segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Prefeitos aliados do líder do governo na ALPB destacam apoio municipalista de Veneziano

O senador Veneziano Vital do Rêgo participou nesta segunda-feira (30) de um encontro com diversos prefeitos e vice-prefeitos paraibanos, eleitos e reeleitos, promovido pelo líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Barbosa, em sua residência, na cidade de Lucena, no litoral paraibano. Veneziano reafirmou que seu gabinete está à disposição do deputado e dos gestores.

Muitos dos prefeitos tiveram a oportunidade de falar na reunião e destacaram a forte atuação municipalista de Veneziano, ao focar suas ações em favor dos 223 municípios paraibanos, auxiliando os gestores com a destinação de emendas e articulações, em Brasília, para contribuir com as administrações.

Participaram do encontro a prefeita Adailma e o prefeito eleito Luiz Machado, ao lado do seu vice-prefeito eleito Nilvan, da cidade de Serra da Raiz; o prefeito reeleito Kayser Rocha, de Solânea; o prefeito João Batista, de Barra de São Miguel; o ex-prefeito Roberto Carlos, pai da prefeita Joyce Rennaly, de Duas Estradas; o prefeito João Idalino, o vereador Denizar e Sérgio, candidato a vice-prefeito da cidade de Dona Inês; o prefeito Ronaldo Queiroz e o prefeito eleito Zé Elias, de Gurjão; o prefeito Fabiano Pedro e o prefeito eleito Zezinho da Rapadura, de Lagoa de Dentro; o prefeito Pedrito e a prefeita eleita Aline Povão, de Cruz do Espírito Santo; o prefeito Tarcisinho, de Caiçara; e Daniel, esposo da prefeita reeleita Lili, da cidade de Marcação.

“Na condição de ex-prefeito, Veneziano conhece a realidade dos municípios, além de ter uma experiência como deputado federal e atual senador atuante. E nós, prefeitos, sabemos que temos, lá em Brasília, um senador que luta pelas nossas causas, um senador realmente municipalista. Lá em Solânea somos muito satisfeitos com essa parceria administrativa com o nosso senador, que tem trabalhado muito por nossa cidade”, disse o prefeito reeleito de Solânea, Kayser Rocha.

Quem também reforçou este conceito foi o prefeito de Gurjão, Ronaldo Queiroz. “O gabinete de Veneziano é uma casa para os prefeitos em Brasília”, disse ele, destacando recentes conquistas para a cidade, como calçamento de ruas e a aquisição de patrulhas mecânicas.

Para o deputado Ricardo Barbosa, o encontro foi muito positivo, e reafirmou a aproximação cada vez mais presente do mandato parlamentar com o povo, através das demandas dos prefeitos. “O senador tem destinado, desde quando era deputado federal, emendas que garantem importantes obras e ações por toda a Paraíba; e aqui, os prefeitos da nossa base tem a certeza da continuidade desse apoio do nosso senador municipalista”, afirmou o líder do governo na ALPB.

Veneziano agradeceu aos presentes e se colocou à disposição dos gestores. “Eu elogio essa iniciativa do nosso líder na Assembleia, deputado Ricardo Barbosa, para trazer as demandas municipalistas dos gestores da sua base. O municipalismo é uma bandeira que carrego desde o inicio da minha trajetória política, pois, como também gestor executivo que fui, entendo as dificuldades e me comprometo com as demandas municipalistas”, disse.

O encontro também teve a participação da Gerente de Acompanhamento e Fiscalização de Obras da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP), Thais Cristine, que apresentou aos gestores um novo programa de habitação popular do Governo do Estado para a construção de unidades habitacionais nos municípios, que contará com o apoio e articulação do senador Veneziano e do deputado estadual Ricardo Barbosa.

Na semana passada Veneziano participou de importante encontro com outros 12 prefeitos, da base do deputado estadual Taciano Diniz, também colocando o seu gabinete à disposição dos gestores.


Assessoria de Imprensa

Deputado Jeová se reúne com representantes do Governo para solicitar implantação do Teste do Pezinho Ampliado o mais breve possível

As crianças recém-nascidas em unidades da rede estadual de saúde da Paraíba poderão dispor do Teste do Pezinho Ampliado graças a uma conquista capitaneada pelo deputado estadual Jeová Campos, autor do Projeto de Lei de n. 1.721/2018, que virou a Lei 11.566, em dezembro do ano passado. Porém procedimentos diversos, incluindo o processo licitatório para aquisição dos testes e capacitação da rede pública para realização dos exames, atrasaram a efetiva implantação do serviço. Nesta segunda-feira (30), o parlamentar esteve reunido com o secretário estadual de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, também na Secretaria de Administração e ainda com dirigentes do LACEN/PB para solicitar mais agilidade na efetivação desta política preventiva de saúde pública que fará a diferença no futuro de milhares de crianças Paraíba.

“A Paraíba tem a oportunidade de ser pioneiro no Nordeste na implantação deste teste ampliado, seguindo outras localidades, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Distrito Federal, Porto Alegre e Goiás que já implantaram em suas redes o serviço”, afirma Jeová, lembrando que está dedicando sua Emenda Impositiva, este ano, para implantação e execução da referida Lei.

O deputado lembra que é preciso ter celeridade para que essa política pública de saúde assegure aos filhos e filhas do povo paraibano, nascidos em hospitais e maternidades da rede pública de saúde da Paraíba, o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada. “Com esse teste será possível diagnosticar precocemente várias doenças, proporcionando um tratamento eficiente e imediato. Esses exames hoje só estão acessíveis aos filhos de pais ricos e mais abastados. Eu quero que os filhos dos pobres também tenham acesso a esses exames”, destacou o parlamentar. Atualmente, o teste do pezinho diagnostica apenas nove doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos. A Lei estabelece que os testes de triagem neonatal deverão ser aplicados na alta hospitalar, independentemente, das condições de saúde do recém-nascido e que os resultados sejam encaminhados aos pais, num prazo de até 15 dias, a contar da data de coleta do material.


