sexta-feira, 4 de março de 2022

Mamografias serão realizadas no Hospital do Bem a partir de 8 de março

O equipamento que fará as mamografias no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos começa a realizar exames no próximo dia 08. Os serviços de baritagem das paredes, piso e teto do ambiente além da instalação da rede elétrica já foi concluída e o equipamento já passou pelas etapas de montagem e agora estão sendo realizados os testes. Com a disponibilidade deste equipamento, os serviços de Mamografia das pacientes da sexta região e da terceira macro região de saúde passarão a ser realizados no Hospital do Bem, ao invés da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede estadual de saúde. Enquanto o equipamento não estava disponível, as mamografias ofertadas através do Sistema de Regulação estavam sendo feitas numa clínica particular de Patos. Há disponibilidade era de 400 exames/mês, mas a oferta era sempre superior à demanda.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, explica que a desativação do mamógrafo da maternidade não suspendeu o atendimento de quem precisava fazer o exame, inclusive, com ampliação do quantitativo. “Fizemos um contrato temporário com uma clínica particular de Patos para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região”, reitera Francisco, lembrando que a oferta de exames através do Sisreg saltou de uma média de 150 a 180/mês, em 2018, para 430 mamografias mensais desde o ano passado. “É preciso lembrar que essa demanda de 430 exames, na maior parte dos meses, não chegou a ser preenchida já que estamos com a oferta maior que a demanda”, disse o diretor, orientando os municípios a utilizarem mais o serviço.

Francisco lembra que para ter acesso aos exames, os municípios precisam acessar o Sisreg e fazer a solicitação. “A marcação dos exames precisa ser feita a partir das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quando a paciente é consultada pelo médico da unidade, que faz a solicitação do exame e, em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde de cada município entra no Sistema, solicita o exame e o próprio Sistema já define a data do agendamento e informa o horário para a realização do exame. É uma ação simples e online”, esclarece Francisco.


Assessoria