sexta-feira, 30 de abril de 2021

No aniversário de Boqueirão, cidade ganha Unidade de Saúde fruto de emenda do Senador Veneziano Vital

A cidade de Boqueirão ganhou nesta sexta-feira (30) a Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família Lusia Gomes dos Santos, no bairro Malvinas. A obra, inaugurada pelo prefeito Marcos Freitas, foi edificada graças a uma emenda parlamentar de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), Vice-Presidente do Senado Federal, no valor de R$ 663.000,00.

Os recursos da emenda do parlamentar paraibano foram destinados à “Estruturação de Serviços de Atenção Básica de Saúde”, através do Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Boqueirão. Com a destinação, a Prefeitura construiu uma ampla e moderna unidade, que foi presenteada à população na data de seu aniversário de 62 anos de fundação. A unidade antiga do bairro Malvinas funcionava num prédio alugado, que não atendia às necessidades dos moradores.

A nova UBSF conta com consultórios, farmácia, banheiros, salas de procedimentos, de atividades coletivas, de curativos, de imunização, de inalação coletiva, parte administrativa, almoxarifado, depósitos, estacionamento, dentre outras dependências, todas adaptadas para pessoas com deficiência. Dentre outros serviços oferecidos, a unidade terá um atendimento voltado para a Odontologia e também funcionará como local de vacinação.

Participam da inauguração, além do prefeito Marcos Freitas, o vice-prefeito Moizés Leal; o presidente da Câmara Municipal, Paulo César da Silva; o ex-prefeito João Paulo Segundo; a Secretária Municipal de Saúde, Joanita Leal; todos os demais secretários da gestão, auxiliares da administração municipal, vereadores e pessoas do povo. Durante a solenidade, os presentes fizeram questão de agradecer a Veneziano o importante gesto com a cidade e seu povo.

Ao mesmo tempo em que parabenizou Boqueirão e seus munícipes pelo aniversário, Veneziano externou seu contentamento com a inauguração da UBSF, que será de muita importância para os moradores do bairro Malvinas e adjacências. “A felicidade é maior em saber que, por fruto do nosso mandato, estamos dotando Boqueirão de uma moderna unidade de saúde, num momento tão complicado que estamos vivendo, com a pandemia do novo coronavírus”.

Ele destacou que seu mandato tem sido um importante apoio aos prefeitos e prefeitas da Paraíba, na busca pelo desenvolvimento dos municípios, através da destinação de verbas orçamentárias e extra orçamentárias que possibilitem obras e ações importantes. “Nosso gabinete está em permanente contato com os gestores para que nosso mandato seja, efetivamente, como tem sido, um instrumento em favor do municipalismo”, declarou Veneziano.


Assessoria de Imprensa

Efraim Filho e ministro Rogério Marinho cumpriram agenda no interior da Paraíba

O deputado Efraim Filho (DEM/PB) participou, nesta quinta-feira (29), juntamente com ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, de vários eventos, entre eles a entrega de máquinas pesadas nos municípios do interior paraibano. Eles participaram também da assinatura de um pré-acordo para a realização de obras na Transposição do Rio São Francisco.

De acordo com Efraim este documento vai garantir o funcionamento e a manutenção do sistema da Transposição. O documento assinado pelo ministro, na Paraíba, também será firmado com os estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Segundo Efraim o ministro Rogério Marinho entregou ao Estado oito motoniveladoras, 10 pás-carregadeiras e seis retroescavadeiras. Os equipamentos foram adquiridos por meio do programa Máquinas do Desenvolvimento, do MDR, e somam R$ 11,6 milhões em investimentos.

Esta é a primeira vez que os maquinários adquiridos pelo MDR foram reunidos numa única licitação – o que gerou maior economia para os cofres públicos. O programa Máquinas do Desenvolvimento tem o objetivo de apoiar os municípios de baixa e média renda por meio de aquisição de equipamentos básicos de infraestrutura e para os setores produtivos.

O coordenador da bancada federal, Efraim Filho (DEM), afirmou que os parlamentares vão se empenhar no destravamento de mais recursos. “Acho que essa junção de esforços é que tem feito um diferencial para os municípios da Paraíba”, destacou.

O ministro Rogério Marinho aproveitou para agradecer parlamentares da Paraíba pelo apoio na transferência de recursos para obras hídricas. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro está empenhado em garantir segurança hídrica às pessoas mais vulneráveis na região Nordeste.

Participaram da solenidade os deputados federais Wellington Roberto (PL) e Efraim Filho (DEM), além do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, e prefeitos.

Efraim Filho tem se destacado como um dos congressistas mais expressivos do legislativo brasileiro. “O meu mandato está voltado para melhoria da qualidade de vida da população paraibana e não de interesses pessoais”, declarou.



Assessoria 

Esse 1º de Maio não pode ser de comemoração tem que ser de resistência afirma deputado Jeová Campos

Em meio a um cenário que registra a morte de 400 mil brasileiros na pandemia, com um índice de desemprego alarmante, com muitas empresas fechadas e falidas, comércio de mal a pior e uma economia que não favorece os trabalhadores não há muito o que comemorar neste 1º de Maio, disse hoje (30), o deputado estadual, Jeová Campos. “Os trabalhadores não têm nada a comemorar neste 1º de Maio, as lágrimas fizeram um rio de sofrimento com tantas mortes por covid, os trabalhadores da periferia perderam seus empregos e a esperança, os do pequeno comércio viram as empresas fecharem e também perderam sua fonte de renda durante essa pandemia, portanto, o momento não é de comemoração, mas de resistência a tudo isso que esse (des) governo federal promoveu”, desabafou o parlamentar.

