sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Afinal, qual o futuro das redes sociais?

Febre do momento, as redes sociais são responsáveis por movimentar alguns milhões de reais na economia de diversos países, em especial, do Brasil.
Dentre as redes sociais, podemos citar uma das pioneiras para os usuários do Brasil, o Orkut, da Google Coporation, que deteve a preferência dos seus membros por vários anos, até que surgiu o Facebook, que atualmente lidera o ranking com o maior número de perfis ativos.

Nessa coluna irei falar um pouco mais sobre as redes sociais que estão em uso na atualidade, bem como suas projeções.

Whatsapp
É uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS,Symbian e Windows Phone. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo! e está sediada em Santa Clara, Califórnia.
Os defensores do Whatsapp dizem que, em terra de Whatsapp, uma ligação é quase um milagre, fazendo alusão ao serviço que é bastante rápido e prático. 

Diferentemente do serviço de SMS, que é cobrado pelas operadoras, no Whats só é necessário uma conexão com a internet e não é cobrado nenhum valor pelo serviço. Essa vantagem está fazendo com que os usuários, cada dia mais, adaptem-se a essa nova ferramenta.
Site oficial: www.whatsapp.com

Linkedin
LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais.

A vantagem principal do Linkedin é quando reunir pessoas com conhecimento técnico. Por lá, é possível encontrar profissionais dos mais diversificados campos, através de páginas de empresas, por exemplo, ou pelos próprios perfis dos usuários.

Ainda é pouco usada no Brasil, mas, já é uma tendência que ganha novos usuários a cada dia.
Site oficial: www.linkedin.com

MySpace
MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.

Administrada pela gigante Microsoft, o MySpace conta com uma grande gama de perfis e é responsável pela interação dos seus usuários entre o mundo inteiro.

Já pode ser considerada uma rede de médio porte.
Site oficial: www.myspace.com

Twitter
O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

Lançado em 2006, o Twitter já foi febre, mas, atualmente se resume, na sua grande maioria, ao uso por parte de veículos de comunicação, como portais de notícias, que tuitam constantemente suas editorias através do serviço.

Pode ser considerado uma febre do momento e com uma boa perspectiva para uso comercial.
Site oficial: www.twitter.com

Badoo
O Badoo é uma rede social fundada em 2006 pelo empreendedor russo Andrey Andreev.

Nessa rede social, o principal objetivo é a busca por relacionamentos e novas amizades. Ao longo dos anos, adaptou-se às novas tecnologias e hoje é referência quando o assunto é conhecer novas pessoas. O serviço integra fotos, postagens, interesses em comum, busca interna e outros.

Desde o seu lançamento, o Badoo vem conquistando novos públicos e pode ser considerado uma febre do momento.
Site oficial: www.badoo.com.br

Skype
Comprado pela gigante do software, Microsoft, o Skype pode ser considerado como um serviço de extrema importância no mundo das redes sociais.

O antigo Windows Live Messenger, ou simplesmente MSN, deu lugar ao Skype.

Neste novo serviço, é possível acessar sua antiga conta do MSN, sem a perda dos contatos que você já conversava. Também existe interação, onde numa única interface, você integra seu Skype, o antigo MSN e o Facebook num lugar só, de forma organizada e prática.

Hoje o Skype é usado por grandes empresas para suporte, atendimento especializado, auto ajuda e outros.

O Skype pode ser considerada a plataforma número um quando o que está em carta é o mundo da conversação. Além da versão para computadores, o serviço também está disponível para todos os smartphones com ANDROID, IOS e WINDOWS PHONE.

O Skype é gratuito e faz chamada de vídeo e áudio com uma qualidade incrível, além da janela de texto, onde é possível realizar conversas. Você também pode utilizar, além da sua webcam, a câmera e o microfone do seu celular nas chamadas. É necessário apenas uma conexão com a internet e que o aplicativo esteja instalado em seu computador ou celular.
Site oficial: www.skype.com.br

Facebook
Lançado em 2004 pelo seu principal fundador, Mark Zuckerberg, o Facebook é a maior rede social da atualidade.

O Facebook foi o principal responsável pelo desuso do Orkut.
No Facebook você cria o seu perfil, insere fotos, adiciona amigos e interage de forma bastante dinâmica com os que utilizam o serviço. Uma das desvantagens do Facebook é que você só pode adicionar quem realmente conhece, pois, se você adiciona um perfil e o proprietário rejeita o seu pedido e marca você como desconhecido, automaticamente sua conta ficará impedida de enviar novas solicitações de amizade. Em alguns casos, o bloqueio pode demorar até 30 dias.

O Facebook também é uma mina de dinheiro e não é à toa que o serviço é gratuito. Os usuários do Facebook geram uma enorme receita para a empresa, uma vez que empresas anunciam nesta rede e com isto, obtêm lucros nos seus projetos ou produtos.

Desta forma, o Face é o gigante neste mundo de tantas opções e interações.
E o futuro das redes sociais?

De fato, no mundo da informática e da tecnologia, as redes sociais são de suma importância na comunicação ou diversão. As redes que já existem, ao longo dos anos, se adaptam às necessidades dos usuários e integram novas tecnologias, fazendo com que novas projeções se tornem realidade.

Desde o mundo dos negócios até o da diversão, as redes sociais têm sim um futuro promissor e a tendência é que o número de adeptos só aumente no decorrer dos anos. 

Por hoje é só;
Até a próxima!
@brunodelima07


*Bruno de Lima é redator de jornalismo, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, acadêmico do curso de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, FAFIC. É colunista e redator de vários portais do Estado da Paraíba. É o fundador e chefe de jornalismo do Bis PB e do Diário do País. Técnico em informática Microsoft (Master Instructor/Office Specialist): 2493713, formação em Ti pela Fundação Getúlio Vargas, RJ e Intel. Site pessoal: www.brunodelima7.com