terça-feira, 22 de março de 2022

HUAC realiza ação educativa em alusão ao Março Azul Marinho e destaca a importância do exame de colonoscopia

Conhecido como “Março Azul-Marinho”, o terceiro mês do ano é destinado à conscientização sobre o câncer de colorretal. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que cerca de 40 mil brasileiros podem precisar de tratamento para a doença até o final deste ano. 

Para levantar o debate sobre um problema que se agrava, o Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh (HUAC-UFCG/Ebserh-MEC) realizou uma ação educativa nesta segunda-feira, 21.  

Atrás apenas dos de mama e de próstata, o câncer colorretal é um dos tipos mais comuns da doença, atingindo tanto homens quanto mulheres. A campanha dá visibilidade aos comportamentos de risco, os sintomas da doença, cuidados e prevenção, além de ressaltar a importância de um diagnóstico precoce.  

“Realizar ações como esta tem um resultado muito positivo. Através de jogos e de forma lúdica conseguimos passar informações essenciais sobre tratamento e prevenção da doença como fatores de risco, idade para realização de exames, importância do rastreio”, afirma a chefe da Unidade de Cirurgia Geral, Juliana Dias, uma das responsáveis pela ação.  

Rastreamento- O diagnóstico precoce é apontado pelos médicos como decisivo para aumentar as chances de cura. Neste contexto, a colonoscopia tem se mostrado fundamental como um exame de rastreio e investigação. HUAC-UFCG/Ebserh-MEC, através do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza 64 vagas mensais para a realização deste tipo de exame.  

A enfermeira Ana Maria Cabral, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HUAC-UFCG/Ebserh-MEC ressalta que o hospital tem uma equipe especializada para a realização daquele tipo de exame. “Temos um atendimento humanizado para um exame tão importante. O paciente precisa vir através de regulação para o hospital. Feita a marcação, ele é acompanhado com antecedência para a realização do exame, onde recebe todas as informações necessárias”, destacou.  

Medidas de Prevenção - Para afastar a probabilidade do câncer colorretal, recomenda-se um estilo de vida saudável com boas práticas como:  

Fazer atividade física com regularidade;  

Ter uma alimentação rica em fibras e livre de alimentos ultraprocessados e açúcares, com ingestão reduzida de carnes vermelhas;  

Fazer o rastreamento, que é a procura de uma doença em pessoas que não têm sintomas. Ele é indicado pois facilita o diagnóstico de lesões que antecedem o câncer.  

Estar em dia com consultas médicas;  

Evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas.  


Assessoria de Comunicação


Hospital Universitário Alcides Carneiro