quinta-feira, 6 de abril de 2017

Hospital Universitário Júlio Bandeira promove discussão sobre segurança do paciente

Evento realizado nesta semana conta com atividades para diversos públicos e o lançamento do Plano de Segurança do Paciente da unidade hospitalar.

O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) promove, entre segunda (3) e sexta (7), a I Semana de Segurança do Paciente. Com o tema, “Construindo a Cultura de Segurança do Paciente”, o evento conta com rodas de conversas, oficinas e dinâmicas para todos os colaboradores do hospital, usuários, acompanhantes e comunidade.
O evento também marca o lançamento do Plano de Segurança do Paciente, que busca aperfeiçoar serviços na área. O tema tem sido discutido de forma ampla entre os profissionais da unidade, especialmente com a criação do núcleo de segurança do paciente, em agosto de 2016.

“A segurança do paciente é essencial para a organização dos processos de trabalho da equipe multidisciplinar para alcançar uma assistência de qualidade”, afirmou a superintendente do HUJB, Mônica Paulino.

O objetivo é basear as ações nas seis metas internacionais estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nos protocolos de segurança do paciente e nas legislações vigentes sobre a temática, preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra o HU, com vistas a garantir uma assistência de qualidade.

"Por meio do plano será possível implantar as ações e a cultura de segurança do paciente, para garantir a melhoria contínua dos processos de cuidado, do ensino e da pesquisa”, analisou a superintendente. A opinião é compartilhada pela Coordenadora de Núcleo de Segurança do Paciente do HUJB, Hérika Nunes. “Os serviços de saúde cada vez mais têm se voltado para garantir uma assistência segura no intuito de reduzir os possíveis erros que possam surgir durante a hospitalização”, comentou.

Colocamos à disposição os gestores para entrevista sobre as atividades da semana e os impactos do Plano de Segurança do Paciente nos serviços da unidade.


George Santos/Coordenadoria de Comunicação Social