segunda-feira, 21 de março de 2022

HUAC tem Laboratório de Análises Clínicas certificado como excelente pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) e vinculado à Rede Ebserr/MEC recebeu a certificação de Excelência em Qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O objetivo do PNCQ é atestar a qualidade dos exames realizados em quase seis mil laboratórios espalhados em todo o Brasil. 

Mensalmente, o PNCQ envia amostras-controle para todos os laboratórios participantes do programa. A unidade recebe, analisa as amostras-controle e envia os resultados de volta ao programa por meio de uma plataforma. Com os resultados, o Programa avalia se está dentro do padrão, da média nacional ou não. No laboratório do HUAC-UFCG/Ebserh são realizados em média mais de 15 mil exames mensalmente de 30 diferentes áreas como Hematologia, Bioquímica, Microbiologia, Hormônios, Urianálises e Parasitologia.  

A chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HUAC-UFCG/Ebserh, Waleska Almeida, explica que a cada mês nos resultados obtidos na avaliação não houve pontuação inferior a 92% de eficiência. “Conseguimos atingir uma regularidade nos nossos resultados, que nos credencia a este padrão de excelência. No mês de fevereiro deste ano, por exemplo, tivemos um pico na nossa eficiência com mais de 99% de acerto o que nos leva a uma confiabilidade nos resultados dos pacientes”, disse.  

A chefe do laboratório ainda acrescenta que PNCQ é uma importante ferramenta para a garantia da qualidade das análises laboratoriais que ajuda o laboratório a medir a eficiência da fase analítica de seus processos. ”Tem sido desafiador manter essa qualidade nos nossos serviços com o volume de exames que realizamos. Ser reconhecido é muito importante e estimulante para o comprometimento que temos com a saúde da população”, afirmou. 


Assessoria de Comunicação