quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Laudo aponta lesão corporal grave em amputação de dedo de criança na Maternidade de Patos

O Instituto Médico Legal da Paraíba, IML, concluiu o laudo do caso do bebê que teve o dedo amputado na Maternidade Peregrino Filho, em Patos.
A criança nasceu prematuramente no mês de agosto e o dedo teria necrosado por um erro na aplicação de soro quando o bebê ainda estava na incubadora.
Em depoimento a polícia, os pais da criança relataram que apesar de ter nascido, a criança não tinha problemas de formação. Incubado, o bebê precisou tomar soro na veia da mão esquerda até receber alta.
O documento produzido pelo IML, apontou lesão corporal grave e lesão corporal gravíssima.
Segundo o delegado que acompanha o caso Sylvio Rabelo, essa é a parte final do inquérito de investigação. O depoimento dos médicos indicará se houve indício de erro médico, no caso de lesão corporal culposa por imperícia, ou lesão corporal culposa, por dolo eventual.
Familiares da criança e profissionais da Maternidade já foram ouvidos pela polícia. O inquérito ainda vai apurar como foi a conduta dos profissionais no atendimento do recém-nascido.
A reportagem do maispatos.com tentou contato com a assessoria da Maternidade Peregrino Filho, mas foi informada de que a unidade hospitalar ainda não teve acesso ao laudo e só deverá se manifestar após receber o documento.
Ainda de acordo com o delegado, ainda esta semana os depoimentos da equipe médica que atendeu o bebê serão tomados.

maispatos.com

PSCT 2017: IFPB divulga lista final de inscritos

Quem ingressou com recursos, pode conferir os novos arquivos disponibilizados pela Compec, após a análise. O resultado preliminar, depois de analisarem as notas, será divulgado em 13 de dezembro.

A Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec) divulgou, após as análises de recursos impetrados pelos candidatos, as listas finais de inscritos no Processo Seletivo de Cursos Técnicos (PSCT 2017) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O PSCT teve quase 23 mil inscritos. A lista continua dividida por campus e os candidatos concorrentes em cotas estão identificados.

O resultado preliminar, após a análise das notas, será publicado em 13 de dezembro. Ainda podem ser interpostos recursos nos dias 14 e 15 de dezembro. A lista dos selecionados para as vagas sai no dia 21 de dezembro.
No Ensino Médio Integrado ao Técnico, são ofertadas 2.095 vagas. No curso técnico subsequente, para quem terminou o ensino médio, são 1.212 vagas. No total, são 3.307 vagas distribuídas em 17 unidades do IFPB. Esse ano, nenhum candidato precisou pagar a inscrição.
A seleção ocorre nos campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Picuí, Princesa Isabel, Santa Rita, Sousa, Monteiro, Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Patos.
Os cursos ofertados são: Guia de Turismo, Multimídia, Química, Segurança do Trabalho, Cuidados de Idosos, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Transporte Aquaviário, Pesca, Informática, Eletromecânica, Mineração, Petróleo e Gás, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Edificações, Instrumento Musical, Controle Ambiental, Geologia, Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Agroindústria.
Metade das vagas é destinada para Egressos de Escolas Públicas, e dentre esses 50% é para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, tendo cota ainda para negros, pardos e indígenas. Também há reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Nesse PSCT 2017, a seleção foi diferente. Para as vagas do Ensino Médio Integrado ao Técnico, os aprovados serão escolhidos conforme a média em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia no 6º, 7º e 8º ano do Fundamental. Para o Subsequente, a seleção é pela média em Língua Portuguesa e Matemática no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou nota do Enem nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Por Ana Carolina Abiahy  (Ascom- IFPB)

Juíza determina novo bloqueio das contas da Prefeitura de Cajazeiras para pagamento do mês de dezembro de 2008

A juíza da 4ª Vara, da Comarca de Cajazeiras, Dra. Silse Maria da Nóbrega Torres, determinou mais um “sequestro” de verbas públicas da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, desta feita, para pagamento do mês de dezembro, do ano de 2008, não pagos pelo ex-prefeito Carlos Antônio Araújo de Oliveira.