Na opinião de Jeová, o genocídio provocado pelo governo Bolsonaro só pode ser comparado à mortandade dos povos indígenas, em 1500. “Bolsonaro tem que ser colocado para fora porque o Brasil não aguenta mais tantas mortes, desemprego, fome, falta de vacina e um presidente que só fala e manda o povo andar armado. Fora Bolsonaro tem que ser o grito de guerra neste 1º de Maio”, afirmou o parlamentar paraibano, que denominou o atual governo federal de ‘irresponsável, desastrado e desumano’.


Assessoria

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Prefeitura de Cajazeiras recebe máquina motoniveladora em ação política do deputado federal Wellington Roberto

O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), vem trabalhando para reforçar a frota de máquinas pesadas do município. Nesta quinta-feira (29), ao lado da deputada Dra. Paula, recebeu uma nova motoniveladora (Patrol), adquirida junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da ação parlamentar do deputado federal Wellington Roberto.

Na ocasião, o prefeito cajazeirense agradeceu ao parlamentar pela destinação do referido equipamento para Cajazeiras, atendendo ao seu pleito e também da deputada estadual Dra. Paula.

Zé Aldemir destacou a importância da nova Patrol nos trabalhos de terraplanagem e recuperação das estradas vicinais de Cajazeiras, cuja ação já deverá começar na próxima semana. "Vamos contar com mais essa máquina, que será fundamental para as ações da Prefeitura, no campo e na cidade", comentou.


Assessoria


Aprovado Projeto de Lei que cria o programa “Meu Primeiro Emprego” em Campina Grande

Com a finalidade de fomentar a geração de empregos e renda para jovens em Campina Grande, foi aprovado no dia 22 de abril, o Projeto de Lei de autoria do vereador Renan Maracajá, que institui a criação do programa “Meu Primeiro Emprego” no município.

O projeto que segue agora para análise do poder executivo, além de fomentar a geração de empregos e renda para jovens, oferecerá ainda, qualificação e experiência para jovens no mercado de trabalho gerando inclusão social e diminuição do impacto de reflexos na atividade econômica para a juventude. Para se inscrever no Programa, o jovem deverá ter idade compreendida entre dezesseis e vinte e quatro anos, sem qualquer anotação de registro de vínculo empregatício.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande incentivará através de benefícios e políticas públicas as empresas a aderirem ao programa instituído por esta lei, com o objetivo de incentivar projetos de geração de empregos e renda para os jovens que buscam o primeiro emprego, estimular programas de apoio à gestão e ao desenvolvimento de cooperativas de trabalho, incubadoras tecnológicas e projetos de economia solidária, desenvolver projeto de qualificação e requalificação profissional de jovens e desenvolver parcerias com órgãos oficiais e empreendedores privados para projetos de incubadoras de micro e pequenas empresas.

Para o vereador Renan Maracajá, autor da propositura, este programa, quando implantado, será de extrema importância para toda economia de Campina Grande, já que tantos postos de trabalhos foram perdidos durante a pandemia, o que tornou o mercado ainda mais desafiador para jovens inexperientes. Assim, faz-se necessário que o Poder Público busque e promova alternativas para propiciar aos jovens iniciantes uma preparação de qualidade para adquirir os conhecimentos necessários para iniciar uma carreira profissional e este é apenas um primeiro passo para reduzir desigualdades sociais, possibilitando aos jovens terem emprego e um futuro digno.


Assessoria

CREF10 cobra tratamento igualitário da categoria na vacinação em toda a PB

Decisão foi reforçada após reunião com a Secretaria de Saúde de CG e em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo os profissionais da área

Representantes do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) se reuniram, nessa quarta-feira (28), com o secretário executivo da Saúde de Campina Grande, Gilney Silva Porto, para discutir soluções em torno da vacinação contra a covid-19 referente à categoria.

O CREF10 (juntamente com o vereador João Gomes de Souza Neto) conseguiu que a Secretaria de Saúde se comprometesse a retomar a vacinação dos profissionais de Educação Física que comprovem atuar em hospitais, clínicas, unidades básicas e em estabelecimentos de atendimento pós-covid. A imunização estava suspensa para toda a categoria, incluindo quem estava na linha de frente de combate à doença. A Secretaria de Saúde garantiu, ainda, que iria reformular o site de cadastramento da vacina para os profissionais anexarem os documentos comprobatórios.

Em todo o estado

“O CREF10 também está enviando ofício para o Conselho Estadual de Secretários de Saúde do Estado solicitando a garantia, como determina a Resolução nº 218/1997/CNS, de inclusão dos profissionais de Educação Física no grupo ‘Área de Saúde’, ao qual realmente pertencem e que todos sejam vacinados, independentemente de comprovação. Junto ao Conselho Federal de Educação Física (Confef), o CREF10 solicitará, ainda, à Agência Nacional de Vacinação o tratamento igualitário para a categoria no grupo da saúde. Vamos, também, nos reunir com o Ministério Público para encontrar uma solução definitiva e ampla para o problema”, declarou o presidente do CREF10, Francisco Martins da Silva.


Assessoria de Imprensa

TRF5 empossa Roberto Wanderley Nogueira como novo desembargador da Corte

Juiz federal foi indicado à vaga pelo critério de antiguidade

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 conta com um novo integrante em seu órgão colegiado: o desembargador federal Roberto Wanderley Nogueira, que tomou posse, na última quarta-feira (28). Devido à pandemia da Covid-19, a solenidade foi realizada de forma híbrida, com a presença do presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, dos desembargadores federais Rogério Fialho, Roberto Machado, Cid Marconi e Élio Siqueira, e de familiares do novo membro da Corte.

