quarta-feira, 25 de setembro de 2013

HRC intensifica cirurgias eletivas de Histerectomia neste fim de semana

O Hospital Regional de Cajazeiras continua intensificando a realização de cirurgias eletivas que apresentam demandas reprimidas, com objetivo de reduzir a lista de espera. Depois do sucesso do Mutirão de Cirurgias de Catarata, realizado em duas etapas, o HRC deverá realizar um pequeno mutirão interno de Histerectomia neste fim de semana.

Apesar da Histerectomia ser um procedimento mais complexo e por isso mais demorado que a cirurgia de catarata, o coordenador da Central de Regulação do HRC, Muller Portinary, disse que o hospital pretende realizar um bom número de cirurgias esta semana. A intenção é que pelo menos 10 procedimentos sejam antecipados no domingo.

A Histerectomia é uma operação da área ginecológica que consiste na retirada parcial ou completa do útero, devido a sangramentos abundantes da vagina, frequentemente imprevisíveis, que podem ser causados por alterações hormonais ou por tumores benignos no útero, que se não forem tratados em tempo, podem dar origem a outras complicações.

Novos mutirões

A diretora do HRC, Maura Sobreira, revelou que durante o fim de semana uma equipe estará intensificando a realização de outras cirurgias eletivas gerais. Além disso, a direção negocia com um cirurgião vascular a realização de um mutirão interno de cirurgias de Varizes nos próximos dias.

Sucesso no primeiro mutirão

Dividido em duas etapas (a primeira realizada em agosto e a segunda na semana passada), o Mutirão de Cirurgias de Catarata, o primeiro da gestão da diretora Maura Sobreira, executou 400 cirurgias num intervalo de 15 dias. Em toda a Paraíba, são quase R$ 15 milhões que o Governo do Estado está investindo em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos.

Maura Sobreira ressaltou o compromisso do Governo ao promover esse tipo de assistência nas unidades de saúde da Paraíba. “O Mutirão de Cirurgias de Cataratas, bem como outros mutirões que estão acontecendo em toda a Paraíba, demonstra o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população. Isso é promover saúde pública de fato, com cuidado e respeito ao cidadão e à dignidade humana”, pontuou a diretora.

Ascom/HRC