Assessoria

Radialista Márcia Rejane volta aos microfones da rádio Arapuan nesta terça (1º) de dezembro

A Radialista Márcia Rejane volta a apresentar os programas musicais pela manhã e tarde a partir desta terça-feira (1º) de dezembro na rádio Arapuan FM de Cajazeiras.

A apresentadora se afastou da emissora para disputar as eleições municipais desse ano de (2020), como candidata a vereadora pelo (PSB) no qual, obteve a expressiva votação - obtendo 560 votos ficando na suplência.

Na oportunidade, Márcia agradeceu o apoio e disse que ganhou experiência e aprendizado e, que a semente foi plantada, já que foi a primeira vez que disputou uma campanha eleitoral.

A comunicadora é formada em Direito, tem um blog que leva seu nome, sendo ela profissional do rádio há quase 24 anos.


Assessoria

Eleição de Cícero fortalece pré-candidaturas de Raíssa Lacerda e Chico Mendes para 2022

A eleição do “Caboclinho” sertanejo, natural de São José de Piranhas dar ênfase a pré-candidatos conterrâneos

A eleição de Cícero Lucena (PP) neste último domingo (29), para comandar a Prefeitura de João Pessoa/PB, começa movimentar os bastidores políticos para o embate estadual de 2022, aonde serão eleitos governador, senador, deputado federal e estadual.

A eleição do “Caboclinho” sertanejo, natural de São José de Piranhas dar ênfase a pré-candidatos conterrâneos seus que já vislumbram à disputa estadual, mas agora certamente terão mais espaço para trabalhar suas futuras candidaturas com votos dos pessoenses, sob o comando do novo prefeito da capital.

Nesse contexto está, a vereadora de João Pessoa, Raissa Lacerda que não conseguiu a reeleição e deve disputar uma vaga na ALPB em 2022. Raissa é filha do ex-deputado, Zé Lacerda, natural de São José de Piranhas.

Do mesmo modo está o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (Cidadania), reeleito em 15 de novembro com uma votação histórica, Chico, deve disputar uma vaga na Assembleia ou na Câmara dos deputados.

Raíssa Lacerda e Chico Mendes, certamente, terão forte apoio de Cícero nas eleições de 2022. Nesse caso pesa muito o fato de eles serem conterrâneos piranhenses.

Nesse segundo turno Raissa foi vista, em um esforço tremendo, trabalhando dia e noite na capital para eleger Cícero Lucena.

Já o prefeito, Chico Mendes, foi visto nesses últimos dias fazendo campanha fortemente para seu conterrâneo em vários bairros da capital paraibana.


Por Alex Gonçalves

domingo, 29 de novembro de 2020

TSE: 604.098 mil justificaram ausência via e-Título

Total foi atualizado pela Justiça Eleitoral às 14h46

Numa primeira atualização na tarde deste domingo (29), segundo turno das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, entre 7h e 14h46 de hoje (29), 604.098 eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral justificaram ausência às urnas por meio do aplicativo e-Título.

Segundo a Justiça Eleitoral, o aplicativo tem funcionado “adequadamente e sem instabilidade”, diferentemente do primeiro turno, em 15 de novembro, quando o e-Título apresentou falhas, impedindo muitos eleitores de justificar ausência através da ferramenta digital.

Neste segundo turno, só consegue utilizar o e-Título quem baixou o aplicativo e se cadastrou até as 23h59 de sábado (28). A medida foi tomada para evitar a mesma sobrecarga que provocou instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral no primeiro turno.

A justificativa pelo aplicativo no dia da eleição dispensa comprovação documental, pois o e-Título se vale do georreferenciamento presente nos celulares para certificar a ausência do eleitor.

Também é possível justificar a ausência pelo app depois da votação, num prazo de 60 dias, mas nesse caso a Justiça Eleitoral pede que seja anexado algum tipo de comprovação, como uma passagem ou uma reserva de hotel, por exemplo.

Além do aplicativo, a partir de amanhã (30), pelo mesmo prazo de 60 dias, o eleitor pode também justificar sua ausência presencialmente, no cartório eleitoral, ou na internet, por meio do portal Justifica, do TSE.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pelo TSE. Caso o eleitor não justifique por três eleições seguidas, pode ficar sujeito a sanções, tendo o título de eleitor cancelado e sendo impedido, por exemplo, de fazer empréstimos em bancos públicos ou emitir documento oficial, entre outras restrições.


TSE

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Chapas de Neto e Ninha são desfeitas e nova formação para eleger presidente da Câmara fica nas mãos do prefeito José Aldemir

Sem acordo, vereadores voltam à estaca zero e nas mãos do prefeito

Após se reunirem em restaurante no Distrito de São Gonçalo, em Sousa, na última terça-feira (24), vereadores novatos e reeleitos formaram duas chapas para concorrerem à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cajazeiras, mas devido à grande repercussão o prefeito José Aldemir não teria aceitado bem as articulações e chamou o feito à ordem.

De acordo com auxiliares do gestor, o mesmo teria esbravejado e ameaçado exonerar pessoas indicadas tanto pelo vereador eleito “Ninha do Frigorifico”, quanto, pessoas indicadas pelo vereador reeleito “Neto da Vila Nova”.