​Personalidades das áreas política e jurídica participaram do evento on-line. Compuseram a mesa de honra telepresencial o presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, ministro Humberto Martins, o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, o procurador-geral do Estado do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Marinho, que representou a governadora potiguar Fátima Bezerra, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Gilson Barbosa, o procurador regional da República da 5ª Região, Wellington Saraiva, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Pernambuco, Bruno Baptista. O evento também foi prestigiado pelos desembargadores federais membros do TRF5 e pelos desembargadores federais eméritos José Maria Lucena, Margarida Cantarelli e Lázaro Guimarães, além de amigos e alunos do magistrado. Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento, transmitido pelos canais do TRF5 e da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) no YouTube e pelo perfil do TRF5 no Instagram.

A sessão foi conduzida por Edilson Nobre, que deu posse a Roberto Wanderley Nogueira. Coube ao desembargador federal Rogério Fialho saudar o mais novo integrante do TRF5. “O agora desembargador federal Roberto Wanderley Nogueira chega à Corte trazendo a sua vasta cultura, conhecimento jurídico e experiência de vida. Por certo, o ora empossado, após uma longa estrada de mais de 30 anos na magistratura, chega com o reconhecimento unânime dos pares ao posto de desembargador. Tem-se a certeza de que esta Casa, com toda a experiência e conhecimento acumulados pelo empossado, sairá engrandecida. Seja bem-vindo!”.


Representando a advocacia, João Maurício Adeodato também saudou o novo desembargador, citando decisões importantes proferidas por Roberto Wanderley Nogueira. “O espírito geral de Roberto é otimista, esperançoso de dias melhores para a magistratura brasileira e, como corolário, para o Brasil como um todo. Na base de tudo está o conhecimento. Sem conhecimento não é possível a ética, pois opiniões e preferências qualquer um tem. Parece-me que o plano de fundo da própria existência de Roberto tem sido o estudo e essa busca pelo conhecimento”.


Destacando a sensibilidade e o envolvimento do novo desembargador em causas referentes à acessibilidade, o procurador-regional da República Wellington Saraiva também proferiu um discurso de acolhimento a Wanderley Nogueira, em nome do Ministério Público Federal. “Roberto Wanderley Nogueira reforça a visão humanista do Tribunal, com sua dedicação à própria carreira, à difícil missão de distribuir justiça; com sua dedicação à compreensão do ser humano na sua fragilidade. Saliento, ainda, a sua atenção a um dos grupos vulneráveis de nossa sociedade: as pessoas com deficiência, tema que é uma de suas preocupações como cidadão. A chegada dele ao TRF5, com essa visão de mundo, com essa sensibilidade especial, em muito enriquece o Tribunal”, salientou Saraiva.


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Alberto Gurgel de Faria e o desembargador federal Manoel Erhardt, que está como convocado no STJ, não puderam participar da solenidade, mas enviaram mensagens de sucesso ao empossado.


Emocionado, Nogueira iniciou seu discurso agradecendo as palavras do desembargador Rogério Filho. “O senhor capturou informações da minha vida que eu nem me lembrava mais. Foi uma viagem muito bonita. Eu, que já enfrentei tantas coisas na vida, não esperava sofrer esse choque das emoções”, declarou. Após 39 anos dedicados à magistratura, sendo 32 na Justiça Federal de Primeiro Grau, o magistrado confessou que foi tomado pela melancolia quando se deu conta que deixaria a Seção Judiciária de Pernambuco para ingressar no TRF5.


Em seu discurso, destacou o caminho que pretende traçar enquanto magistrado da Segunda Instância. “Meu compromisso é continuar sendo o que sempre fui: esforçado, cumpridor da lei. Desse modo, todo aquele que articule com o Direito positivo encontrará em mim um operador decidido, enquanto agente do Estado de Direito e ministro de Deus. Nesse Tribunal, avanço para águas mais profundas na dimensão das mesmas responsabilidades que assumi comigo mesmo, mas, também, com Deus e Maria Santíssima”. 


Indicado à vaga pelo critério de antiguidade, o nome de Roberto Wanderley Nogueira foi aprovado por unanimidade pelo Pleno da Corte. Ele ocupará a vaga do desembargador federal Lázaro Guimarães, que se aposentou em fevereiro deste ano. Apesar de ter tomado posse hoje, o juiz federal já atua no Tribunal, desde o dia 30 de março, como desembargador convocado, integrando a Primeira Turma de Julgamento do TRF5.


Roberto Wanderley Nogueira - Natural de Recife/PE, Roberto Wanderley Nogueira formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1980. É doutor em Direito Público, também pela UFPE, com pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor-adjunto da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Foi juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), entre 1982 e 1988, nas Comarcas de Verdejante, Brejo da Madre de Deus e São Lourenço da Mata. Ainda em 1988, foi empossado como juiz federal da 8ª Vara Federal de Petrolina, tendo sido, naquele mesmo ano, designado para o cargo de titular da 1ª Vara Federal do Recife.


O magistrado é casado com Renata Cavalcanti Wanderley Nogueira, tem cinco filhos e um neto.


Assessoria de Imprensa 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

100 mil reais: prefeitura de Cajazeiras divulga lista de selecionados do Programa Empreender Cajazeiras 2021

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, como forma de amenizar os efeitos da pandemia do Coronavírus nos setores produtivos locais de comércio e prestação de serviços, formados na sua maioria por pequenas e microempresas, divulgou nesta terça-feira, 27, a lista das 50 propostas selecionadas pelo Programa Empreender Cajazeiras 2021, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

Pelo Edital lançado pelo prefeito José Aldemir Meireles, cujas inscrições foram encerradas no dia 16 de abril, a linha de crédito prevê o empréstimo de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) para Microempreendedores Individuais (MEI), sendo R$ 2.000,00 (Dois mil reais) para cada uma das 50 propostas aprovadas.