Na primeira decisão, a magistrada havia julgado apenas o processo correspondente ao mês de novembro daquele ano, sendo que a edilidade já recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

A decisão desta quarta-feira (30), também já foi comunicada ao gerente do Banco do Brasil, para que o mesmo efetue o devido bloqueio das contas.


Da redação

Com blog do furão

Prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir anuncia secretariado no próximo sábado (03)

O prefeito eleito do Município de Cajazeiras, José Aldemir (PP), anunciará no próximo sábado (03), os nomes que comporão o primeiro e segundo escalão do seu secretariado.

A Posse - 
A juíza Drª. Adriana Lins, da 42ª Zona Eleitoral, que compreende as cidades de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Bom Jesus informou que a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos na região nas últimas eleições ocorrerá no próximo dia (16) de dezembro, em local ainda não divulgado.

No município de Cajazeiras serão diplomados o prefeito José Aldemir, o vice-prefeito Marcos Riacho do Meio e os 15 vereadores eleitos. Após a diplomação na justiça eleitoral, será realizada uma missa de ação de graças. 

Em seguida, será realizada um Sessão Solene de posse da nova mesa da Câmara Municipal de Cajazeiras, seguida da transmissão do cargo para o novo Chefe do Executivo.


Assessoria

Bancada paraibana é unânime em favor da PEC do teto de gastos no Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, foi aprovada em primeiro turno na madrugada desta quarta-feira (30). A bancada paraibana, composta pelos senadores José Maranhão (PMDB), Raimundo Lira (PMDB), e Deca (PSDB), votou a favor da proposta, que ainda passará pelo segundo turno no dia 13 de dezembro.
Os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da PEC, com isso foi mantido o texto aprovado na Câmara no primeiro turno de votação no Senado.Foram apresentados três destaques para votação em separado. Um deles propunha retirar a saúde e a educação do teto de gastos. Assim, o limite de gastos para os próximos 20 anos valeria para todas as outras áreas, exceto para essas duas.
O segundo destaque previa que, após aprovada, a PEC deveria passar por referendo. Os senadores de oposição queriam que a população pudesse opinar se concorda com a proposta de impor o limite de gastos públicos equivalente ao valor do ano anterior corrigido pela inflação.
O último destaque propunha que os juros da dívida pública também estivessem incluídos no teto, de modo que o gasto do governo com isso também tivesse que obedecer ao limite. Os três destaques foram rejeitados.
Confira como votou cada senador:
VOTARAM A FAVOR:
PMDB (16)
Dário Berger (SC)
Edison Lobão (MA)
Eduardo Braga (AM)
Eunício Oliveira (CE)
Garibadi Alves Filho (RN)
Hélio José (DF)
Jader Barbalho (PA)
João Alberto (MA)
José Maranhão (PB)
Marta Suplicy (SP)
Raimundo Lira (PB)
Romero Jucá (RR)
Rose de Freitas (ES)
Simone Tebet (MS)
Valdir Raupp (RO)
Waldemir Moka (MS)
PSDB (12)
Aécio Neves (MG)
Aloysio Nunes (SP)
Antonio Anastasia (MG)
Ataídes Oliveira (TO)
Dalírio Beber (SC)
Deca (PB)
Flexa Ribeiro (PA)
José Anibal (SP)
Paulo Bauer (SC)
Pinto Itamaraty (MA)
Ricardo Ferraço (ES)
Tasso Jereissati (CE)
PP (7)
Ana Amélia (RS)
Benedito de Lira (AL)
Ciro Nogueira (PI)
Gladson Cameli (AC)
Ivo Cassol (RO)
Roberto Muniz (BA)
Wilder Morais (GO)

PSD (4)
José Medeiros (MT)
Omar Aziz (AM)
Otto Alencar (BA)
Sérgio Petecão (AC)

PR (4)
Cidinho Santos (MT)
Magno Malta (ES)
Vicentinho Alves (TO)
Wellington Fagundes (MT)
DEM (3)
Davi Alcolumbre (AP)
José Agripino Maia (RN)
Ronaldo Caiado (GO)