Na tarde desta sexta-feira (27), o prefeito José Aldemir participou de um programa de rádio e declarou que sob consenso – sete vereadores eleitos pelo seu grupo político teriam feito um acordo e indicaram o nome do veterano Eriberto Maciel (PP), para presidir a Câmara, no primeiro biênio: (2021/2022) e, para o biênio: (2023/2024) o grupo apontaria no futuro, o nome de um vereador aliado, porém, dias após esse acordo, José Aldemir foi tomado de surpresa com a formação de duas chapas encabeçadas no primeiro momento por Ninha do Frigorifico e para o segundo momento, Neto da Vila Nova.

No decorrer da semana, o grupo recém-formado por (oito) vereadores: Ninha do Frigorifico (PP), Neto da Vila Nova (PP), Nino da Esperança (PSDB), Sargento Orlando (PSDB), Waldemar Carolino (PSDB), Delzinho da Arara (PSB), Roberto das Redes (PSC) e Luzia Trajano (PSC) ficaram mantendo dialogo diariamente, até esta sexta-feira (27), quando o referido grupo se reuniu, na ocasião a vereadora eleita Luzia Trajano havia dito que para permanecer firme no “grupo dos oito”, os demais parlamentares teriam que fazer oposição ferrenha ao prefeito José Aldemir.

Sem acordo, o grupo foi desfeito e a eleição para eleger à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cajazeiras, fica nas mãos do prefeito José Aldemir Meireles.


Redação – Folha VIP de Cajazeiras

MPPB denuncia Roberto Bayma e outros 21 prefeitos por se recusarem assinar acordo para o fim dos lixões

“Esses gestores foram convidados, mas se recusaram a assinar os acordos”

A Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba denunciou à Justiça, por crime ambiental, 22 prefeitos paraibanos que não assinaram acordos de não persecução penal (ANPP) se comprometendo a dar a destinação correta aos resíduos sólidos produzidos em suas cidades. Para se ter uma ideia da grandeza do dano ambiental provocado por essa prática criminosa, os lixões desses municípios ocupam uma área estimada total de 40,53 hectares, o equivalente a, aproximadamente, a 40 campos de futebol. O Ministério Público da Paraíba alerta aos prefeitos e prefeitas das 3ª, 4ª e 5ª regiões que assinaram ANPPs que o prazo para o cumprimento termina no dia 1 de dezembro. A atuação faz parte do projeto “Fim dos lixões da Paraíba”, iniciado em 2018.

Nesta primeira etapa, foram denunciados os gestores dos municípios de Boqueirão, Mato Grosso, Pocinhos, Alagoa Nova, Aroeiras, Igaracy, Lastro, Prata, São José dos Cordeiros, São José de Princesa, São Vicente do Seridó, Belém do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Santo André, Livramento, Parari, Sumé, Zabelê, São João do Cariri, Camalaú, Bom Sucesso e Serra Branca. As denúncias foram apresentadas pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), órgão auxiliar do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.

“Esses gestores foram convidados, mas se recusaram a assinar os acordos de não persecução penal (que, em resumo, previa o fechamento dos lixões da Paraíba em um prazo determinado, em troca da extinção de punibilidade pelo crime ambiental). Diante disso, o MPPB realizou vistorias técnicas nas localidades, comprovando a destinação ambientalmente inadequada dos resíduos sólidos. Por esse motivo, foram alvos dessa ação do Ministério Público e terão que responder perante à Justiça pelos crimes ambientais provocados”, explicou Seráphico.

Petições encaminhadas à Justiça

Além das providências tomadas em relação aos gestores que não assinaram os acordos, que foram as denúncias, o MPPB está avaliando o cumprimento das obrigações por parte dos que se comprometeram. Nesse sentido, já foram encaminhadas 66 petições à Justiça, envolvendo prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem as 1ª e 2ª regiões do Estado. Dessas, 30 foram pedidos de extinção de punibilidade pelo cumprimento dos acordos de não persecução penal (comprovada a destinação correta dos resíduos e o fechamento do lixões) e 36 de rescisão dos ANPPs, devido ao não cumprimento.

O promotor de Justiça e coordenador da Ccrimp, Rodrigo Pires, alerta aos gestores dos municípios das 3ª, 4ª e 5ª regiões que firmaram acordos que o prazo para cumprimento das obrigações assumidas está se encerrando. “Aqueles que não comprovarem perante à Ccrimp o encerramento dos lixões, terão os acordos rescindidos e, por conseguinte, também serão denunciados”, explicou, acrescentando que a expectativa é que esses gestores atendam à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

O projeto

O projeto “Fim dos Lixões” foi concebido em meados de 2018, quando o Ministério Público se viu prestes a denunciar 90% dos municípios que destinavam resíduos a lixões por crime ambiental. Foi proposto o acordo de não persecução penal para que, em um ano, os municípios fechassem os lixões e termos de ajustamento de conduta para a recuperação da área degradada no prazo de cinco anos. Findo o prazo para o cumprimento dos ANPPs, a Ccrimp iniciou a coleta de provas da autoria e materialidade das condutas penalmente relevantes previstas nos artigos 54, § 2º, inciso V, da Lei nº 9.605/98 e artigo 1º, XIV, do Decreto-Lei nº 201/67.

Dos 223 municípios paraibanos, 147 assinaram ANPPs. O projeto “Fim dos lixões” conta com a participação direta do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, que elaborou e executou as ações do projeto junto com a PGJ, e de representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Ministério Público Federal (MPF).


