sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ricardo entrega perfuratrizes e amplia ações de combate à seca

Sexta-feira, 20 de setembro de 2013
O governador Ricardo Coutinho entregou nesta sexta-feira (20), em solenidade na Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande, o primeiro lote de máquinas para perfuração e instalação de poços com seis caminhões, duas perfuratrizes, dois compressores de ar portáteis, dois munks, dois conteiners para alojamento, dois tanques “pipa” e ferramentas. Os investimentos somam R$ 5,2 milhões, por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional.
As máquinas perfuratrizes e equipamentos, que foram entregues aos operadores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), serão capazes de perfurar até 250 metros de profundidade e capacidade de abrir até 100 poços por mês e 1.200 por ano.
De acordo com o governador, uma nova equipe de trabalho está sendo treinada pela própria Prominas, empresa fabricante dos equipamentos, e no dia 7 de outubro serão perfurados os dois primeiros poços, um no presídio Serrotão e outro no Batalhão da Polícia Militar, em Campina Grande. “Teremos com as máquinas perfuratrizes a capacidade de instalar 1.200 poços por ano, o que é muito importante para levar água aos municípios e às comunidades rurais”.
Em seu discurso, Ricardo Coutinho agradeceu o esforço do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que vai entrar para a história como o que trouxe mais recursos para a Paraíba, citando obras como o canal de Acauã e 758 km de adutoras.
Nestes dois anos e nove meses, o Governo do Estado, por meio da CDRM, já perfurou 440 poços com recursos próprios e em parceria com o Projeto Cooperar. O presidente da CDRM, Marcelo Falcão, ressaltou que as novas máquinas vão intensificar a perfuração e instalação de poços nas regiões que enfrentam a escassez de chuvas no Estado. “Para se ter uma ideia, a CDRM trabalhava apenas com duas perfuratrizes e agora a nossa capacidade será ampliada com máquinas de última tecnologia”, afirmou.
Marcelo destacou que as novas máquinas têm capacidade para perfurar poços de até 250 metros de profundidade, enquanto as existentes na CDRM perfuravam até 150 metros. Marcelo Falcão revelou que em outubro a Companhia receberá mais uma perfuratriz, esta com capacidade para perfurar poços de até 500 metros de profundidade.
O coordenador de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, José Luiz de Souza, parabenizou o Governo do Estado por ser o primeiro do país a receber as perfuratrizes, graças a um esforço permanente da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Estado e da CDRM. “Estamos felizes em cumprirmos na Paraíba a nossa missão de levar água e produzir mecanismos de convivência com a seca”, completou.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, falou em nome dos prefeitos e ressaltou a importância do maquinário para a abertura de poços nos municípios nas regiões do semi-árido que sofrem com a falta de água. “Que as perfuratrizes sejam bem utilizadas e venham a melhorar a oferta de água por toda a Paraíba”, destacou Romero.
Secom