PSB (3)
Antônio Carlos Valadares (SE)
Fernando Coelho (PE)
Lúcia Vânia (GO)
PTB (3)
Armando Monteiro (PE)
Elmano Férrer (PI)
Zezé Perrella (MG)
PSC (2)
Eduardo Amorim (SE)
Pedro Chaves (MS)
PDT (2)
Lasier Martins (RS)
Pastor Valadares (RO)
PV
Álvaro Dias (PR)
PRB
Marcello Crivella (RJ)
PPS
Cristovam Buarque (DF)
PTC
Fernando Collor (AL)
Sem partido
Reguffe (DF)

VOTARAM CONTRA A PROPOSTA:
PMDB
Kátia Abreu (TO)
PT (9)
Ângela Portela (RR)
Fátima Bezerra (RN)
Gleisi Hoffmann (PR)
Humberto Costa (PE)
José Pimentel (CE)
Lindbergh Farias (RJ)
Paulo Paim (RS)
Paulo Rocha (PA)
Regina Sousa (PI)
PSB (2)
João Capiberibe (SE)
Lídice da Mata (BA)
Rede
Randolfe Rodrigues (AP)
PC do B
Vanessa Grazziotin (AM)
Da redação 
Com WSCOM

“Os governadores do Nordeste tiveram coragem de não seguir a receita de crueldade de Temer”, diz Anísio Maia

O deputado estadual Anísio Maia (PT) comentou na última terça-feira (29), a decisão dos governadores da região em não concordar com as medidas de ajuste fiscal determinadas pela União como condição para acesso aos recursos da lei de regularização de ativos não declarados, a chamada repatriação de recursos. Entre as medidas estariam congelamento de salários por dois anos e reforma nas previdências estaduais.

No último sábado, dia (26), foi publicado a Carta dos Governadores do Nordeste. “Temer deseja que os estados sejam obrigados a aplicar sua receita de maldades. De forma altiva, os governadores perceberam isto e disseram em carta que o Nordeste já fez sua parte e que não precisa de mais nenhum arrocho”, disse Anísio Maia.

“Claro que diante desta crise que os governadores são favoráveis às medidas de controle de despesas, tanto que já estão implementando ações neste sentido desde o início dos atuais mandatos. Porém, cada estado deve ter autonomia para fazer os ajustes de acordo com sua realidade. Em conjunto, o Nordeste tinha um déficit de 9,5 bilhões em 2014 e fechou 2015 com superávit de 6,5 bilhões,  enquanto o restante do país está quebrando”, acrescentou Anísio Maia. 

O petista ainda ressalta que este cenário de equilíbrio nas contas se deu porque o Nordeste cresceu mais que o país e fechou 2015 com crescimento de 7% em sua arrecadação própria. Por outro lado, os repasses para os estados de recursos federais por parte da União, que fica com a maior parte da carga tributária, cresceu apenas 1% no mesmo período. 

No mesmo documento, os governadores elencam uma série de ações concretas para retomada do crescimento da Região e defendem uma nova política econômica com redução da taxa de juros, combate à sonegação fiscal e justiça tributária. 

“Desde meu primeiro mandato defendo esta postura altiva das lideranças do Nordeste perante o governo federal. Parabéns aos governadores, e em especial ao nosso governador Ricardo Coutinho, que decidiram não seguir a receita de crueldades de Temer. Já protocolei um requerimento de voto de aplausos na Assembleia Legislativa e espero que a unanimidade de nossos deputados estaduais reconheça esta postura de coragem na defesa dos interesses de nosso povo, concluiu o deputado. 