A lista foi divulgada pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Daianny Kelly Valêncio de Oliveira, junto com o cronograma do Programa Empreender Cajazeiras, que consta de capacitação e oficinas para os 50 selecionados nos próximos dias 04 e 05 de maio, na sede da SDEE, no Centro Administrativo Municipal, em frente ao CAIC, das 08h00 às 12h00.

Ainda segundo ela, após essa capacitação, os microempreendedores terão entre os dias 10 e 14 de maio para assinatura dos contratos, também na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo e, no dia 18, será divulgada a lista final dos que terão acesso à linha de crédito municipal.


Lista de Selecionados /Empreender 2021


Assessoria

Deputado Jeová Campos conhece futura reserva ecológica de natureza permanente em Olho d’água

Coincidentemente, na data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa da Caatinga, o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, Jeová Campos foi conhecer a futura reserva ecológica de natureza permanente de Olho D’água das Onças, no município de Picuí. O convite para conhecer a futura reserva partiu do também deputado Buba Germano, que está à frente da coordenação dos trabalhos para oficializar esse espaço ecológico. “Essa reserva retrata bem as espécies nativas, da fauna e da flora do bioma Caatinga e vai ser um espaço importante de preservação do meio ambiente”, destacou Jeová.


O deputado que fez breve fala durante a sessão legislativa remota desta quarta-feira pela manhã aproveitou a oportunidade para convidar os demais parlamentares e o público em geral para acompanharem, logo mais, a partir das 16h, uma sessão especial da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, transmitida direto de Picuí, que vai abordar a importância desta iniciativa de criação desta reserva ecológica.

“A defesa do meio ambiente, das espécies da fauna e flora, deve ser uma pauta permanente de todas as pessoas que se preocupam com o futuro do planeta, com o clima, com a natureza, com a vida. É preciso que cada um faça sua parte, pois essa questão ambiental diz respeito a todos, sem distinção”, argumentou Jeová, lembrando que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.


Assessoria 

Vacinação: presidente do CREF10 cobra tratamento igualitário para a categoria em JP

Conselho está tomando as medidas cabíveis para reverter a situação que passou a barrar os profissionais de Educação Física da imunização na área da saúde

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB), Francisco Martins da Silva, informou, nesta quarta-feira (28), que foi surpreendido com a notícia de que os profissionais da categoria, agendados para tomar a vacina contra a covid-19 neste dia, em João Pessoa, ao chegarem aos postos de imunização foram avisados de que a vacinação para eles estava suspensa, sem nenhuma explicação oficial para o fato. O CREF10 está tomando as medidas cabíveis para reverter a situação.

“A questão é incompreensível e inaceitável para a classe, à medida que, na condição de uma profissão de saúde, inclusive com profissionais atuando na linha de frente de combate à pandemia, em hospitais e unidades básicas de saúde, se vê tratada de forma diferenciada de outras da mesma área”, ressaltou o presidente.

“Aproveitamos o momento para informar aos profissionais que estamos realizando todos os esforços junto às autoridades para reverter a situação à medida que não podemos aceitar o tratamento de forma diferenciada, de maneira repentina e sem nenhuma explicação plausível”, complementou.

De acordo com o presidente, situação dessa natureza aconteceu, nesta terça-feira (27), na cidade de Campina Grande, com providências do CREF10 já encaminhadas junto aos órgãos competentes e com possibilidades de êxito. O mesmo está sendo providenciado para João Pessoa.


Assessoria de Comunicação do CREF10

9 maneiras que o ressentimento está arruinando sua vida

Veja o que especialistas têm a dizer sobre esse assunto

Surpreendentemente, o ressentimento nos relacionamentos é comum e pode arruinar vidas. Afinal, é fácil deixar a raiva apodrecer em amargura.

Não sou estranho em ser ofendido. Muitas vezes, eu levei as coisas para o lado errado e deixei essas coisas crescerem em problemas ainda maiores. Mesmo quando havia um problema sério, eu poderia explodi-lo fora de proporção. E sim, é bom se defender, mas não ser abusivo.

O que o ressentimento faz com nossos relacionamentos

O ressentimento nos relacionamentos pode fazer exatamente isso, pode rapidamente se transformar em uma situação abusiva, então você tem que ter cuidado.

Há várias maneiras pelas quais o ressentimento pode afetar seu relacionamento e sua vida em geral. Vamos?

1. Pequenas coisas se tornam grandes problemas

Uma maneira que o ressentimento pode arruinar sua vida é fazendo pequenos problemas em grandes. Por exemplo, se você não gosta dos tempos passados do seu parceiro e você escolhe fazer observações maldosas, isso pode apodrecer em verdadeiro ressentimento para vocês dois.

Às vezes é melhor manter suas opiniões opostas para si mesmo se você sente que vai se tornar amargo.

2. Uma coisa leva a outra

O ressentimento nos relacionamentos pode fazer com que um problema leve a outros. Se você e seu parceiro parecem ter problemas financeiros e optarem por fazer comentários sarcásticos, isso pode levar a comparações e degradação.

Se você tem um problema, você deve abordar essa preocupação primeiro antes de misturá-la com outras situações. Nunca é saudável lutar duas batalhas ao mesmo tempo ou uma que pode sangrar em outras áreas da sua vida.

3. Sem perdão

O poder negativo que isso tem pode alimentar décadas de negligência. Houve muitos casais ou familiares que perderam contato uns com os outros devido a essa escolha tóxica de ação. O perdão é vital em qualquer relacionamento.