Assessoria de Imprensa - MPPB

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Zé Aldemir ameaça exonerar pessoas indicadas por “Ninha do Frigorifico” e “Neto da Vila Nova” e chama os dois de traidores

Logo após ser reeleito, o prefeito de Cajazeiras – José Aldemir Meireles (PP) teria comentado publicamente que não tomaria partido no tocante, à eleição para presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal, porém, dias depois o próprio gestor aparece em foto ao lado de vários vereadores, inclusive, apontando o nome do vereador reeleito Eriberto Maciel (PP), como candidato de sua preferência à presidência da Câmara.

Insatisfeitos com o disse-me-disse do prefeito, os vereadores novatos juntamente com alguns parlamentares reeleitos, articularam uma reunião e, decidiram formar duas chapas, para concorrerem à presidência do Poder Legislativo cajazeirense, contando com oito votos.

Incomodado com a nova realidade, José Aldemir que estava de repouso na Capital, João Pessoa – tomou conhecimento dos fatos e logo retornou à Cajazeiras, para dizer quem é o líder do seu grupo político na “Terra do Padre Rolim”.

De acordo com informações chegadas a nossa redação, nesta tarde de quinta-feira (26), o prefeito teria convocado uma reunião com auxiliares, vereadores e secretários, para determinar que tanto “Ninha do Frigorifico”, quanto “Neto da Vila Nova” serão tratados a partir de agora – como traidores.

Não satisfeito, José Aldemir decretou a exoneração das pessoas indicadas por Ninha e Neto da Vila Nova, que estão ocupando cargos de confiança dentro do organograma da edilidade, no caso dos dois aliados seguirem com o propósito de se colocarem à disposição para concorrem à presidência da Câmara Municipal de Cajazeiras.

Sem declinar um passo atrás, as duas chapas permanecerão iguais até 1º de janeiro de 2021 e, da maneira que foram formadas na última terça-feira (24), garantiu um membro do grupo dos “oito”.

1º Biênio: (2021/2022)

- Presidente: Neto da Vila Nova (PP),

- Vice-Presidente: Delzinho da Arara (PSB),

- 2º Vice-Presidente: Sargento Orlando (PSDB),

- 1º Secretário: Waldemar Carolino (PSDB),

- 2º Secretário(a): Luzia Trajano (PSC).

Para o segundo biênio, a reunião com os parlamentares cajazeirenses ficou acordado que a chapa será a seguinte composição:

2º Biênio: (2023/2024)

- Presidente: Ninha do Frigorífico (PP),

- Vice-Presidente: Delzinho da Arara (PSB),

- 2º Vice-Presidente: Luzia Trajano (PSDB),

- 1º Secretário: Waldemar Carolino (PSDB),

- 2º Secretário: Sargento Orlando (PSDB).


Redação - Folha VIP de Cajazeiras

Funcionário de lava-jato é assassinado em serviço na manhã desta quinta-feira (26) em Cajazeiras

Por volta das 11hs00 da manhã desta quinta-feira (26), um jovem identificado por “Jorginho”, 22 anos, foi assassinado com pelos menos três disparos de arma de fogo, quando trabalhava em um lava-jato, localizado à Rua Francisco Aprígio Nogueira, no bairro das Capoeiras, Zona Sul de Cajazeiras.

De acordo com informações preliminares, um indivíduo teria chegado a pé, efetuado os disparos e em seguida foragido numa motocicleta, com destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada, compareceu ao local do crime, isolou a área até a chegada do SAMU, mas a vítima já se encontrava em óbito.

Uma equipe da Polícia Civil, juntamente com a perícia deu continuidade aos trabalhos. Até o fechamento desta matéria, o autor do referido crime não havia sido identificado nem tão pouco a motivação do homicídio revelada.

 

Redação

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Suplentes de Residencial Cajazeiras I e II têm até o dia (27) para regularizarem documentação

Um novo comunicado do Departamento de Habitação prorroga para o próximo dia 27 (sexta-feira) o prazo para que as pessoas que constam na lista de suplentes do Residencial Cajazeiras, etapas I e II, na zona norte da cidade, compareçam à Secretaria Municipal para o Desenvolvimento Humano, no Centro Administrativo da Avenida Joca Claudino, em frente ao CAIC, para as correções nos documentos apresentados.

A diretora do Departamento de Habitação, Cícera Juliana Pereira Bernardo, lembra que se as pessoas que estão sendo convocadas não comparecerem dentro do prazo, estarão automaticamente desclassificadas e não poderá participar do sorteio das unidades residenciais, que deverá ser realizado nos próximos dias.


Confira a lista completa AQUI!

 

Secom-Cz

Prefeitura de Campina Grande realiza abertura do Natal Iluminado nesta quinta-feira (26)

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, realiza, na noite desta quinta-feira, 26, a abertura oficial do Natal Iluminado, projeto desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Cultura, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e de Serviços Urbanos, além da STTP e Gabinete do Prefeito. Durante o evento, programado para começar às 18h, além do acendimento da Árvore de Natal, a população poderá prestigiar uma ampla agenda cultural, que se estenderá até o final de dezembro.

Da praça da Fiep, localizada na rua Florentino de Carvalho, partirá um cortejo em direção à Rampa dos Pioneiros, que contará com cerca de 100 artistas campinenses, anunciando a chegada do Natal Iluminado. O cortejo será composto por integrantes de quadrilhas juninas, atores, músicos, dançarinos e artistas circenses. Todos desfilarão personificados de elementos dos festejos e fábulas que contam a magia do Natal.

Após o cortejo, a população presenciará o acender das luzes natalinas e, em seguida, tem início a programação musical. O Coral Infantil da Escola Municipal Cícero Correia, do Distrito de Galante será o primeiro a se apresentar, seguido da Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa, cujo repertório inclui músicas natalinas e diversos sucessos da música popular brasileira. No show da Filarmônica, o público assistirá ainda participações dos cantores campinenses Augusto de Arruda, Edra Veras, Erika Marques e Gitana Pimentel. Finalizando a programação cultural de abertura, o Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema, premiado no Brasil e exterior, apresentará um belo espetáculo com danças populares brasileiras que enaltecem a história, a arte e cultura da Paraíba.