Assembleia Legislativa da Paraíba
Gabinete do Deputado Estadual Anísio Maia
Praça João Pessoa - Centro

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Teatro de Patos está sendo utilizada como “motel” denunciam moradores da localidade

Moradores das proximidades da construção do Teatro Municipal Ernani Sátyro, cuja construção está parada há um bom tempo, entraram em contato com o programa Cidade em Debate, da 102.9 FM, para denunciar que à noite pessoas estão utilizando o inacabado teatro como “motel”.
Os moradores estão pedindo que o poder  público dificulte a entrada dos vândalos na construção, melhorando as condições do tapume instalado lá. “Na noite da sexta-feira era possível ouvir até os gritos da bagunça que fizeram lá em cima”, disse uma moradora que reside ao lado.
Segundo ela, não era possível quantas pessoas estavam no local, mas com certeza era bem mais de duas, já que era possível ouvir várias vozes e gemidos.
Outra moradora disse que ainda pensou em chamar a polícia, pois era apenas 21h, e quando saiu para comprar pastel, ouviu os gritos de orgias no local.
“A turma da orgia deve ter entrado pela lateral. Eles estão escolhendo diversos vãos da construção e usando escada improvisadas para subir”, contou ela que pediu para não ser identificada.
O tapume tem aberturas em suas divisórias e de vez em quando uma parte dele cai, facilitando a entrada de vândalos no prédio. Os moradores também pedem que a polícia intensifique as rondas no local.
Em contato com a ex-secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, ela informou que o teatro está parado porque a Prefeitura aguardava a liberação de novos recursos em Brasília. “Do teatro só vieram duas parcelas que não davam nem um milhão de reais e ainda faltava vir cerca de dois milhões de reais para o prosseguimento da obra”, disse Assunção.
A ex-secretária enfatizou também que, antes de sair do cargo, estava para ser liberado um valor de 300 mil reais e esse valor seria para que a empresa responsável pela obra retomasse os serviços e enquanto isso a Prefeitura aguardava os trâmites legais dos demais recursos prometidos em Brasília.
Segundo ela a empresa é responsável pela a instalação e vigilância do tapume na construção. O tapume evita que as pessoas adentrem a construção e também evita possíveis danos aos transeuntes, só que ele precisa de reparo e até agora nada foi feito. “A Prefeitura tem de chegar junto à empresa para que ela faça os reparos, porque, de fato, isso pode tanto provocar vandalismo como até perigo para quem passa pelo local”  disse Assunção.

Folha Patoense

Plenária do PT pede renúncia das direções, resgate de bases e rejeita PED

O deputado federal Luiz Couto coordenou na noite da última sexta-feira, 25, no auditório do Sinttel, no Centro de João Pessoa, uma plenária do movimento "Muda PT". Além do deputado estadual Anísio Maia, do vereador eleito de João Pessoa, Marcos Henriques e do suplente Renan Palmeira e da prefeita de Pombal, Polyana Dutra, cerca de 70 representantes dos agrupamentos internos do PT "Mensagem ao Partido", "Avante", "Articulação de Esquerda", "Militância Socialista" e "Grupo Anísio Maia" participaram do evento, que analisou o atual momento partidário e discutiu alternativas para resgatar a imagem da sigla, atacada durante o processo de impeachment e na Operação Lava Jato.

"O PT precisa mudar e com profundidade. Se isso não acontecer, muita gente pode deixar o partido. Teria que ter sido feita a reforma política e a democratização da Comunicação durante os governos petistas. Parodiando Gramsci, que dizia que o velho mundo agoniza; o novo mundo tarda a nascer, e, nesse claro-escuro, irrompem os monstros, eu diria que o velho PT agoniza e o novo PT está para nascer e, nesse claro-escuro, irrompem os monstros”, disse Couto.

Como decisões da discussão, destacam-se o entendimento de não participação no Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, o pedido de renúncia das direções partidárias a luta para resgatar o PT das bases e dos encontros petistas. Uma comissão dos grupos que participaram da plenária de sexta se reuniu nesta segunda-feira, 28, para debater os pontos que serão defendidos pela delegação paraibana durante o Seminário Nacional do "Muda PT", a ser realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília.

