quarta-feira, 18 de setembro de 2024

CRA-PB divulga balanço das fiscalizações e registros do 1º semestre

Os dados apontam que, de janeiro a junho deste ano, foram emitidos 118 autos de infração

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), por meio da Diretoria de Fiscalização e Registro, apresentou um balanço das atividades realizadas no primeiro semestre deste ano. As fiscalizações ocorreram principalmente nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa. De janeiro a junho de 2024, foram emitidos 178 ofícios, 118 autos de infração, 104 notificações de débito e realizados 88 registros (57 de empresas e 31 de profissionais). Além disso, 40 processos foram encerrados e 41 encaminhados para a Dívida Ativa.

“O objetivo central dessas ações é assegurar que as normas que regulam a atuação dos profissionais de Administração sejam respeitadas em empresas privadas e em órgãos públicos”, destacou a diretora de fiscalização e registro, Elisa Aragão. Segundo ela, alguns pontos são observados durante as ações, entre eles: a identificação das principais empresas da Paraíba para mapear cargos de administração; a verificação do registro das empresas atuantes no setor junto ao CRA-PB; a fiscalização de editais para assegurar que funções administrativas sejam ocupadas por profissionais de administração; a regularização de empresas que operam sem um responsável técnico registrado; a exigência de registro para profissionais que atuam como peritos em áreas da administração; e o incentivo ao registro entre recém-formados, buscando também reduzir cancelamentos.

O CRA-PB utilizou a ferramenta “Prospecta”, que foi desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e dá mais agilidade na fiscalização, dando acesso ao banco de dados da Receita Federal no âmbito nacional. A ferramenta é utilizada para identificar profissionais e empresas que atuam na área de Administração e checar se estão devidamente registrados. As ações também incluíram o monitoramento de portais de transparência, com o intuito de detectar irregularidades.

“Nossa prioridade é assegurar que os profissionais de Administração estejam devidamente registrados e atuando dentro das normas. Além disso, as fiscalizações têm o objetivo de orientar empresas e instituições públicas sobre a importância de manter um responsável técnico habilitado”, ressaltou o presidente do CRA-PB, Marcos Kalebbe.


Positiva Comunicação

Líder comunitário Romário das Carroças anuncia apoio a candidatura de Raelsa Borges (PSB)

A vereadora Raelsa Borges (PSB) recebeu o apoio de uma importante liderança da zona norte de Cajazeiras, o popular Romário de Lima, conhecido por “Romário das Carroças”, que faz um grande trabalho comunitário nos bairros da cidade e que tem realizado ações de valorização da cultura e dos artistas locais.

Eu comecei fazendo politicas públicas me espelhando no trabalho da vereadora Raelsa Borges”, explicou Romário, acrescentando que essa identificação, aliado ao fato de Raelsa representar muito bem a zona norte, foram os motivos que o levaram a decidir pelo apoio a sua candidatura, depois que Breno de Dorian não pôde mais ser candidato.

A vereadora Raelsa Borges disputa seu segundo mandato e, segundo os analistas políticos, teve uma atuação diferenciada e destacada na Câmara Municipal de Cajazeiras, o que lhe credencia a ser uma das mais votadas no pleito atual.


Assessoria

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Como denunciar o assédio eleitoral praticado no ambiente de trabalho?

TSE e MPT renovaram acordo para combater esse tipo de crime. Cooperação visa prevenir e repelir condutas abusivas

Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) renovaram acordo de cooperação técnica para o combate ao assédio eleitoral no trabalho no âmbito das Eleições Municipais de 2024. Mas você sabe o que é assédio eleitoral e como registrar uma denúncia? Confira! 

O assédio eleitoral se caracteriza pelas práticas de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento associadas a determinado pleito eleitoral, no intuito de influenciar ou manipular o voto, o apoio, a orientação ou a manifestação política de trabalhadoras e trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho. 

Para denunciar casos de assédio eleitoral, o TSE disponibilizou, na página das Eleições 2024, um link com redirecionamento automático para o portal do MPT. Basta acessar o endereço https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2024 

Já para registrar a denúncia diretamente no site do MPT, acesse https://mpt.mp.br/assedio-eleitoral. Após selecionar o estado em que ocorreu o crime, a pessoa interessada assiste a um vídeo sobre como fazer o peticionamento. Há também a opção de mediação de conflitos antes de prosseguir com o registro.  

Para completar o registro da denúncia, é preciso fornecer a “notícia dos fatos” (local, qual irregularidade trabalhista deseja denunciar, entre outros detalhes). Em seguida, é necessário informar os dados pessoais do(s) denunciante(s) e, por fim, é possível anexar arquivos. 

