sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Segundo dados preliminares, o Hospital Universitário de Cajazeiras alcança metas contratuais nos meses de agosto e setembro

Procedimentos cirúrgicos, exames e consultas médicas especializadas tiveram resultados acima do esperado

É com muita satisfação que o Hospital Universitário Júlio Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Ebserh comunica a sociedade que houve várias metas contratuais entre a instituição hospitalar e a prefeitura municipal de Cajazeiras alcançadas durante os meses de agosto e setembro de 2021 com sucesso.

Segundo dados preliminares do banco de informações (B.I.), no mês de setembro deste ano ocorreram 125 procedimentos cirúrgicos diversos (meta 120), 8.244 exames de diagnóstico em laboratório clínico (meta 7.207), 410 radiografias (225 a meta), 688 ultrassonografias (meta 615) e 1860 consultas médicas especializadas (ambulatório), na qual a meta era 1720.

Agosto também foi outro mês a ser comemorado pelo HUJB com 8.026 exames, 377 radiografias e 1806 consultas realizadas. As metas eram as mesmas que citadas anteriormente.

A unidade hospitalar realizou em 2021 até o mês de setembro, mais de 6.500 atendimentos ambulatoriais e 750 procedimentos cirúrgicos, além de 35 mil exames laboratoriais e 3.500 de imagem (raio-x e ultrassonografia). Atualmente atende 15 cidades da região, incluindo Cajazeiras.

Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.


Elthon Ribeiro- jornalista do HUJB-UFCG