Ascom do Dep. Luiz Couto

Prefeita de Cajazeiras confessa que não pagará novembro nem dezembro aos servidores após bloqueio e responsabiliza funcionários

A prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque (PSB), acabou com a polêmica gerada em torno do pagamento salarial dos servidores municipais durante participação da solenidade do voo inaugural do aeroporto da cidade na manhã da última segunda-feira (28).
A gestora confirmou o que algumas pessoas havia comentado, caso a Justiça mantenha o bloqueio das contas, os funcionários ficarão mais uma vez sem receber novembro e dezembro, a exemplo do que ocorreu em 2008 na gestão do seu esposo, o ex-prefeito Carlos Antonio (DEM) e se repetiu em 2012, com o também ex-prefeito Carlos Rafael (PMDB), ambos derrotados nas urnas.
A Prefeitura alegou que a decisão da juíza da 4ª Vara, Silse Maria da Nóbrega, em bloquear as contas do município na semana passada não resolverá o problema, pois, não dará para pagar os atrasados e a gestão dela não terá como pagar algumas categorias, o que deverá também atrasar os servidores nos dois últimos meses do seu governo.
A gestora ainda disse que faltou compreensão por parte dos servidores que moveram a ação para receber seus salários, o que teria inviabilizado o final da sua gestão, que deverá terminar igualmente aos dois últimos governos terminados devendo ao funcionalismo.
Ela relembrou que vai recorrer da decisão de primeira instância. “Entendemos que no final da gestão necessitaria ter tido essa compreensão das pessoas que moveram essa ação para que a gente pudesse encerrar um mandato com nossos pagamentos em dia, porque provavelmente ficarão dois meses de algumas categorias que recebem pelo FPM em atraso”.
Diário do Sertão

Acidente com avião tem 76 mortos; buscas são suspensas

Aeroporto de Rionegro, na Colômbia, emitiu comunicado de imprensa que cita seis sobreviventes

Ao menos 76 mil pessoas morreram após a queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense, informaram as agências internacionais de notícias. O número de vítimas foi confirmado pelo chefe da equipe de resgate e divulgado pela Globo News, no entanto ainda não foram relevadas as identidades das vítimas. 

Cinco pessoas foram resgatadas com vida, informou o General José Acevedo Ossa, da polícia local.
De acordo com a 360 Radio Colombia, as buscas foram suspensas na região por causa da chuva. 

Jogador da Chapecoense postou fotos em avião antes de acidente

O avião transportava 72 passageiros e 9 funcionários de bordo. O clube viajava de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, para Medellín, onde disputaria a final da Sul-americana. A Conmebol adiou definitivamente a final.
Ainda segundo o comunicado, equipes de Bombeiros, da Polícia, da Prefeitura de Rionegro continuam as buscas por vítimas.
De acordo com informações do jornal Zero Hora, o ex-lateral Alan Ruschel, do Internacional, é um dos sobreviventes. Ele está ferido e foi levado para o hospital de La Cepa. Os goleiros Danilo e Follmann também foram resgatados com vida. A comissária de bordo Jimena Suárez e o jornalista Rafael Henzel também teriam sobrevivido ao acidente.
Confira a lista de jogadores que estavam no avião
Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel, Matheus Biteco, Cleber Santana e Arthur Maia.
Defensores: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto.
Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo.
Goleiros: Danilo e Follmann.

Leia também.::

Aeronave do Chapecoense perde contato com a torre na Colômbia

Chapecoense postou imagens da equipe minutos antes do embarque; vídeo


noticiasaominuto

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Senador Raimundo Lira se posiciona contrário a projeto de anistia do “Caixa 2”

Em meio à polêmica em torno da possibilidade de que a Câmara dos Deputados, na votação do projeto anticorrupção, aprove uma anistia ao chamado “Caixa 2” de campanha, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) se posicionou totalmente contrário à proposta.

Em um vídeo que publicou nas suas redes sociais, destinado ao povo paraibano e aos brasileiros em geral, Lira disse que o “Caixa 2” não pode ser anistiado, pois se isso acontecer vai enfraquecer a Operação Lava Jato.

“Quero dizer ao povo da Paraíba e do Brasil que sou totalmente contra o projeto de anistia do caixa 2. O caixa 2 não pode ser anistiado. Se isso acontecer, vai enfraquecer a Operação Lava Jato”, alertou o senador peemedebista.