Após o registro no MPT, as denúncias podem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral para fins de apuração de crimes e infrações de cunho eleitoral. É importante para o desenvolvimento das investigações que a pessoa denunciante preencha corretamente os dados do formulário, inclusive com sua correta identificação. É possível ainda requerer o sigilo de seus dados. 

O MPT também lançou uma cartilha sobre o assédio eleitoral, a qual explica a diferença entre diálogo e assédio, lista condutas que configuram esse crime, aborda os direitos da trabalhadora e do trabalhador no dia da eleição e muito mais.  

Debate sobre o tema 

O acordo de cooperação técnica entre o TSE e o MPT para combater o assédio eleitoral foi assinado em 2023. Já em abril deste ano, o Tribunal promoveu um seminário para debater os impactos dessa prática no ambiente de trabalho. Na semana passada, a parceria com o MPT foi renovada, mediante termo aditivo ao acordo.  

Na abertura da sessão plenária da última quinta (12), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, informou aos presentes que houve o registro de mais de 300 denúncias de assédio eleitoral neste ano, segundo dados do MPT.  

“Reitero que isso constitui um ilícito. A Justiça Eleitoral está preparada. Por isso, fizemos [hoje] um aditivo a este acordo, aperfeiçoando os mecanismos necessários para que haja enfrentamento e, principalmente, elucidação, processamento [dos ilícitos]”, ressaltou a presidente do TSE. 

Penalização 

O assédio eleitoral ocorre ainda em outras relações. Segundo o artigo 300 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 1965), é crime o servidor público valer-se da sua autoridade para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido. A pena é de até seis meses de detenção, mais multa. 

Também é crime usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos. Ou seja: a mera tentativa de constranger a eleitora ou o eleitor é considerada crime, segundo o artigo 301 do Código Eleitoral. Nesse caso, a pena pode chegar a quatro anos de reclusão, mais multa. 

O artigo 302, por sua vez, tipifica como crime a promoção, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, da concentração de eleitores, sob qualquer forma. A pena é a reclusão de quatro a seis anos, mais pagamento de multa. 

A Constituição Federal estabelece que o voto é livre e secreto, sendo um direito exercido em eleições periódicas. Por isso, se vivenciar uma situação de assédio eleitoral, denuncie!


TSE

Juiz da 68ª Zona Eleitoral de Cajazeiras "manda" portal tirar do ar pesquisa Data Ranking

O Instituto Data Ranking divulgou, nesta terça-feira (17), pesquisa a respeito do cenário eleitoral na cidade de Cajazeiras. A pesquisa foi registrada no TRE com o número PB-04135/2024.

O levantamento ouviu 772 eleitores entre os dias 12 e 14 de setembro nos seguintes bairros e localidades: Alto da Bela Vista, Cajazeiras Velha, Capoeiras, Centro, Cristo Rei, Esperança, Jardim Oásis, Jardim Soledade, Jardim Adalgisa, Mutirão, Pio X, Populares, Por do Sol, Remédios, Barão do Rio Branco, Santa Cecília, Santo Antônio, São Francisco, São José, Sol Nascente, Tancredo Neves, Tecedores, Vila Nova I, Vila nova II, Distrito de Boqueirão, Sítio Capoeiras.

A pesquisa teve como objetivo fornecer um panorama político e administrativo na cidade de Cajazeiras, para avaliação do cenário político visando as eleições de 2024 e gerar informações de domínio público.

A pesquisa foi, preferencialmente, com coleta de dados domiciliar e individual de uma amostra estratificada por sexo, faixa etária, nível de instrução e faixa de renda, conforme dados do Censo 2010 | TSE 2022. O sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa de coleta, onde os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto. A verificação é feita em 20% dos questionários aplicados.

Conheça o Instituto Data Ranking - O Data Ranking é um instituto de pesquisa sediado em Brasília, com larga experiência em pesquisas mercadológicas trabalhando para grandes empresas do Brasil. No ano passado, o Data Ranking criou o setor de inteligência para pesquisas eleitorais e de gestão. O núcleo eleitoral do Data Ranking é formado por ex-funcionários de institutos como IBOPE, SENSUS, PARANÁ PESQUISAS, DATA FOLHA E DATA PODER.