A edição 2020 do Natal Iluminado de Campina Grande, acontecerá em dez polos instalados por vários pontos da cidade, com uma programação que tomará maiores proporções à medida que a semana do Natal se aproximar e envolverá cerca de dois mil artistas de vários segmentos culturais de Campina Grande.

Além disso, a aguardada decoração do Natal Iluminado 2020 contará com 20 mil metros de mangueira de led, 200 mil microlâmpadas, 400 refletores e uma tecnológica Árvore de Natal, no Açude Velho. O destaque também para os próximos dias será para a iniciativa privada, que irá abrilhantar ainda mais o evento. Uma das atrações será o "Ônibus Iluminado", promovido pela Autocar Turismo. A programação na Vila Sítio São João contará com um Presépio Vivo, Fábrica do Papai Noel, Museu dos Répteis, exposição de artesanato e vasta programação para toda família. Este ano, o Partage Shopping também se integra à programação oficial do Natal Iluminado.

O evento foi idealizado respeitando todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, como forma de minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus. Os artistas e equipes que envolvem a realização do evento, terão lugares demarcados e estarão fazendo o uso de máscara, assim como o álcool em gel. Serão disponibilizadas equipes de higienização em todos os polos em que acontecerão as apresentações culturais.


Assessoria de Imprensa – PMCG

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Vereadores se unem e compõem nova chapa para concorrem à Câmara de Cajazeiras com Neto da Vila Nova presidente

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (24), no Restaurante Catete no Distrito São Gonçalo em Sousa, vereadores eleitos e reeleitos formaram uma nova chapa para concorrem à presidência da Câmara Municipal de Cajazeiras.

Com a presença do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municiapl de Cajazeiras, Nilsinho Meireles, Moacir Medeiros “Moá” e apoiadores, a nova chapa que será composta na maioria por vereadores eleitos na base do prefeito José Aldemir (PP), ficou da seguinte maneira:

1º Biênio: (2021/2022)

- Presidente: Neto da Vila Nova (PP),

- Vice-Presidente: Delzinho da Arara (PSB),

- 2º Vice-Presidente: Sargento Orlando (PSDB),

- 1º Secretário: Waldemar Carolino (PSDB),

- 2º Secretário(a): Luzia Trajano (PSC).

Para o segundo biênio, a reunião com os parlamentares cajazeirenses ficou acordado que a chapa será a seguinte composição:

2º Biênio: (2023/2024)

- Presidente: Ninha do Frigorífico (PP),

- Vice-Presidente: Delzinho da Arara (PSB),

- 2º Vice-Presidente: Luzia Trajano (PSDB),

- 1º Secretário: Waldemar Carolino (PSDB),

- 2º Secretário: Sargento Orlando (PSDB).

Ainda de acordo com o atual presidente da Câmara Municipal, Delzinho da Arara (PSB), esta nova composição o levará para o grupo político do prefeito José Aldemir. “Após a eleição dessa nossa chapa, eu confirmo que votarei com Dra. Paula, para deputada estadual, esse é um compromisso meu, que firmo neste momento, para federal não tenho candidato”, ressaltou.

Perguntado sobre o posicionamento do prefeito José Aldemir no tocante à chapa liderada pelo Vereador Eriberto Maciel (PP), Delzinho garantiu que o gestor não aceitou muito bem no primeiro momento, mas cabe aos vereadores, as composições e articulações para eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo de Cajazeiras.

Além dos seis vereadores que comporão as duas chapas nos dois biênios, Nino da Esperança (PSDB) e Roberto das Redes (PSC), estiveram na reunião e garantiram votar. Soma-se então (oito) votos no total contra sete em caso de uma outra chapa.


Redação – Folha VIP de Cajazeiras

Presidente da Câmara Municipal anuncia mais R$ 100 mil para o Centro de Recuperação de Animais de Cajazeiras

O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, José Gonçalves de Albuquerque, o Delzinho da Arara (PSB), anunciou que está disponibilizando mais R$ 100 mil para a construção do Centro de Recuperação de Animais da cidade.

O vereador disse que quer deixar a presidência da Câmara com esse pleito bastante adiantado e espera que seja a solução do problema que aflige toda população e, principalmente, os animais que sofrem pela falta de políticas públicas em seu favor.

O projeto de construção do Centro já está no Setor de Licitação da prefeitura e, em breve, será conhecida a empresa que deverá ser responsável pela execução da obra, que já conta com outros R$ 100 mil também doados pela Câmara Municipal.



Fonte: Blog do Furão

É uma lógica absurda deste governo entreguista querer privatizar a Transposição e tornar a água mais cara para os mais carentes diz Jeová

Defensor do projeto de Transposição, por entender que a interligação das águas do Velho Chico aos rios dos quatro estados do Nordeste beneficiados com a transposição é a redenção da região, o deputado estadual paraibano Jeová Campos, ficou perplexo e indignado quando leu publicações que apontam que o Governo Federal planeja fazer o leilão de concessão da Transposição à iniciativa privada. “Essa é uma lógica absurda, inaceitável, que entrega a iniciativa privada e ao capital especulativo algo tão importante como a água da Transposição. Isso vai tornar a água que seria a redenção dos mais pobres, a garantia de uma agricultura sustentável, um bem extremamente caro e para poucos. Vai entregar de bandeja uma obra grandiosa, realizada com recursos nacionais, de mãos beijadas, tudo em nome do lucro para alguns em detrimento do povo nordestino”, afirmou Jeová.

