terça-feira, 24 de setembro de 2013

Casa Esperança em Cajazeiras recebe primeiros internos para recuperação do vício das drogas

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras, através da coordenação do Centro de Recuperação e Cidadania “Casa Esperança” anunciou que nesta terça-feira (24) o centro recebe os primeiros pacientes internos. O objetivo da Casa é trabalhar a recuperação do vício das drogas e fazer com que esses jovens retornem para o meio da sociedade.
De acordo com a coordenadora do Centro de Recuperação, Gilvanda de Meneses Lira, à casa que fica localizada no sítio Guariba, vai receber a partir das 17 horas as primeiras famílias que vão deixar os jovens que querem se tratar por livre e espontânea vontade.
Gilvanda, que é também coordenadora do CAPS AD em Cajazeiras (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) disse ainda que, o Centro de Recuperação já possui profissionais que vão ficar a disposição desses internos, a exemplo de médico psiquiatra, enfermeiros, educadores, entre outros.
Gilvanda explicou que, os pacientes passam os primeiros três meses internos em total abstinência e só depois desse período, começam a receber visitas de familiares. O tratamento interno, dura cerca de nove meses, porém, o paciente deve aceitar e concordar com a internação, já que o Centro não trabalha com tratamento forçado.
A coordenadora disse que, o Centro de Recuperação e Cidadania trabalha com o intuito de recuperar viciados e conta com a parceria de alguns empresários da cidade para que esses internos retornem a sociedade com a garantia de um emprego que lhe trará dignidade e responsabilidade.
O Centro de Recuperação e Cidadania “Casa Esperança” foi inaugurado no último mês de agosto. Desde então, a equipe responsável passa por capacitações para lidar com os internos e a coordenação estava realizando a triagem para internação dos pacientes que, conforme Gilvanda, já faziam tratamento no CAPS-AD.
Secom