Para surpresa da população local, o juiz da 68ª Zona Eleitoral de Cajazeiras, Dr. Macário de Oliveira Júnior - acatou representação oriunda da Coligação Para a Mudança Continuar, da candidata a prefeita de Cajazeiras, Maria do Socorro Delfino Pereira - para que a empresa Fonte CZ Agência de Publicidade e Soluções Inteligentes Ltda, retirasse do ar a pesquisa acima mencionada.




Fonte CZ

Jornalista conclui doutorado sobre a Revista de História da Biblioteca Nacional

A jornalista Cristina Moura concluiu o curso de doutorado em História, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objeto de estudo foi a Revista de História da Biblioteca Nacional, periódico que circulou nas bancas de jornal e portais eletrônicos, no período de 2005 a 2016. A pesquisa se empenhou em provar que a revista colaborou para a divulgação do conhecimento histórico, com uma perspectiva interdisciplinar.

Por meio da análise dos mais de duzentos exemplares, além das edições especiais e coleções de bolso, a pesquisadora demonstrou que o estudo da História é muito mais rico quando dialoga com áreas afins. A tese apresenta exemplos que mostram os olhares diversificados dos colaboradores, sobretudo das Ciências Humanas, brindando o público-leitor com diversos acontecimentos históricos, do Brasil e do mundo.

“Eu era fã e consumidora da revista. Percebia um produto diferente, com uma mistura popular e científica, e uma qualidade gráfica admirável. Só não imaginava que minha pequena coleção seria o início de um longo e difícil percurso de escritas e correções. Um aprendizado constante”, afirmou. Segundo a jornalista, a pesquisa não deixou de demonstrar, ainda, que a revista serviu para divulgar, direta ou indiretamente, ações governamentais relacionadas ao período estudado.

Para a autora, nada dessa trajetória seria possível sem sua base moral. Na dedicatória do trabalho, assim está registrado: “À minha família. Meu pai, Adonias da Costa Moura (in memoriam); minha mãe, Maria Ivanícia Lima Moura; meu irmão, Christiano Lima Moura.” Nos agradecimentos: a todas as ramificações familiares paternas e maternas; a todos os professores, em nome da professora Carmelita Gonçalves da Silva; aos amigos, alunos, colegas de trabalho, colegas do meio acadêmico.  

Cristina Moura é Ivânia Cristina Lima Moura, cajazeirense, artista plástica, escritora, jornalista, radialista e professora. 


Fonte: Blog Coisas de Cajazeiras 

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Após Dr. Pablo sair em defesa do povo do Distrito Bom Jesus, apresentador do Boca Quente defende Carlos Antônio

Foi durante o último evento realizado no sábado (14), na Rua Desembargador Boto, pelo grupo político do prefeito Zé Aldemir (PP), que o ex-prefeito Dr. Carlos Antônio fez duras críticas ao deputado estadual Chico Mendes (PSB) e, na oportunidade, associou seus projetos políticos de transformar Cajazeiras, no “Distrito do Caneco Amassado”, fazendo referencia jocosa e depreciativa aos moradores daquela comunidade do Distrito de Bom Jesus, no município de São José de Piranhas, terra de origem da família Mendes.

Em defesa de Carlos Antônio, um dos apresentadores do Programa Boca Quente, o radialista Silvano Dias assegurou que o ex-prefeito nada teria dito contra o povo do Distrito de Bom Jesus.

Em solidariedade ao povo da família Mendes e, aos moradores de Bom Jesus, Dr. Pablo Leitão, ressaltou: “Cajazeiras, na condição de município polo dessa região, se envergonha pela fala preconceituosa de um condenado pela justiça por diversos desvios”.

Abaixo, o vídeo em que Dr. Carlos faz as afirmações preconceituosas:

Redação

Com Lucas Ribeiro e Veneziano: Corrinha Delfino realiza penúltimo comício em Cajazeiras

O grupo situacionista que tem como candidata a prefeita de Cajazeiras a professora Maria do Socorro (PP) realizou na noite do último sábado (14) mais um comício de campanha, o segundo da coligação “PARA A MUDANÇA CONTINUAR” nas eleições desse ano.

O local do evento foi a Rua Desembargador Boto, localizada na zona leste da cidade.

Participaram do comício o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro (PP) e, o senador da República, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), além do ex-prefeito Dr. Carlos Antônio e o atual prefeito Zé Aldemir (PP), dentre outras autoridades políticas e lideranças.

Esse foi o penúltimo comício da campanha situacionista que deverá realizar seu último evento no início do mês de outubro.

Pelas informações, o grupo de oposição deverá realizar mais um evento no próximo dia (21) de setembro.