O “Caixa 2” é o nome que se dá recebimento de doações eleitorais não declaradas à Justiça.


Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB

Hospital Universitário Júlio Bandeira realizará 1º Mutirão Nacional da Rede EBSERH



Assessoria

Popular é encontrada morta dentro de apartamento no centro de Cajazeiras

Por volta das 05hs30 da manhã desta segunda-feira (28), foi encontrado o corpo da senhora Lúcia de Fátima Donato, de 52 anos, que morava em um apartamento no centro de Cajazeiras.

Segundo o delegado Dr. Braz Morroni que está à frente do caso, o corpo de Lúcia foi encontrado pelo seu companheiro que teria chegado ao apartamento onde teria notado que a mesma não respondia ao seu chamado.

Preocupado, o companheiro chamou um chaveiro e ao entrar no apartamento o corpo foi encontrado caído ao chão.

O SAMU ainda foi acionado. No local, teria sido encontrado duas bocas do fogão ligadas e a mulher em óbito já em estado de Putrefação. O corpo de Lúcia foi encaminhado para o IML da cidade de Patos e segundo Braz Morroni, delegado do Grupo Tático Especial, Lúcia teria falecido no sábado (26).

Os peritos do IPC de Cajazeiras estiveram no local e segundo informações a causa da morte pode ter sido natural.


Da redação

Com Ângelo Lima

Governo inicia pacote de inauguração de obras nesta segunda-feira (28)

O Governo do Estado encerra o ano de 2016 beneficiando a população paraibana com um pacote de obras que contemplam áreas como educação, infraestrutura e mobilidade urbana. O Viaduto do Geisel, o Teatro Santa Roza, o Parque Parayba, em João Pessoa, a Avenida João Suassuna, em Campina Grande, o Aeroporto e a Escola Técnica de Cajazeiras integram esse pacote que o governador Ricardo Coutinho começa a entregar nesta segunda-feira (28).

“O pacote de obras será entregue à população de várias regiões do Estado até o final do ano, o que mostra que, mesmo neste período de crise, a Paraíba continua crescendo e mantendo o ritmo de obras”, ressalta Ricardo Coutinho.

Nesta segunda-feira (28), serão entregues o Aeroporto e a Escola Técnica de Cajazeiras, com solenidades previstas para 10h e 11h, respectivamente. O aeroporto de Cajazeiras, denominado de Pedro Vieira Moreira, recebeu investimentos de R$ 5,2 milhões com recursos próprios. O aeroporto beneficia uma população de 180 mil habitantes da região de Cajazeiras, formada por 15 municípios.

Na construção e aquisição de equipamentos da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Professora Nicéa Claudino Pinheiro foram investidos R$ 13,8 milhões. A unidade tem capacidade para atender 1.200 alunos. Serão ofertados cursos nas áreas de produção industrial (técnico em vestuário) e informação e comunicação (técnico em informática).

Calendário das obras – No dia 2 de dezembro, o governador Ricardo Coutinho entrega a Delegacia da Mulher e a restauração da PB-057 – Perímetro Urbano, em Mamanguape. Para o dia 6, está prevista a inauguração das obras de reconstrução da Escola Estadual Joselita Brasileiro, no município de Igaracy; da estrada que liga Santana de Mangueira a Manaírae a entrega da reforma do estádio Zezão, em Ittporanga.

Já no dia 12 de dezembro, está programada a inauguração da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Riachão do Poço. No dia 14, inauguração da pavimentação da estrada ligando Riacho de Santo Antônio a Barra de São Miguel. No dia 15, está prevista a entrega do Centro de Economia Solidária, no Varadouro de João Pessoa. Dia 16, inauguração da Escola de Ensino Médio Henrique Fernandes de Farias, no município de Curral de Cima; e do Perímetro Urbano no município de Capim. Dia 19, entrega da pavimentação da Avenida João Suassuna, em Campina Grande.

