quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Novembro azul reforça prevenção contra o câncer de próstata

A campanha "Novembro Azul" é responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens. Surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos quarenta e cinco anos de idade. 

O Hospital Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) possui serviços de urologia que tratam as seguintes patologias: incontinência urinária, impotência sexual, ejaculação precoce, infecção urinária de repetição, hidronefroses A/E, massas e cistos renais, cálculos renais sintomáticos ou centímetro ou de repetição e outras. A instituição possui ainda ambulatório para consultas de planejamento familiar (vasectomias ou orientações). 


Assessoria de Imprensa