O parlamentar se refere a notícias veiculadas na Imprensa nacional que dão conta que o governo pretende fazer um leilão de concessão em julho do próximo ano. Para tanto, o governo já faz sondagens com investidores para operarem o sistema que é considerado de alta complexidade. A proposta é que a empresa vencedora do leilão cuide das operações dos reservatórios, estações de bombeamento e dos 477 km de canais que atravessam os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. “O governo justifica a privatização pelo alto custo de manutenção do sistema, mas ignora que foram investidos mais de R$ 10 bilhões na obra que hoje está 97% concluída e que entregar essa gestão para a iniciativa privada é dar de presente ao capital especulativo algo muito precioso e fundamental que é a gestão das águas”, argumenta Jeová.

O deputado lembra que no caso específico das obras da Transposição, a privatização da gestão das águas ainda vai, inevitavelmente, resultar no aumento das tarifas aos consumidores. “Sendo administrado pelo Estado, as recargas de água em açudes de vários Estados não incorreram em cobranças adicionais, mas, com a iniciativa privada esse custo será repassado aos consumidores, além do que o preço final do produto também subirá consideravelmente”, afirma Jeová. Ele lembra ainda que o custo operacional anual do sistema gira em torno R$ 280 milhões que hoje são custeados pelo Tesouro Nacional. “E quando forem custeados pela iniciativa privada, quanto vão cobrar dos consumidores?”, questiona o parlamentar paraibano.

Segundo divulgações na Imprensa, o estudo de modelagem do leilão está sendo elaborado pelo BNDES, cujos contratos de concessão devem durar de 25 a 30 anos e prevê ainda uma cobrança para cada estado beneficiado com as águas da Transposição equivalente ao volume que entrar no sistema de cada um deles. “Ora, além de elevar as tarifas, já que a empresa privada visa lucro, a empresa gestora da transposição ainda cobrará de cada Estado pela água utilizada. É um negócio e tanto. É dar de mão beijada a iniciativa privada e ao capital especulativo algo que é do povo. Isso é um absurdo e devemos lutar contra isso, não bastou a privatização dos serviços de saneamento e da Eletrobras (Chesf), dos Correios e Telégrafos, entre outros e agora o (des)governo Bolsonaro vem com mais essa. Temos que  nos mobilizar urgentemente contra isso”, disse Jeová, que vai convocar a bancada federal paraibana e seus colegas parlamentares dos estados nordestinos beneficiados para formarem uma grande frente contra essa iniciativa.


Assessoria

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Complexo de Patos está com 75% de sua capacidade de UTI Covid ocupada com pacientes que necessitam de cuidados intensivos

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), um dos hospitais de referência da rede pública estadual para casos de coronavírus no sertão paraibano, já sente no aumento da ocupação de seus leitos de isolamento o que outras unidades de saúde referência para a doença também registram, ou seja, o aumento do número de casos que precisam de internação hospitalar. Nesta segunda-feira (23), a unidade tem 16 pacientes internados na UTI Covid, o equivalente a 75% de sua capacidade para doentes que precisam de cuidados intensivos, e mais 13 pacientes nas enfermarias clínicas Covid. 

A unidade tem 20 leitos de UTI Covid e 23 Enfermarias Clínicas destinadas, exclusivamente, para casos de coronavírus.

O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, que vem reiteradas vezes chamando atenção da população para a necessidade de cuidados preventivos, a fim de que se diminua o contágio e, consequentemente, o número de casos da doença, alerta para o perigo dos hospitais colapsarem, caso haja uma alta demanda de pacientes necessitando de internação hospitalar ao mesmo tempo. “Estamos percebendo um aumento do número de casos de Covid em nossa unidade e sabemos que isso não é uma questão isolada, por isso, chamo atenção da população para não relaxar nas medidas preventivas que é a única forma de evitarmos uma grande onda de contágio, já que toda a rede referenciada, pública ou privada, tem um limite de atendimento”, destaca Guedes. 

Ele lembra que se muita gente procurar o serviço ao mesmo tempo, pode ocorrer que não haja disponibilidade de leitos. “Não é hora de relaxar nos cuidados preventivos”, reforça Francisco Guedes.

 

Assessoria 

Crânio humano é encontrado na Zona Rural de Cajazeiras nesta segunda-feira (23)

Foi confeccionada uma ficha informativa sendo entregue na Delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras para as meninas cabíveis que requer a lei.

Foi por volta das 12hs30 desta segunda-feira (23), que uma guarnição da Polícia Militar, foi solicitada pelo COPOM para deslocar-se até o sítio Guaribas em Cajazeiras, pois naquela localidade teria sido encontrado um crânio semelhante ao de uma pessoa.

Chegando ao local, o proprietário do lote relatou que se encontrava brocando suas terras momento em que avistou parte de um crânio que provavelmente seria uma pessoa, a guarnição acompanhou o solicitante até o local indicado relatado por ele, no qual foi constatada a veracidade da informação.

Trata-se de parte superior de um crânio supostamente pertencente a uma pessoa, após averiguação foi colhido os dados e o endereço do solicitante e confeccionada uma ficha informativa sendo entregue na Delegacia de Cajazeiras, para as medidas cabíveis.

 

Com informações Blog Ângelo Lima

Município de Alagoa Grande deve pagar R$ 100 mil de indenização por morte de criança que caiu em buraco

O Município de Alagoa Grande foi condenado ao pagamento de uma indenização, a título de danos morais, em favor de Marlene Marcolino Felipe, no equivalente a R$ 100 mil, conforme sentença proferida pelo juiz José Jackson Guimarães, nos autos da ação nº 0800752-22.2018.8.15.0031. O caso envolve a morte de uma criança de quatro anos de idade, filha da autora, em decorrência de uma queda em vala aberta localizada na Rua do Cruzeiro, no Município de Alagoa Grande, fato este ocorrido no dia 26 de julho de 2015.