Para o dia 20 de dezembro, está prevista a inauguração do Viaduto do Geisel, uma das mais importantes intervenções em mobilidade urbana, que promete melhorar o trânsito na região metropolitana de João Pessoa, especialmente os bairros das zonas Sul e Sudeste. A obra representa um investimento de R$ 38,9 milhões, oriundos do Governo do Estado e Governo federal. E no dia 21, será entregue a pavimentação da estrada São José de Piranhas/Carrapateira.

No dia 22, serão inauguradas as obras de reforma do Teatro São Roza e dia 23, o Parque Linear Parahyba, ambas em João Pessoa.

Ainda está prevista a entrega de 80 viaturas para as Polícias Civil e Militar, além de 40 fuzis.

Secom

domingo, 27 de novembro de 2016

Polícia Militar é chamada para impedir invasão de terreno do IML na Agrovila em Cajazeiras

A Polícia Militar do 6º Batalhão, foi acionada na manhã deste domingo (27/11), por volta das 09:00 para uma ocorrência bastante comum – na cidade de Cajazeiras. Desta feita, mais uma vez, populares que passavam pelas imediações do antigo Aeroporto Antônio Thomaz, na Agrovila, se depararam com um grupo de indivíduos demarcando o terreno que será construído o Instituto de Medicina Legal, o IML.

De pronto, as guarnições que foram para o referido local, impediram a continuação das demarcações e expulsarão os invasores, que possivelmente estão sendo orientados por um posseiro conhecido na cidade.

O mesmo anda com cópias de uma Procuração Pública, afirmando ser legitimo representante de terras daquele local, porém, cabe ao Poder Público Executivo – à fiscalização, mas permanece cúmplice e inerte às ações das negociações do “corretor de imóveis”, que é detentor de portaria da Prefeitura de Cajazeiras, sob o número Nº020-C/2016.



Da redação

Coluna “A Faisqueira” e suas invencionices políticas

Fazendo escola - Depois que o prefeito eleito de Cajazeiras, Zé Aldemir, indicou sua mulher, Dra. Paula Meireles, para ser a secretaria de saúde, seu vice-prefeito, Marcos do Riacho do Meio, que teria sido agraciado para indicar o futuro secretario de agricultura do município seguiu os mesmos passos do prefeito e teria indicado o nome de sua esposa Maria Geni para o cargo.

Alerta - Alguns amigos do empresário Antônio Ricardo o teriam alertado para os grandiosos problemas com que vai se deparar na Secretaria de Planejamento, principalmente no que se relacionam às invasões de diversas áreas urbanas da cidade, a exemplo da Aagrovila onde nada ali está regularizado, já que o dono da área ainda é o Ministério da Aeronáutica. Haja dor de cabeça.  Ele teria afirmado que é um homem afeito a desafios.

Fome zero - Depois que o zagueiro Dorin, do Atlético de Cajazeiras, desmaiou em campo e a médica que o examinou teria constatado que a causa seria fome, prenuncia-se que os atletas que vão disputar o campeonato de 2017, além de um bom hotel, terão também a sua disposição um restaurante com mesa farta. Longe de uns tempos em que uma quentinha com arroz, feijão e uma banda de uma linguiça faziam parte do cardápio.

Quando acabar dezembro - Aguarda-se para o mês de janeiro de 2017 a mesma disposição de luta dos sindicalistas do SINFUMC e que façam a mesma ação em acampar em frente do Fórum de Cajazeiras para cobrar da justiça o bloqueio das contas para pagar salários atrasados deixados por Carlos Antônio e Carlos Rafael. Viva a democracia!

Mais concorrida - Pouquíssimos, além do prefeito eleito de Cajazeiras, Zé Aldemir, sabem quem será o futuro secretário de educação. Especulam-se alguns nomes: Gerlane Moura, Teresa Cristina Diniz de Abreu, Wesley Gonçalves e Marilene Vigolvino (que foi professora do Campus de Cajazeiras). O prefeito estaria tendo dificuldades em encontrar um nome que tenha um perfil a altura das tradições da cidade tida, como EDUCADORA?

