“A REALIDADE CRÍTICA DAS MATRÍCULAS NO
ENSINO FUNDAMENTAL EM CAJAZEIRAS AO LONGO DO TEMPO”.
Ano 2006, matriculados 8.838 cidadãos/alunos
Ano 2007, matriculados 7.275 alunos/as
Ano 2008, matriculados 6.550 educandos
Ano 2009, matriculados 6.948 cidadãos
Ano 2010, matriculados 6.742 estudantes
Ano 2011, matriculados 6.485 crianças e
adolescentes
Ano 2012, matriculados 6.064 alunos
Ano 2013, matriculados 6.665 alunos
Ano 2014, matriculados 5.783 adolescentes e
crianças
Ano 2015, matriculados 5.715 jovens
estudantes
Ano 2016, matriculados 5.491 alunos
buscando o conhecimento.
Por outro lado, está em evidência desde o
dia 15 de junho de 2015, após aprovação por treze vereadores do parlamento
municipal, Casa Otacílo Jurema e em seguida sancionado pela atual prefeita, o
nosso Plano Municipal de Educação com validade até o ano 2025. Nele consta que
até aquela data, éramos 437 professoras e professores. Pois bem, se dividirmos
pelo número de alunos matriculados até então, teremos 12,56 alunos/as para cada
trabalhador em educação. Situação crítica para o próximo ano letivo que se
aproxima.
Portanto, você que trabalha com Educação
Infantil, Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial,
Educação do Campo e Creche, fique atento para não perder essa importante
matéria - prima que são seus alunos/as. Caso contrário, o poder público poderá
colocá-lo na situação implícita no artigo 41 parágrafo 3º da CF/88!
Igualmente, não é de hoje, que o sindicato
alerta o poder público municipal, no sentido de se empenhar cada vem mais,
buscando inovar para poder atrair alunos/as, que ao invés de estar matriculados
no Sistema Municipal de Ensino, optam ou são forçados a fazerem suas matriculas
nas escolas da rede estadual e até mesmo nas particulares, por falta de
atrativos no ensino público municipal. Isto é, escolas que sua estrutura se
choca com normas estabelecidas na ABNT - Associação Brasileira de Normas e
Técnicas. Exemplos: Em qualquer lugar se coloca os livros para pesquisa e
apelidam de Biblioteca. Em várias escolas não há pelos menos um metro e vinte
centímetro quadrado para cada aluno em sala de aula. De todo jeito se constrói
a cantina escolar, em alguns casos - ficam impossíveis quatro funcionárias,
transitar no espaço denominado de cantina. Não existe um local adequado para
servir a merenda aos educandos na hora do recreio, um refeitório. Não há na
maioria das unidades de ensino um lugar adequado para as aulas práticas de
educação física e prática esportiva. Tem escola que na sala dos professores não
há espaço para uma reunião com meia dúzia de profissionais, sentados
adequadamente. O fardamento escolar só
chega às escolas no mês de agosto de cada ano, fato repetido por vários
gestores. Diante dessa problemática o sindicato pergunta. Em que área do
município de Cajazeiras, foram edificadas as escolas modelo?
Salienta o SINFUMC, que há no quadro do
magistério quase 80% por cento de professoras e professores com Pós-Graduação,
nas diversas áreas do saber científico.
Cajazeiras/PB, 15 de Novembro de 2016.