Por Eutim Rodrigues / Blog do Furão 


domingo, 15 de setembro de 2024

Forças políticas do estado se unem contra o governador e seus candidatos em Cajazeiras

A situação política na Paraíba realmente se tornou complexa com a apresentação de Lucas Ribeiro (vice-governador) (PP) e Veneziano Vital do Rêgo (senador) (MDB) em Cajazeiras, para juntos, derrotarem o candidato do governador João Azevedo (PSB), que segundo "pitaqueiros de plantão" não será vista com bons olhos pelo o chefe do executivo paraibano.

Revendo o cenário, a expectativa de Lucas e o "Clã Ribeiro" era que o governador João Azevedo renunciasse e saísse para o Senado Federal e, dessa maneira, Lucas assumiria o Governo do Estado e de lá disputaria a reeleição. Porém, esta é uma hipótese muito improvável de acontecer. 

Em outro cenário, o governador sinalizou que teria que haver uma sintonia com a base para que ele fosse para o Senado, no entanto, todos os dias - mais fatos e pessoas dão motivo para o governador entender que será traído pelo o Clã Ribeiro e seus liderados.

Ainda temos uma expressiva quantidade de agentes públicos que o governador não faz segredo, que não se dá politicamente com eles. Já a respeito do deputado Júnior Araújo (PSB), do ex-prefeito Dr. Carlos Antônio e, da ex-prefeita Dra. Denise, que estão aliados do prefeito de Cajazeiras - Zé Aldemir, o governador taxa-os de velha política que deve ser extirpada.

Apesar das diferenças e da rivalidade nas últimas eleições, essa união pode ter sido uma estratégia para fortalecer suas posições políticas em meio a um cenário para 2026, porém, esqueceram de combinar com o governador antes de compor um palanque só com adversário, que João não faz questão de dizer a respeito dos cargos governamentais, que já tirou quase todos de Júnior Araújo e seu grupo político.

É correto afirmar que o palanque da situação de Cajazeiras é o palanque das oposições ao governador João.


Com informações do Blog MaisInformado

sábado, 14 de setembro de 2024

Deputado Chico Mendes anuncia sua esposa Nil Braz como candidata a vice-prefeita ao lado de Pablo Leitão

Na noite da última sexta-feira (13), foi anunciado pelo deputado estadual Chico Mendes (PSB), o nome de sua esposa, a ex-secretária de ação social de São José de Piranhas - Nil Braz, como candidata a vice-prefeita, na chapa com Dr. Pablo Leitão.

Em um movimento significativo para a política local, líderes da oposição, se reuniram para fazer o anúncio de Nil Braz, que concorrerá ao cargo de vice-prefeita, nas eleições municipais de 2024. O evento atraiu milhares de apoiadores e suscitou grandes expectativas, quanto à renovação política em Cajazeiras.

Dr. Pablo Leitão e Nil estão juntos a partir de agora, para trazer a Cajazeiras alternativas sólidas, com políticas públicas eficazes e, elevar a cidade a um novo patamar, dando voz àqueles que foram silenciados durante quase duas décadas de retrocesso e incontáveis escândalos de corrupção, motivando a mídia nacional a estar na Terra do Padre Rolim.

O anúncio da chapa unificada já provoca repercussão entre os eleitores. Muitos veem a chapa do (PSB) como uma esperança de mudança; em meio a um cenário político caótico, historicamente polarizado.

A cidade de Cajazeiras se prepara para um embate político que pode definir o futuro de sua administração municipal, e a vida de seus cidadãos.


Redação com Assessoria

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

TCE/PB aprova por unanimidade contas de Pablo Leitão

Em decisão da última quarta-feira (11), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB) aprovou por unanimidade as contas do médico Pablo Leitão, no exercício de Secretário Municipal de Saúde de Cajazeiras, na gestão do ex-prefeito Carlos Rafael. As contas também receberam parecer favorável do Ministério Público de Contas.

A decisão unânime do Tribunal de Contas reforça cada vez mais a condição de elegibilidade do Dr. Pablo Leitão na disputa da eleição de Cajazeiras, confirmando o que já haviam assegurado, os seus advogados Sólon Benevides e Luiz Filipe Fernandes Carneiro da Cunha.


Assessoria

TCE-PB concede cautelar e determina suspensão de obras de pavimentação no centro histórico de Pombal

Por medida cautelar, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou, nesta sexta-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Pombal suspenda a execução de quaisquer obras de pavimentação realizadas nas ruas do centro histórico da cidade.

