.

.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Patos recebe no próximo sábado III Caravana do Coração

Municípios da regional de Patos mais uma vez receberão a Caravana do Coração. Esta é a terceira vez que a parceria do Governo do Estado com a ONG pernambucana Círculo do Coração, possibilitará atendimentos a crianças e gestantes que apresentam problemas cardíacos.

Os atendimentos acontecerão a partir das 8h de sábado (4) na FIP – Faculdades Integradas de Patos, na Rua Horário Nóbrega, Bairro Belo Horizonte. Os municípios cadastraram 100 crianças e mulheres grávidas, que terão atendimento especializado sem a necessidade de viajar a grandes distâncias de casa.

A exemplo de João Pessoa e Campina Grande, Patos também já dispõe da “Sala do Coração”, com equipamentos modernos à disposição dos médicos especialistas, que fazem todo o trabalho de diagnóstico e acompanhamento dessa clientela acima citada. Além disso, é usada para aulas, estudos de casos, discussão produção literária da área e em torno das atividades da Círculo do Coração, que vão ajudar bastante nos estudos dos profissionais de saúde.

A Caravana tem ajudado a salvar muitas vidas. “É uma parceria que vem dando certo. Muitas crianças que tiveram problema de coração detectado ainda no ventre materno pela equipe do Círculo já fizeram cirurgia. Hoje a Paraíba é um dos estados brasileiros mais organizados em se tratando de saúde da criança, na parte cardiológica”, comentou José Leudo Farias, gerente regional de saúde, enaltecendo a satisfação da população de Patos e mais doze municípios que estão sendo contemplados com os serviços.

A Caravana iniciou os trabalhos na Paraíba, nesta terceira edição, na última segunda-feira por Cajazeiras e está passando por Sousa, Pombal e Catolé do Rocha. A equipe, que faz parte da Rede Cardiológica Pediátrica de Pernambuco – Paraíba faz através de um cuidado especial aos pacientes, além de consultas cardiovasculares, avaliações nutricionais, sociais e psicossociais.

Segundo Leudo a Maternidade Peregrino Filho, de Patos, é hoje uma importante referência para o trabalho do Círculo do Coração. Informa que toda criança que nasce nela apresentando algum problema, médicos cardiologistas, não apenas do Brasil, mas do mundo todo, onde quer que esteja online podem analisar os exames, investigar as causas e dar diagnósticos.



Ascom