Na verdade, é a coisa mais importante que salva uma relação conturbada. Sua vida pode acabar em ruínas se você for incapaz de perdoar seus entes queridos.

4. A paixão terá ido embora

Essa paixão que vocês tiveram um pelo outro será tórrida nas águas amargas do ressentimento. Todos sabemos que lutar em um relacionamento é normal, até saudável, mas algumas lutas nunca acabam, elas apenas se transformam de um fracasso para o outro.

O que acha que isso faz com a intimidade? Paixão morrerá eventualmente se cada delito for coletado e salvo para inspeção posterior. Em vez de perdão, o ressentimento nos relacionamentos alimentará as emoções e afastará o amor.

5. Falta de resolução

O ressentimento não só causa raiva e falta de paixão em seus relacionamentos, mas também leva a um beco sem saída. Se os meios de comunicação não forem saudáveis, então não haverá resolução para certas questões.

Nesse sentido, há muitas dúvidas que as pessoas têm em relacionamentos, e por isso acabam entrando em relacionamentos sugar, ou seja, frase de apresentação sugar baby.

Você não pode varrer as coisas para debaixo do tapete e esperar que elas melhorem, portanto, a falta de resolução aumentará os sentimentos de ressentimento até que, em última análise, a relação seja destruída. Indo mais longe, até mesmo outros aspectos da vida podem ser destruídos devido à sua incapacidade de enfrentar seus problemas e encontrar soluções.

6. A confiança está morta

Se você permitiu que o ressentimento se estabelecesse em seu relacionamento, então será difícil confiar em seu parceiro ou em si mesmo. Em primeiro lugar, você não vai se sentir confortável com prioridades, digamos por que seu parceiro falhou com você nesse aspecto.

Talvez seu parceiro tenha sido infiel, o que definitivamente causa desconfiança. Sim, seu mundo inteiro pode ser remodelado devido a coisas como esta, e é por isso que a lealdade é tão importante. Sem lealdade, o ressentimento, que mata a confiança, certamente ocorrerá e criará todo tipo de infortúnio.

7. Humilhação pública

Esse tipo de comportamento é um dos sintomas mais frios de ressentimento. Ligar para seus nomes de parceiros, falar sobre suas deficiências com amigos, ou envergonhá-los em público pode arruinar você e seu parceiro, e vice-versa.

Se você é a vítima ou o atormentador, o ressentimento pode utilizar essa tática para causar danos irreparáveis ao seu futuro e reputação. Esse tipo de coisa também pode arruinar a vida de outros membros da família e entes queridos também.

8. Abuso de substâncias

Sinto muito, mas em algum momento ou outro, as coisas sempre podem levá-lo pelo caminho do abuso de substâncias. Quando você briga o tempo todo com seu parceiro e a amargura há muito tempo se estabelece, você pode recorrer à bebida ou abuso de drogas. Como você sabe, seja por overdose, perda de amigos, ou divórcio, abuso de substâncias pode arruinar sua vida.

9. Infidelidade

Esta é outra maneira que o ressentimento pode destruí-lo. Uma vez que você tenha esse profundo ódio por seu companheiro, você facilmente comete adultério. Embora os humanos sejam inteligentes, na maioria das vezes, eles ainda continuam pensando que a grama é mais verde do outro lado".

Talvez às vezes seja, mas honestamente, cada um de nós tem qualidades negativas e fugir da responsabilidade e perseguir uma ilusão nunca nos fará felizes. Com o tempo, podemos nos encontrar lidando com o mesmo ressentimento de uma pessoa diferente.

Simplificando: ser capaz de se comunicar ajudará a reduzir o ressentimento em seu relacionamento, mas tenha em mente que essa comunicação deve ser justa. Se você aprender a realmente ouvir o que seu parceiro diz, haverá pouco risco de cair em amargura.

Espero que a verdade dessas consequências devastadoras ajude você a ter paciência e praticar o amor ao tentar encontrar uma resolução. Desejo-lhe toda a sorte do mundo.

Ascom

Pão de Saora agora é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba

Nada como um pão fresco à mesa do café da manhã para começar bem o dia. Melhor ainda se for o tradicional e delicioso "Pão de Saora", que os habitantes de Cajazeiras e região apreciam desde meados do século passado e que, desde o ano passado também está disponível para o mercado de João Pessoa. Mas, a novidade é saber que esse saboroso alimento é, a partir de agora, considerado patrimônio cultural e imaterial da Paraíba. Lei neste sentido foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do Estado. A Lei 11.916/2021 é fruto de uma propositura do deputado estadual Jeová Campos, através do PL 2.590/2021.

O parlamentar lembra que o ‘Pão de Saora’ foi idealizado pelo Sr. Severino Cabral dos Santos, conhecido como “Seu Saora”, em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras. “Essa iguaria é conhecida e saboreada por consumidores fiéis de Cajazeiras e outras cidades do Alto Sertão Paraibano e até outros estados e mesmo após o falecimento do criador do pão, seus familiares continuaram a tradição do fabrico dos pães”, destaca o deputado.

Paraibano nascido em Teixeira, em 19 de outubro de 1918 e falecido em 2004, aos 86 anos, em Cajazeiras, Seu Saora, diante das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, teve a feliz ideia de fabricar pães caseiros de forma artesanal com a ajuda da família. “Em sua fórmula simples e sem segredos, os pães de Saora, como ficaram conhecidos e adquiriram fama, eram e ainda são produzidos sem qualquer produto químico o que os diferencia pelo sabor e qualidade”, reitera Jeová, destacando que esse pão é a garantia de um alimento saudável e nutritivo como, aliás, deve ser aquele que é considerado o primeiro e mais sagrado alimento do nosso dia a dia.