A medida, assinada pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho, é fruto de uma representação formulada pelo Ministério Público de Contas (MPC). A determinação se baseia em um embargo emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), que visa proteger as características e a integridade do calçamento tradicional daquela região.

Na ementa da decisão, o TCE-PB enfatizou a importância de preservar o patrimônio cultural local.  A suspensão das obras se estenderá até que o Tribunal se manifeste sobre o tema em questão. “A ação reforça o compromisso do TCE-PB em zelar pela proteção dos bens culturais da Paraíba, especialmente em áreas de relevância histórica, onde intervenções inadequadas podem comprometer a herança cultural para as futuras gerações”, destaca a cautelar.

O acompanhamento da situação será feito pelo Tribunal, que continuará a avaliar as implicações das obras e a necessidade de resguardar o patrimônio arquitetônico de Pombal. A decisão foi publicada na edição Nº 3503 do Diário Oficial Eletrônico do TCE-PB, datada de 16/09. Número do Processo (TC - 06057/24).

Entenda: medida cautelar - Tem a finalidade de, emergencialmente, prevenir, conservar, proteger ou assegurar direitos. A medida cautelar poderá ser concedida no início ou no decorrer do processo, podendo a decisão ser revista a qualquer tempo por essa Corte de Contas. A cautelar não indica julgamento terminativo do mérito, ou seja, não é possível atribuir valor ético e formal à conduta do agente a partir desta decisão. 


Assessoria de Comunicação/TCE-PB

Partido dos Trabalhadores de Cajazeiras reafirma apoio unânime a Dr. Pablo Leitão para prefeito

Em uma reunião realizada na última quinta-feira (12), marcada por entusiasmo e unidade, o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cajazeiras, reafirmou por unanimidade, seu apoio à candidatura de Dr. Pablo Leitão à Prefeitura da cidade. O encontro,  contou com a presença de membros influentes do partido e simpatizantes, que destacaram a importância da candidatura para o futuro político e social do município.

Durante a reunião, o presidente do diretório municipal,  destacou as qualidades de Dr. Pablo Leitão, que é médico e já possui uma trajetória reconhecida na política local. “Apoiar Dr. Pablo é acreditar em um futuro melhor para Cajazeiras. Seu compromisso com a saúde, a educação e o desenvolvimento sustentável são características que o tornam o candidato ideal para liderar nossa cidade”, afirmou o presidente do PT local. 

A decisão de apoio unânime foi aplaudida pelos membros do diretório, que ressaltaram a necessidade de uma gestão comprometida com as necessidades da população. “Estamos cansados de promessas vazias. Dr. Pablo é um homem de ações, e sabemos que ele fará a diferença na vida dos cajazeirenses”, disse uma das integrantes mais ativas do partido.

O candidato, por sua vez, expressou sua gratidão pelo apoio e destacou a importância da união dos partidos progressistas para a construção de um projeto político sólido.

Sinto-me honrado com a confiança do PT e de sua militância. Estou comprometido em trabalhar incansavelmente para transformar Cajazeiras em um lugar onde todos tenham voz e vez”. Declarou Dr. Pablo.

Com o apoio do PT, a candidatura de Dr. Pablo Leitão ganha força no cenário político local, trazendo à tona temas como saúde, educação e desenvolvimento econômico, que serão centrais em sua campanha. O candidato já está em fase de articulação com outros partidos e movimentos sociais para ampliar sua base de apoio.

A reunião do PT em Cajazeiras, além de promover a candidatura, também serviu como um espaço de discussão sobre os desafios enfrentados pela cidade, a importância da participação cidadã e o papel do partido em promover políticas públicas que beneficiem a população.

A expectativa agora se volta para as próximas etapas da campanha, com a certeza de que a união do PT em torno de Dr. Pablo Leitão pode ser um fator decisivo nas eleições municipais deste ano. A população cajazeirense aguardará ansiosamente por propostas concretas e ações que visem o bem coletivo, sob a liderança de um candidato comprometido com a transformação social.



Assessoria

Com o PL do ‘Combustíveis do Futuro’ o Brasil mostra protagonismo no processo de transição energética

“Neste processo de transição energética o Brasil está sendo modelo mundial e com a aprovação do Projeto de Lei 528/20, denominado PL dos “combustíveis do futuro”, nós iremos avançar ainda mais”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que comemorou a aprovação da matéria nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados. O texto agora segue para sanção presidencial.

