quinta-feira, 19 de setembro de 2024

PF prende vereadora em operação contra aliciamento violento de eleitores em João Pessoa

Quatro mandados de prisão e pelo menos dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais federais na manhã desta quinta-feira (19) durante a segunda fase da Operação Território Livre, que investiga uma organização criminosa que atuava no aliciamento violento de eleitores, em João Pessoa. Entre os presos, há uma vereadora, candidata à reeleição.

Na semana passada, três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a vereadora Raissa Lacerda (PSB) foram cumpridos no bairro São José, em João Pessoa. Vale ressalta que Raíssa era secretária executiva de Desenvolvimento Humano da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição até o início do período eleitoral.

A segunda fase da operação cumpriu mandados no bairro Alto do Mateus e no São José. Num dos mandados, uma assessora da vereadora foi conduzida pela PF para a delegacia. A investigação que culminou na operação desta quinta-feira (19) começou na semana passada, a partir da apreensão de uma quantia de R$ 35 mil em dinheiro, além de documentos, contracheques de funcionários públicos e aparelhos celulares.

Com as diligências realizadas durante a investigação, a PF teria identificado a existência de uma organização criminosa bem estruturada, que agia no aliciamento de eleitores com violência a fim de interferir no processo eleitoral. 

Além de Rássio uma assessora da vereadora também foi levada presa.

Primeira fase - Um dos mandados cumprido na rpiemria fase da operação foi na casa da vereadora (também candidata ao cargo), Raíssa Lacerda (PSB). Na casa da parlamentar foram apreendidos dinheiro em espécie, aparelhos celulares e contracheques de funcionários da prefeitura de João Pessoa.


Redação com Assessoria PF/PB