello

Na última terça-feira (23/11/2021), o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recepcionou os novos internos do curso de Medicina da UFCG.

Os alunos foram recebidos pela Gerência de Ensino e Pesquisa, em que a Chefe do Setor de Gestão de Ensino do HUJB-UFCG/Ebserh, Thaise de Abreu Brasileiro, em um diálogo com os mesmos, explanou sobre diversos assuntos como: cronograma de atividades, manual do discente, normas, rotinas de serviço e outras informações.

O internato hospitalar corresponde a um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em Medicina. Nele, o acadêmico tem a supervisão direta de um médico responsável pelo serviço, além de ser acompanhado por médicos residentes. Proporciona o aprimoramento e o acúmulo de experiência para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. No HUJB-UFCG/Ebserh, os estudantes atuarão na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Também presente à sessão de acolhimento, o gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB, Dr. Francisco José Gonçalves Figueiredo, destacou a importância do internato para graduação em Medicina.

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Assessoria