Segundo José Inácio é preciso que não só o Brasil, mas todos os países procurem diminuir o consumo de combustíveis de fontes fósseis — como petróleo e carvão — substituindo-os por alternativas que diminuam as emissões de carbono e emitam menos gases de efeito estufa. “Neste aspecto, a principal solução para isso está em ampliar a produção e o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, além de estimular o aumento da produção e consumo de biocombustíveis, a exemplo do etanol, que é um combustível limpo, renovável e o Brasil é auto suficiente em sua produção”, destaca o dirigente canavieiro, lembrando que a busca de um mundo mais sustentável é uma missão mundial.  

Sobre a parte que o PL dos “combustíveis do futuro” trata sobre as novas margens de mistura de etanol à gasolina, José Inácio, destaca como bons os percentuais sugeridos. De acordo com o texto aprovado, a mistura passará a ser de 22% a 27%, podendo chegar a 35%, tendo o governo a prerrogativa de reduzir para até 22% ou aumentar para até 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, 18% de etanol.


Assessoria

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Corrinha realiza comício sábado (14) na Desembargador Boto, oposição faz evento na sexta (13) na Av. do CAIC

Organizadores prometem uma grande movimentação no próximo sábado (14), que será o penúltimo comício da campanha, já que o último poderá acontecer até o dia (04) de outubro.

O grupo político situacionista que tem a professora Corrinha Delfino (PP) como candidata a prefeita e Crhistiane Araújo, candidata a vice, nas eleições de (06) de outubro, vai realizar no próximo sábado (14) mais um comício de campanha. O evento ocorrerá na Rua Desembargador Boto, na zona leste da cidade.

Em relação ao grupo de oposição, Dr. Pablo e Chico Mendes estarão juntos com o evento "40 Folia", na Avenida Joca Claudino, (Rua do CAIC), com concentração a partir das 17hs40, sexta-feira (13). Usando o slogan: Cajazeiras nunca mais será a mesma!



Assessorias

PF, MPF e CGU investigam fraudes em licitação e lavagem de dinheiro em Patos no Sertão da Paraíba

Ação investiga possíveis irregularidades em obras de restauração no município de Patos/PB

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quinta-feira (12/9) a Operação Outside, com o objetivo de combater possíveis crimes licitatórios e o desvio de recursos públicos na obra de restauração da Alça Sudeste e da Avenida Manoel Mota, no município de Patos/PB, cujo valor inicial foi de R$ 5.071.801,50.

De acordo com relatórios de auditoria da CGU, foram identificados indícios de conluio entre licitantes, cláusulas restritivas de concorrência no edital, superfaturamento em aditivos contratuais e manipulação de planilhas.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal em Patos/PB, além do sequestro de bens móveis e imóveis pertencentes aos investigados, no valor de R$ 269.108,21, referente ao superfaturamento identificado pela CGU em um dos aditivos contratuais.

Comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder por crimes como frustração do caráter competitivo, pagamento irregular em contrato administrativo, peculato, crimes tributários e lavagem de capitais.

Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba

Presidente do CRA-PB e conselheiro federal participam de atividades da Semana do Profissional de Administração, em Brasília

O presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Marcos Kalebbe, e o conselheiro federal que representa o estado no Conselho Federal de Administração (CFA), Geraldo Rosa, participaram, nesta semana, de uma série de atividades, em Brasília, em celebração à Semana do Profissional de Administração. O evento, que contou com a presença de representantes de Conselhos de Administração de todo o Brasil, incluiu reuniões, palestras e solenidades voltadas ao fortalecimento da profissão no país.

As atividades começaram na última segunda-feira (9), Dia do Profissional de Administração, com um encontro realizado na sede do CFA. O evento reuniu conselheiros regionais e federais, além de gestores de diversas regiões, para discutir os desafios da profissão e as estratégias para seu fortalecimento. O evento contou com a presença do presidente do CFA, Leonardo Macedo, que destacou a importância do trabalho conjunto dos Conselhos para o desenvolvimento da Administração no Brasil.

O presidente do CRA-PB, Marcos Kalebbe, destacou a relevância da data e a necessidade de valorizar o trabalho dos profissionais de Administração. "É uma honra ser um dos representantes da Paraíba em um evento tão importante. A profissão de administrador é essencial para o crescimento sustentável das organizações e para a inovação na gestão pública e privada. Precisamos continuar defendendo os interesses da classe e promovendo o reconhecimento da nossa profissão em todas as esferas", afirmou.

Na terça-feira (10), as comemorações continuaram com uma Sessão Especial no Senado Federal, organizada em homenagem ao Dia do Profissional de Administração. A sessão foi proposta pelo Senador Izalci Lucas, que ressaltou a importância do administrador para o desenvolvimento econômico do Brasil. A solenidade contou com a participação de senadores, conselheiros e profissionais da área de Administração.

