Nebulosidade variável para a maior parte do Estado é o que prevê a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para esta sexta-feira (22). Apenas no Brejo e Agreste poderão ocorrer chuvas esparsas. Nas regiões mais quentes, como Curimataú e Sertão, não chove e as temperaturas continuam altas.
A meteorologista Marle Bandeira afirmou que a temperatura mais amena é tendência a partir deste mês, uma vez que nos aproximamos da data oficial do inverno, 21 de junho. A baixa das temperaturas ocorre mais frequentemente nas madrugadas.
Chuvas – Ela ainda explicou que há dois regimes de chuva na Paraíba. De fevereiro a maio, via de regra, ocorre o período mais chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão e Curimataú. Porém, não foi o que ocorreu neste ano e, por isso, enfrentamos um período de estiagem. A época de chuvas das regiões Agreste, Brejo e Litoral é de abril a julho. Daí, a ocorrência de temperaturas mais amenas, no mês de maio, nesses locais.
A técnica da Aesa explicou algumas expressões mais usadas tecnicamente na meteorologia sobre as características pluviais. “Chuvas ocasionais vêm de ‘chuva de ocasião’, são chuvas que, como dizemos, ‘vêm do nada’”, explicou Marle Bandeira. “Chuvas isoladas são pontuais, podem acontecer distintamente num ponto ou outro da cidade ou determinada região. E finalmente, chuvas esparsas são as esporádicas, que vêm e param, não são persistentes”, completou a técnica.
Mínima e máxima – O Litoral apresenta para esta sexta-feira temperatura mínima de 23º C e máxima de 30ºC. No Brejo, as temperaturas variam de 20º C a 28º C, e no Agreste, entre 20º C e 30º C. No Cariri/Curimataú há mínima de 20º C e máxima de 33º C. E como sempre, Sertão e Alto Sertão apresentam as maiores temperaturas. Sertão: mínima de 22º C e máxima de 35º C. Alto Sertão: mínima de 21º C e máxima de 34º C.
Secom