Para qual secretaria?  - O vereador Eriberto Maciel deverá assumir uma das secretarias, sem dúvida, por que não iria trocar o seu “gordo” salário da CAGEPA por uns minguados reais de qualquer cargo comissionado, já que quando o prefeito Zé Aldemir solicitou ao governador para que ficasse à disposição da prefeitura, ouviu de Ricardo: sem ônus para o estado, portanto…

Fervendo - O vereador reeleito, Marcos Barros, está dormindo com os dois olhos abertos em total vigilância à sua eleição como candidato a presidente da Casa de Otacílio Jurema, principalmente depois que fizeram uma oferta de 30 mil reais por um dos seus dez eleitores.

Fervendo - Por outro lado o prefeito eleito José Aldemir sonha também com os olhos abertos com a derrota de seu antigo e mais fiel aliado, Marcos Barros, hoje ferrenhos adversários políticos. Zé Aldemir tem dito que não vai interferir na eleição da Câmara, mas quem acreditou em palavra de político e que já morreu, está nas profundezas do inferno.

Escapole - O prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir, tem usada uma estratégia diferente para “escapulir” das pressões dos aliados para conseguir uma “boquinha” ou uma “bocona” no primeiro escalão: simplesmente ausenta-se da cidade. Comenta-se que a atual “fugida” foi nos caminhos de Brasília e São Paulo e só retornará a Cajazeiras no inicio de dezembro para anunciar seu secretariado.

Articulação - O vereador cajazeirense, Nilson Lopes Meireles, que ficou na primeira suplência, poderá assumir uma vaga, em substituição ao vereador Cléber Lima, que estaria cotado para assumir um cargo no governo do estado. Seria uma recompensa pela fidelidade ao grupo.

Em céu de brigadeiro - Com a homologação do aeroporto de Cajazeiras, o governador Ricardo Coutinho não precisará mais ir até Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte ou ficar em Patos, no avião do estado e vir de carro para cajazeiras. Vai ganhar mais tempo para conversar com os amigos da cidade.

Em céu de brigadeiro - Quem está também muito feliz é o senador Raimundo Lira, que se recusava a baixar em Cajazeiras, com seu novo avião, sem o aeroporto está homologado. Outros proprietários de aeronaves não davam “bolas” pra esta questão e sempre utilizavam a pista para pousar com seus aviões. Graças a Deus nunca aconteceu um acidente, o espírito de Antonio Tomaz sempre protegeu os pilotos que usaram o aeroporto velho e o novo.


Gazeta Alto Piranhas

Acidente automobilístico mata dono de empresa que presta serviço à Prefeitura de Cajazeiras

Um grave acidente automobilístico ocorreu na noite da ultima sexta-feira (25), na BR-407, rodovia federal de acesso a Jaguarari, no norte do Estado da Bahia, na altura do quilometro 112, tirando a vida do empresário Rogério Silva Santos, proprietário da empresa de eletrificação GEMLUX, que presta serviço à Prefeitura de Cajazeiras.

Segundo informações da PRF, Rogério Silva conduzia uma pick-up de cor branca, e placas: QFF-4646, vindo a se chocar com um caminhão que estava carregado de cebola.

Conforme a polícia, após atingir o caminhão, o carro pegou fogo, e o empresário não conseguiu sair do veículo e acabou morrendo carbonizado. A PRF informou ainda, que os dois veículos seguiam da cidade de Senhor do Bonfim para Juazeiro, ambas também no norte do Estado.

O caminhão transportava cebola e também foi atingido pelas chamas, queimando totalmente. O motorista do caminhão conseguiu abandonar o veículo, mas foragiu do local.

Já o corpo de Rogério, foi encaminhado para Instituto Médico Legal de Juazeiro da Bahia para identificação, que só foi reconhecido pela família depois de exame de DNA. A vítima residia em João Pessoa na Paraíba e era natural de Campo Formoso, na Bahia.

Sobre o sepultamento a família não informou os detalhes. Sobre a morte d mesmo, os familiares só tomaram conhecimento na noite do sábado (26/11).


Da redação
Com Josilito Feitosa