Conforme noticiado nos autos, no dia do acidente, a criança, que residia em frente a vala, caiu dentro da sarjeta, escorregou pela extensão da mesma, desceu de forma violenta o extenso percurso, sofrendo traumatismo cranioencefálico com hemorragia meningoencefálica, graves ferimentos que causaram o óbito. A vala trata-se de obra pública realizada pelo Município, construída no declive da Rua do Cruzeiro, região onde residem inúmeras famílias carentes, inclusive a autora. A vala consiste em um precário conduto a céu aberto, com extensão desde o alto do morro até o final do declive, sem sinalização ou grades de proteção.

Na sentença, o juiz afirma que restaram devidamente demonstrados os fatos constitutivos do direito alegado pela parte autora, sendo indiscutível o dever de indenizar. "Diante do quadro probatório apresentado, patente a omissão do requerido, que não efetuou a adequada manutenção da rua e deixou de sinalizar a bueira/vala existente, havendo nexo causal entre estas omissões e o acidente que culminou com a morte da menor, gerando, o dever de indenizar", destacou.

Em seu pedido inicial, a parte autora requereu reparação extrapatrimonial (dano moral) no equivalente a R$ 200 mil. O juiz, no entanto, entendeu de fixar no patamar de R$ 100 mil. "Não se está aqui pontuando o valor da vida, pois esta não tem preço. O que se busca aqui é tão somente com a reparação pecuniária, por um lado, amenizar um sofrimento pela perda de um ente querido e, por outro, sancionar aquele que deveria ter adotado os cuidados necessários a não permitir que o evento ilícito tivesse ocorrido. In casu, com relação ao réu, a reparação deverá ser sentida e tem por objeto chamá-lo a atenção para que novos eventos da mesma natureza não voltem a acontecer", observou o magistrado. Da decisão cabe recurso.

Confira, aqui, a sentença.


Assessoria de Imprensa - TJPB

Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras completa 31 anos de sua fundação neste dia (23/11)

Parabéns SINFUMC, pelos seus 31 anos de criação e história do Sindicalismo Público Municipal de Cajazeiras- PB.

Eu, Elinete Lourenço Rolim e os demais membros de minha diretória estamos honrados e felizes de fazer parte desta história e continuar este legado de lutas e desafios para promover o bem estar dos servidores-sócios desta entidade tão reconhecida e respeitada pelo Alto Sertão da Paraíba.

Feliz aniversário!



A Diretoria

domingo, 22 de novembro de 2020

Atlético de Cajazeiras vence o Salgueiro/PE e entra no G4 do Grupo 3

Com o resultado, o Trovão Azul depende apenas de um empate para selar a classificação

O Atlético de Cajazeiras venceu o Salgueiro-PE na tarde deste domingo, no Estádio Perpetão, no Sertão da Paraíba, pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, o Trovão Azul depende apenas de um empate para selar a classificação para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro.

Os gols do Trovão foram marcados por Henrique Pachu, na primeira etapa, e por Edmar, no segundo tempo. Renato com um golaço de fora da área descontou para o Salgueiro também no segundo tempo.

Com o resultado, o Atlético-PB chegou aos 16 pontos e agora é o quarto colocado do Grupo 3, precisando de um empate na última rodada, fora de casa contra o Globo-RN, para assegurar sua passagem à próxima fase. O Salgueiro segue na segunda colocação, com 23 pontos e já assegurado na sequência da disputa.

 

Resultado Brasileiro Série D 2020


Com informações do PC

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Prefeitura de Cajazeiras entrega cemitério da zona norte e põe fim uma espera de 40 anos

A Prefeitura de Cajazeiras entregou na última sexta-feira (13), o Cemitério da Zona Norte. Uma obra que durante quatro décadas, foi cobrada pelos moradores daquele populoso setor da cidade.

Auxiliares do governo municipal, alguns populares residentes na Zona Norte e a deputada Dra. Paula Francinete, além dos ex-prefeitos Léo Abreu e Carlos Rafael, estiveram presentes.

O popular "Luiz Maçaroca" destacou em sua fala as inúmeras cobranças em emissoras de rádio, visando a construção do campo santo. Para ele, essa conquista tem uma importância muito grande, sobretudo, para quem precisa sepultar um ente querido, tendo que percorrer uma grande distância, enfrentando sol e chuva. "Isso é muito bom. De hoje em diante poderemos sepultar nossos familiares sem ter de passar por toda aquela penúria dos últimos 40 anos" disse.

O Cemitério da Zona Norte foi construído com recursos próprios do município, e durante sua edificação gerou dezenas de emprego, impactando na economia local, diante da compra do material no comércio da terra do Padre Rolim.

O ambiente é dotado de uma arquitetura inovadora, e que lembra outros espaços desta modalidade da iniciativa privada, principalmente pela organização. A central de velórios e uma capela completam sua estrutura física.

 

Secom-Cz

Focado em confronto decisivo pela Série D, Patrick reforça o coro por classificação com o Atlético-PB

O final de semana será de duelo decisivo para o Atlético-PB. Em busca de uma vaga nos mata-matas da Série D, a equipe recebe o Salgueiro, no domingo (22), às 16h.

Sexto colocado do grupo A-3, com 13 pontos, o Trovão Azul pode alcançar o G-4 da sua chave caso vença o Carcará. Assim, chegaria na última rodada na zona de classificação para a próxima fase.

