As visitas ocorrem entre estudantes e lideradas por preceptores da área de Cirurgia Geral e profissionais de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. O médico André Brasileiro, preceptor da área de Urologia, ressalta que qualquer estudante da UFCG interessado pode participar dos encontros semanais. “O hospital é essencialmente de ensino então não podemos prescindir de uma visita detalhada e bem trabalhada com muito debate científico”, destacou.
Além das discussões que vão reforçar o conhecimento teórico com a prática, um dos objetivos da visita é a melhora contínua da assistência. A ideia é que os casos escolhidos para as visitas multidisciplinares é que os pacientes sejam observados pela perspectiva de diversas áreas. Os profissionais envolvidos nos encontros reforçam o discurso de que é preciso descentralizar da figura do médico, ampliando a possibilidade de trabalhar a multidisciplinariedade.
“É um momento muito importante por que estamos retomando as aulas teóricas presenciais e conseguimos aplicar a metodologia da sala de aula na prática. Com isso, além da troca de conhecimento há outro aspecto muito importante na missão do hospital que é assistência, traduzida na melhoria e satisfação do paciente”, disse Gian Almeida, médico cirurgião, que participa da equipe de profissionais que integra as visitas multidisciplinares.
Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Assessoria