O pão que há décadas é feito em Cajazeiras pode ser encontrado também em João Pessoa nas versões salgado e doce, graças à iniciativa de uma das netas de Seu Saora, a enfermeira Jana Samara, satisfazendo os inúmeros cajazeirenses residentes na capital que há muito desejavam adquirir o produto e os pessoesnses que passaram a ter disponível essa iguaria com mais facilidades.


Assessoria

Rostand Paraíba articula Centro de Treinamentos para o Aluísio Campos em parceira com a Cab Motors

O vereador Rostand Paraíba (PP) está articulando com a diretoria da empresa Cab Motors a implantação de um Centro de Treinamentos no Conjunto Aluísio Campos, em Campina Grande. Para tanto, ele vem mantendo contatos frequentes com o presidente da empresa, Antônio de Sousa, que estará na cidade nos próximos dias e será recepcionado pelo parlamentar.

A Cab Motors é uma indústria que fabrica carros elétricos e que deverá instalar uma unidade em Campina Grande, mais precisamente no Aluísio Campos, num terreno que, inclusive, já está sendo preparado para receber as fundações do empreendimento. “Estou muito confiante de que esta empresa vai chegar aqui e quero parabenizar o presidente Antônio de Sousa, que sempre interage conosco”, afirmou o vereador.

De acordo com Rostand Paraíba, a Cab Motors vai empregar mais de mil pessoas em Campina Grande e como ela será instalada no Aluísio Campos, deverá ter, também, uma atuação social no conjunto. “Já passei para o presidente Antônio de Sousa alguns projetos na área de esporte e ele ficou muito interessado. Ele estará aqui nestes próximos dias e vamos recepciona-lo para detalhar melhor estes projetos, que são fruto do nosso mandato parlamentar, dedicado a várias bandeiras, dentre elas a do esporte”.

Dentre os projetos apresentados pelo parlamentar campinense ao presidente da Cab Motors está o da implantação do Centro de Treinamentos. “Lá no Aluísio Campos tem muitas crianças, pra gente fazer um trabalho com as escolinhas de futebol, pois, hoje, muitas crianças sonham em ter uma carreira no futebol, ser um Neymar, um Pelé e falei sobre este projeto com o presidente e ele gostou muito”, disse Rostand. “Então fico muito feliz que a cidade receba uma indústria deste tamanho e desta importância”.



Assessoria

terça-feira, 27 de abril de 2021

Equipe da SES pode ser condecorada com Medalha Epitácio Pessoa pela atuação no enfrentamento do Covid na Paraíba

Mesmo quando muitos estados do país colapsaram, com filas e falta de leitos para internamento para pacientes com coronavírus, a Paraíba seguiu no enfrentamento da pandemia em equilíbrio abrindo novos leitos, contratando equipes para ampliar a assistência, priorizando estratégias de fortalecimento dos hospitais permanentes, abrindo apenas um hospital de campanha, em Santa Rita, implantou o inquérito sorológico em todas as regiões do estado, já tendo testado 20% da população, adotou medidas restritivas de circulação quando entendeu que era necessário e, sobretudo, dispôs de uma equipe que trabalhou e continua trabalhando diuturnamente no combate não apenas a proliferação da doença, mas, sobretudo no acolhimento e assistência aos doentes. E foi para reconhecer esse empenho, competência, compromisso e responsabilidade que o deputado estadual, Jeová Campos propôs, através do Projeto de Resolução Nº 301/21, que os representantes da Secretaria de Estado de Saúde, em nome de todos os profissionais da SES, fossem agraciados com a mais alta comenda da ALPB, a Medalha Epitácio Pessoa.

De acordo com o PR, em seu Artigo 1º, fica concedida a Medalha Epitácio Pessoa aos Doutores Geraldo Antônio de Medeiros, Secretário de Estado da Saúde da Paraíba, a Doutora Renata Valéria Nóbrega, Secretária Executiva de Estado da Saúde da Paraíba, e o Doutor Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, Secretário Executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, representando todos os profissionais de saúde da Paraíba, pelas suas ações reconhecidamente meritórias no enfrentamento ao novo coronavírus, COVID-19, no Estado da Paraíba.

O secretário Geraldo Medeiros, embora seja um profissional discreto e pouco afeito a homenagens, recebeu o comunicado do deputado autor da propositura com muita alegria. “Nos sentimos muito honrados de receber essa homenagem da Assembleia que além de nos alegrar pelo reconhecimento do trabalho realizado também amplia a homenagem a toda uma equipe que se dedica, diuturnamente, para garantir saúde de qualidade para toda população paraibana”, disse Dr. Geraldo, agradecendo a iniciativa em nome de sua equipe.

“Além de todas as ações da SES no enfretamento da pandemia em relação aos pacientes, o que nos permitiu assegurar uma assistência adequada e em tempo, já que não tivemos problemas com superlotação nas unidades referenciadas, ainda há que se destacar a diligência e competência da equipe da SES na questão da logística e distribuição das vacinas contra o Covid, trabalhando diuturnamente e não raro de madrugada, o que nos garantiu ocupar lugar de destaque na aplicação das doses, permanecendo hoje em 4º lugar no ranking nacional, segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa”, destacou Jeová, dizendo-se extremamente feliz em ter podido homenagear a equipe da SES, representada por seus secretários.

A comenda, segundo o parlamentar, será entregue em Sessão Solene da Assembleia Legislativa, em dia e horário a serem definidos, de acordo com a disponibilidade dos homenageados e das condições da pandemia. O PR foi protocolado na noite desta segunda-feira (26) e deve ir a plenário para apreciação dos parlamentares, ainda essa semana.


Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Santa Rita renova parceria com Instituto Alpargatas

Nesta última segunda-feira (26/04), a Prefeitura de Santa Rita renovou o acordo de parceria com o Instituto Alpargatas (IA) nas áreas de educação, esporte e cultura. O termo foi assinado pelo prefeito Emerson Panta, pelo diretor executivo do IA, Berivado Araújo e pela secretária de Educação do município Edilene Santos, e garante a continuidade dos trabalhos de apoio, incentivo e valorização de alunos e professores do sistema municipal de ensino.

A parceria com o instituto vem promovendo uma série de trabalhos voltados para o crescimento e valorização da produção educacional nas escolas. Além disso, durante a pandemia do coronavírus, a empresa Alpargatas também ofereceu ajuda na produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os servidores que atuaram diretamente na linha de frente de combate à Covid-19.

De acordo com o prefeito Emerson Panta, a parceria com o IA vem apresentando números expressivos de participação de alunos e professores nas ações de educação, esporte e cultura, inclusive com a publicação de trabalhos para mais de 140 países.

“Nos enche de orgulho saber que nossos professores estão recebendo este incentivo e de ver seus trabalhos publicados para o mundo. Santa Rita está de parabéns por esta parceria”, destacou o prefeito.

Berivaldo Araújo, diretor executivo do IA, destacou o crescimento de trabalhos apresentados pelos educadores e, consequentemente, o maior número de produções sendo publicadas no Brasil e no exterior. “Nesta tarde também temos o prazer de premiar o ‘Educador Nota 10’ do ano de 2020”, informou Berivaldo.


EDUCADOR NOTA 10


As três primeiras colocadas na seleção de Educador Nota 10 foram Kay Francys do Nascimento Paixão (Escola Vovó Vina),Telma Melz de Oliveira (Escola Flávio Maroja) e Maria do Socorro Marcelino Bandeira (Escola Aníbal Limeira).

Já a secretária de Educação Edilene Santos lembrou de várias ações de apoio ao sistema educacional, como o laboratório digital implantado na Escola Odilon Ribeiro Coutinho, em Tibiri 2. “Temos a satisfação de trabalhar com um grupo de pessoas dedicadas e empenhadas em fazer o melhor pela educação e essa parceria vem somar ainda mais", completou a secretária.


Secretaria de Comunicação Institucional

ALPB aprova concessão de Medalha Padre Rolim a educadora Sheylla Lacerda

Os deputados estaduais paraibanos aprovaram por unanimidade, durante sessão remota da ALPB, desta terça-feira (27), o Projeto de Resolução Nº 264/2021, de autoria de Jeová Campos, que com concede a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim – à Doutora Sheylla Nadjane Batista Lacerda. “A Dra. Sheylla tem um currículo que está à altura desta honraria e se enquadra em todos os critérios adotados para concessão desta medalha”, destacou o autor da propositura em sua fala justificando a sua iniciativa.

Segundo Jeová, a homenageada é Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba, Diretora Pedagógica da Faculdade Santa Maria, Diretora da Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Santa Maria. Atua na Área de Saúde Pública e Avaliação de Serviços de Saúde.

O deputado lembrou que quem não é de Cajazeiras, nem da área educacional/pedagógica, talvez não tenha ouvido falar na Dra. Sheylla, mas ela tem um currículo bastante interessante que entre os feitos foi transformar inicialmente uma casa simples, no maior espaço educacional da região com a Faculdade Santa Maria, com cursos em várias áreas, fazendo com que Cajazeiras voltasse a ter um olhar diferenciado, resgatando o legado do Padre Rolim. “A homenageada, juntamente com a Professora Ana Costa Goldfarb, implantaram no ano de 2002, uma Instituição de Ensino Superior em Cajazeiras, a Faculdade Santa Maria. Essas duas grandes formadoras e empreendedoras, preocupadas com a educação e com o desenvolvimento do município de Cajazeiras, assumiram um compromisso muito sério ao promover um processo de formação de profissionais capazes de atuar com competência na promoção, prevenção e reabilitação em saúde nos diversos níveis de atenção”, destacou Jeová.

Ele lembrou que, atualmente, a instituição funciona com 11 cursos de graduação: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Medicina, Administração, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Nutrição e Odontologia, que hoje tem um corpo discente composto de 3.000 mil alunos. “Hoje a Faculdade Santa Maria gera 300 empregos diretos e muitos indiretos, além de contribuir para uma nova realidade nos setores produtivos do município de Cajazeiras e cidades circunvizinhas proporcionando um avanço socioeconômico direto e/ou indiretamente”, reforçou o parlamentar, destacando que além das atividades acadêmicas, a Faculdade Santa Maria tem parceria com o Instituto Maria José Batista (IMJOB), instrumento alternativo na materialização da inclusão social, uma vez que desenvolve atividades por meio de projetos sociais que contribuem com ações que objetivam promover a cidadania de crianças, adolescentes, mulheres quilombolas, ciganos e idosos, integrando pessoas. “A homenageada dedicou parte de sua vida à educação de centenas de sertanejos. Por isto também entendemos que a mesma é digna e merecedora desta homenagem”, finalizou Jeová.


Assessoria 

Comitê popular contra a fome protesta hoje contra gestão de Bruno e cobra reabertura dos restaurantes populares em Campina

O comitê sindical e popular contra a Fome coordenou para a manhã desta terça-feira, (27), às 9 horas, um ato simbólico no gabinete do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) próximo ao Terminal da Integração, na Avenida Barão do Rio Branco.