“Mais uma decisão pela frente e seguimos com o mesmo foco. Vamos enfrentar um adversário difícil, que é vice-líder do nosso grupo, e precisamos estar concentrados do primeiro ao último minuto. A semana tem sido de muito trabalho e espero que possamos realizar um grande jogo”,  projetou o volante Patrick, titular do Atlético-PB.

Em recuperação na Série D, o Atlético-PB sofreu apenas uma derrota nos últimos quatro jogos — além de conquistar duas vitórias neste período. Motivado com a evolução da equipe, Patrick acredita que o Trovão Azul cresceu no momento certo, e reforça o coro pela classificação.

“Acredito que a nossa equipe vem evoluindo no decorrer da primeira fase. Crescemos no momento certo e chegamos muito bem para essas partidas decisivas. Estamos vivos em busca da vaga e vamos lutar por ela até o final”, concluiu o jogador, que foi vice-campeão da Série D em 2018, pelo Treze.


Fotos: Gabriela Sávio/Atlético-PB

Por Douglas Albino / Assessor de Imprensa

Em entrevista: após larga vitória, Tyrone antecipa Zenido para disputar Prefeitura de Sousa em 2024

Após a ampla vitória histórica de 24.483 votos sobre o candidato Leonardo Gadelha (PSC), em entrevista à imprensa, o prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) já saiu na frente defendendo a candidatura do atual vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira (PTB), para lhe suceder como prefeito na próxima eleição municipal de Sousa, em 2024.

Durante todo o atual mandato, segundo o prefeito Zenildo Oliveira se destacou com excelente desempenho junto à equipe de governo municipal. Conforme disse Tyrone à imprensa, pela representatividade de Zenildo, ele receberá o apoio de todo grupo de situação para sua sucessão.

Após a declaração de Tyrone, Zenildo Oliveira prestou entrevista à imprensa, onde destacou que seu intuito é trabalhar juntamente com o grupo político para fazer o melhor por Sousa. “Fico muito satisfeito em Tyrone citar meu nome para sua sucessão em 2024. Vamos continuar trabalhando para que Sousa seja sempre uma cidade melhor para todos os sousenses. Meu nome sendo o escolhido através de um processo democrático dentro do nosso grupo, irei procurar trabalhar para que possamos continuar no ritmo do desenvolvimento, como tem feito o prefeito Tyrone”, disse.

Na vida pública, Zenildo Oliveira vem se destacando na política local e a nível estadual. Além de desenvolver um trabalho de destaque como vice-prefeito de Sousa, quando foi secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, ele teve uma importante atuação destacando a Paraíba no cenário turístico para todo o país.


Redação

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Justiça mantém condenação do Município de Carrapateira a realizar reformas em Matadouro

O Município de Carrapateira deverá implementar reformas no Matadouro Público no prazo de 90 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 2 mil até o limite de R$ 100 mil. A decisão é da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao julgar a Remessa Necessária nº 0001315-37.2013.8.15.0221, que teve a relatoria do desembargador Leandro dos Santos.

De acordo com os autos, desde o ano de 2013 o Ministério Público estadual tem tentado viabilizar a solução administrativa do caso, sem que o Município de Carrapateira tenha tomado qualquer providência.

"Com efeito, o não cumprimento das condições mínimas de higiene e de respeito ao meio ambiente, além da falta de uma decisão política e administrativa a serem tomadas pelo Promovido no sentido de encontrar uma solução para todos esses problemas, viola, de maneira inescusável, o direito ao Meio Ambiente equilibrado e, por consequência, a saúde da população, colocando todos numa situação de risco, circunstância que não pode ser tolerada", destacou o desembargador Leandro dos Santos em seu voto.

Segundo ele, o Município de Carrapateira teve considerável margem de tempo para se organizar administrativa e financeiramente para providenciar a adequação do Matadouro Público às novas diretrizes estatuídas pelo relatório do Conselho Regional de Medicina Veterinária e nada fez. "Por fim, vale reforçar que o Juiz “a quo” apesar de fixar prazo razoável para a realização das obras e aquisição dos materiais, bem como, multa por descumprimento em patamar compatível com o porte do Município de Carrapateira, não estipulou limite para a aludida sanção pecuniária, devendo a Sentença, por essa razão, sofrer pequena correção", ressaltou.

O relator deu provimento em parte a Remessa Necessária para mantendo a obrigação de fazer imposta na sentença, fixar, no entanto, multa diária por descumprimento no valor de R$ 2 mil até o limite de R$ 100 mil. Da decisão cabe recurso.

Confira, aqui, o acórdão.


Assessoria de Imprensa / TJPB

Prefeito de Cajazeiras se reúne com vereadores e aponta Eriberto Maciel para presidência da Câmara

Uma reunião realizada na última quarta-feira (18), que contou com a participação do prefeito José Aldemir Meireles e sete vereadores, dentre eles, reeleitos e novatos, ficou definido o nome do vereador Eriberto Maciel, para a presidência da Câmara Municipal, no biênio 2021/2022.

O vereador Eriberto Maciel (PP) comandaria os destinos da Casa Legislativa nos primeiros dois anos.

Estiveram presentes; Raelsa Borges (PP), Neto da Vila Nova (PP), Nino da Esperança (PSDB), Ninha do Frigorífico (PP), Waldemar Carolino (PSDB) e Sargento Orlando (PSDB), além de Eriberto Maciel e o Vereador Neguinho do Mondrian (PSD).

Ficou definido que Eriberto apresentará sua chapa completa já nos próximos dias e que o segundo biênio só deverá ser discutido no final de 2022.

Um termo de compromisso foi assinado por todos os vereadores presentes.


Com informações de blog do furão