O conselheiro federal Geraldo Rosa, outro representante da Paraíba no evento, comentou sobre a relevância da Semana do Profissional de Administração. "Este é um momento de celebração, mas também de reflexão sobre o futuro da nossa profissão. Precisamos estar cada vez mais preparados para os desafios que surgem, especialmente no contexto da transformação digital e da inovação. A Administração é fundamental para garantir o sucesso e a competitividade das organizações", destacou.


Positiva Comunicação

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

“Corrinha mente descaradamente ao ir a suposto debate que estava cancelado pela Rádio Arapuan”, afirma Chico

(Foto: Rede Social)

Na última terça-feira, dia 10, a Rádio Arapuan de Cajazeiras, confirmou o cancelamento do debate que seria realizado pela emissora nesta quarta (11), a partir do meio-dia. Porém, para surpresa de todos os funcionários daquela emissora, a candidata Corrinha Delfino entrou nos estúdios da rádio e gravou um vídeo, que foi veiculado nas suas redes sociais e, mais uma vez, mentiu para atacar o deputado Chico Mendes.

Conforme documento anexo, que foi enviado pelo Sistema Arapuan, a emissora cancelou o debate; e desde o dia anterior a candidata sabia disso. O líder do governo na Assembleia, disse que não se surpreende com essa prática de Corrinha Delfino. “Não podemos esquecer que essas pessoas que compõem o grupo dos 20 anos da Prefeitura de Cajazeiras, sobrevivem da mentira. Só esquecem que cada vez mais estão sendo desmascaradas pelos fatos. A verdade tem uma força muito grande”, destacou Chico Mendes

Chico Mendes lamentou ainda a postura mesquinha da candidata. “Não podemos esperar a verdade de quem mente até para conseguir um aumento salarial”, afirmou o deputado, ao se referir ao diploma não reconhecido como autêntico pela Universidade Federal de São Paulo.






Assessoria

Ao lado do governador deputado Chico Mendes oficializa Dr. Pablo candidato a prefeito de Cajazeiras pela oposição

Após decisão do TER/PB, que restringiu sua candidatura à Prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual e líder do governo na ALPB, Chico Mendes (PSB), se encontrou com o governador João Azevedo em João Pessoa, juntamente com Dr. Pablo Leitão e, na referida reunião com o chefe do executivo paraibano, ficou acordado que Pablo será o candidato do (PSB).

Para não pairar dúvidas, o deputado Chico Mendes convocou uma coletiva de imprensa para o inicio da tarde desta quarta-feira (11).

Na oportunidade, o parlamentar anunciou o nome do médico Dr. Pablo como candidato a prefeito. Perguntado sobre o nome do companheiro de chapa, Chico Mendes foi enfático: “nós temos tempo, até o próximo dia (16), anunciaremos”.

Ainda de acordo com Chico, foram ventilados os nomes de Marquinhos Campos, seu primo e, de sua esposa Nil Braz, porém nenhum deles, confirmados.


Redação

Oposição denuncia que nova operação da PF evidencia ligação da Prefeitura de João Pessoa com crime organizado e interfere no resultado das eleições

Os candidatos a prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos), denunciaram durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11), que a operação Território Livre, realizada pela Policia Federal, mais uma vez evidenciou a ligação da Prefeitura da capital com o crime organizado. Essa associação tem ameaçado candidatos e moradores em diversos bairros da cidade, interferindo diretamente no resultado das eleições. Os três candidatos entraram com pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitando tropas federais nas eleições de João Pessoa, bem como a quebra do sigilo das investigações da Polícia Federal.

O candidato Luciano Cartaxo cobrou firmeza nas investigações para que as famílias das comunidades não sejam ainda mais penalizadas pela violência do crime organizado. “Este não é um ato de campanha. Estamos aqui porque estamos preocupados com as famílias das comunidades que hoje não têm o direito de receber os candidatos em sua casa. As pessoas estão com medo de declarar voto. Medo de exercer seu direito à cidadania. Não vamos permitir que a prefeitura seja um espaço onde as facções tenham livre acesso, que o crime organizado tenha força para interferir nas eleições e na gestão. Aqui temos três candidatos em campos ideológicos distintos, mas que querem eleições limpas, respeito às famílias das comunidades e respeito ao processo democrático”.