A manifestação terá a presença dos colaboradores da ocupação da extinta Cozinha Comunitária do Jeremias e tem o objetivo de pressionar a atual gestão a reabrir os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias fechados desde a gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD), aliado do atual prefeito.

Segundo os representantes deste comitê ante a pandemia, ao elevado desemprego e a da volta da fome em grande escala, a reabertura desses equipamentos urbanos deve ser urgente. Para mais informações sobre como ajudar na luta contra a fome em Campina Grande, entre em contato com o comitê sindical e popular, pelo telefone (83) 98877 3222.

Desde o inicio da gestão Romero Rodrigues houve a desativação dos restaurantes populares que funcionavam na cidade – no centro e no distrito dos mecânicos – e das 9 cozinhas comunitárias, nos distritos de São José da Mata e Galante, além dos bairros José Pinheiro, Malvinas, Bodocongó, Liberdade, Pedregal, Jeremias e Catingueira, gerando a população menos possibilidades de acesso a alimentação de qualidade a preços baixos.

 

Redação 

Os mecanismos justos da Vida Eterna

Muitos podem considerar injusto o esquecimento temporário das vidas anteriores quando ocorre o processo do renascimento, questionando: 

— O que vale reencarnar e esquecer o passado? 

No entanto, conforme expliquei na série radiofônica “Ação e Reação”, no início da década de 1990, ao comentar passagens do livro homônimo de André Luiz (Espírito), pela psicografia do médium brasileiro Chico Xavier (1910-2002), a Sabedoria, a Bondade e a Justiça de Deus são realmente infinitas, porquanto o Pai Celestial tudo faz para aplacar o ódio, mesmo com atitudes ou mecanismos ainda incompreendidos por nós. E o esquecimento temporário das dívidas passadas é um deles. Imaginem se regressássemos ao corpo físico sabendo que fulano de tal nos prejudicou em outra existência ou se alguém tem conhecimento de que nós fizemos isso ou aquilo de ruim a ele... Dessa forma, a reconciliação ou o pagamento das dívidas, enfim, a derrota definitiva do mal pelo plantio do Bem demoraria muito mais.  

Quando paramos para pensar, deduzimos que a melhor solução é olvidar mesmo os fatos anteriores, procurarmos saldar os débitos do pretérito e seguirmos adiante.

É verdade que alguns têm ciência, por meio das terapias de regressão de vidas passadas, sonhos e premonições, de determinados eventos, mas de certa maneira velada, porque a psicologia humana é bem diferente da do Espaço, isto é, da Psicologia além da psicologia. Um dia, serão semelhantes ou iguais à medida que o mundo evoluir e a União das Duas Humanidades, pregada pelo saudoso Alziro Zarur (1914-1979), for uma realidade para todos. Ou seja, a humanidade de baixo, esta de que fazemos parte, com a do Alto, a dos chamados “mortos”, mas que permanecem tão vivos quanto nós.  


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com  

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Equipamentos para realização do teste do pezinho ampliado na rede pública já chegaram e em breve serão instalados

Os equipamentos que viabilizarão a realização do Teste do Pezinho Ampliado nas unidades públicas de saúde da Paraíba, e que vai possibilitar que o filho do pobre paraibano tenha as mesmas condições que os filhos dos ricos de identificar várias doenças de forma precoce ao nascer, já chegaram a sede do Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba-Lacen. A boa notícia foi divulgada hoje (26) pelo deputado estadual Jeová Campos, autor do Projeto de Lei que propôs a implantação do serviço. “Estou muito feliz com essa novidade e espero em breve ver a realização dos testes”, disse o parlamentar. A Lei em questão é a Nº 11566 e foi sancionada em dezembro de 2019.

Jeová lembra que simultâneo a instalação dos equipamentos está ocorrendo os treinamentos das equipes responsáveis pela instrumentalização dos testes que começam nesta segunda-feira (26). “A lei foi sancionada há um ano, mas a demora na implantação dos testes se deveu a uma série de fatores, que passou pela aquisição dos kits, do treinamento de pessoal, da logística de realização do exame, dos equipamentos necessários para a realização dos mesmos, mas, estamos muito próximo de tornar tudo isso realidade aqui na Paraíba”, disse o parlamentar, lembrando que a Paraíba será o primeiro estado do Nordeste a dispor desse tipo de testagem na rede pública de saúde.

O deputado aproveitou para agradecer o empenho e compromisso da equipe da Secretaria Estadual de Saúde, nas pessoas do secretário, Dr. Geraldo Medeiros, de Renata e do secretário executivo, Daniel Beltrami que mesmo em meio a toda essa pandemia do Covid conseguiram, em paralelo, implantar esse projeto de grande relevância que é o do Teste do Pezinho Ampliado. A expectativa com a chegada dos equipamentos e com a realização do treinamento das equipes é que o teste já comece a ser realizado a partir de maio.

Atualmente, o teste do pezinho disponibilizado na rede pública paraibana diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Estou muito feliz e com uma imensa expectativa de poder ver esse teste sendo realizado em nossos bebês. Essa iniciativa mostra o quanto uma política pública pode interferir positivamente na vida do cidadão e vale lembra que isso tudo começou no parlamento, com a minha proposta”, destacou Jeová. O parlamentar se reunirá nesta segunda (26) com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que já lhe adiantou que tem interesse de implantar na rede estadual do estado vizinho o mesmo teste ampliado. A principal pauta do encontro será sobre questões ligadas ao projeto de conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Quais patologias

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. No Distrito Federal, que hoje é referência em Teste do Pezinho Ampliado são feitas, em média, 400 novas consultas de primeira vez no Centro de Referência de Doenças Raras da Secretaria de Saúde.


Assessoria de Imprensa