Campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de mama e do colo de útero
Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres (IARC, 2020).
Visando aderir a campanha internacional, o Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello (HUJB-UFCG/Ebserh) realizou durante todo mês de outubro, ações educativas nas salas de espera com a participação dos professores e alunos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras, além de nutricionista, enfermeiros, pedagoga e outros profissionais da instituição como forma de alertar que a prevenção é o melhor remédio contra qualquer doença, ainda mais o câncer.
Outra ação importante do hospital ocorreu com ampliação de consultas ginecológicas das pacientes que já estavam com as consultas marcadas pela Central de Marcação e Regulação (CMR) do município de Cajazeiras.
Além disso, ocorreram palestras on-line durante o I Congresso de Atenção Integral à Saúde da Mulher - II Jornada de Combate ao Câncer Ginecológico através do canal do Youtube do hospital, apresentação de trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e por fim, os nossos colaboradores como a ginecologista e Chefe da Divisão Médica do hospital, Dra. Kévia Katiúcia, o enfermeiro e Chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, José Geraldo e a nutricionista e Chefe da Unidade Multiprofissional, Renata Layne concederam entrevistas nas principais rádios da cidade, solucionando diversas dúvidas de pacientes, imprensa e informando sobre as ações do HUJB-UFCG/Ebserh.
Referências
INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. Cancer today. Lyon: WHO, 2020. Disponível em: https://gco.iarc.fr/today/home. Acesso em: 03 maio 2021.
Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados
às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características
específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e,
principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento
de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários
são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar
Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade
dos atendimentos de saúde do país.
Por
Elthon Ribeiro - Assessoria de Imprensa do HUJB