Para o candidato Marcelo Queiroga a cidade de João Pessoa está dominada por facções criminosas. "Os traficantes controlam bairros inteiros impondo Lei própria. Agora passaram a ocupar a política. Indicam funcionários para cargos públicos na Prefeitura de João Pessoa. Neste momento querem interferir diretamente no resultado das eleições impedindo o livre direito do voto, principal ferramenta da democracia." Para o candidato do PL a Justiça precisa garantir eleições limpas e revelar que políticos andam de mãos dadas com o tráfico. "Isso se faz quebrando o sigilo das investigações e enviando tropas federais para garantir ao nosso povo o exercício da democracia."  Queiroga também salientou que acima das diferenças ideológicas entre ele, Ruy e Cartaxo, está o direto sagrado de escolher o próximo prefeito da de João Pessoa.

Ruy Carneiro destacou que a maior preocupação é com as pessoas que vivem nas comunidades. “As maiores vítimas dessa grave situação são as pessoas de bem, famílias que lutam pra construir suas vidas, mas que sofrem diariamente com a violência política. Precisamos lutar para apoiar as pessoas que agora estão sendo obrigadas a ficar caladas e impedidas de se posicionar”, defendeu. Ele alertou para que a população e as autoridades não permitam que o medo e a violência política avancem ainda mais na capital. “As eleições em João Pessoa já estão manchadas antes mesmo das pessoas irem às urnas. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance e solicitar a Justiça Eleitoral a presença de tropas federais para garantir eleições limpas na cidade”, acrescentou.

Após a coletiva, Luciano Cartaxo, Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro seguiram para a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Os candidatos protocolaram uma solicitação conjunta para que tropas federais possam garantir a segurança da população nas eleições em João Pessoa.

Assessoria

TCE/PB aponta que Allan Seixas e Zé Aldemir dificultaram trabalhos de apuração em denúncia contra Corrinha Delfino

Em denúncia apresentada ao TCE/PB, sob o nº 03685/24, em desfavor da professora Maria do Socorro Delfino Pereira, “Corrinha Delfino” por acumulo de cargos e recebimento de recursos públicos, supostamente indevidos. A Diretoria de Auditoria e Fiscalização – DIAFI, Departamento de Auditoria da Gestão Municipal II – DEAGM II e, Divisão de Auditoria da Gestão Municipal IV – DIAGM IV -, emitiram o seguinte relatório:

RELATÓRIO INICIAL

Atendendo ao despacho do Relator Conselheiro Arnóbio Alves Viana, exarado às fls. 155, a auditoria procede a apuração da denúncia (Doc. TC. 55032/24) acostada aos autos às fls. 002/150. 

1. DA DENÚNCIA 

A denúncia foi encaminhada a este Tribunal pela Câmara Municipal de Cajazeiras e trata de possíveis ocorrências de irregularidades na Prefeitura Municipal, no exercício de 2024, no que diz respeito à provável acumulação irregular de cargos públicos por parte da servidora Maria do Socorro Delfino Pereira na Secretaria de Estado de Educação da Paraíba, na Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios e na Prefeitura Municipal de Cajazeiras, razão pela qual, requerem: 

1.1 Que este Tribunal de Contas examine a existência de possível ilegalidade na acumulação do cargo de SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS por parte da professora MARIA DO SOCORRO DELFINO PEREIRA com um cargo de professora no município de CACHOEIRA DOS ÍNDIOS entre os anos de 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024; 

1.2 Que, igualmente, examine a regularidade ou não da acumulação tripla de cargos, entre 2011 e 2014, na Gerência Regional de Educação em Cajazeiras com os cargos de professora em Cajazeiras e Cachoeira dos Índios; 

1.3 Que seja examinado se a conduta ou condutas praticadas por MARIA DO SOCORRO DELFINO de acumulação de cargos e de omissão de informações sobre a nomeação e exercício do cargo de secretária de Educação à base de dados do Sagres configura ilícitos, caracterizando os mesmos; 

1.4 Que seja examinado, ainda, a regularidade de duas substanciais elevações de salários de MARIA DO SOCORRO DELFINO PEREIRA na condição de professora do município enquanto a mesma exercia a titularidade da pasta da Educação, especialmente uma progressão decorrente de certificação de mestrado, entre 2021 e 2022 (doc. apenso) sobre o qual pairam suspeitas no ambiente da própria Secretaria de Educação de Cajazeiras;

1.5 Que seja examinado a regularidade de pagamentos de salários de professora à MARIA DO SOCORRO DEFLINO PEREIRA pela PREFEITURA DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS, sem a devida contraprestação de serviços, durante os anos de 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e meses de 2024; e da PREFEITURA DE CAJAZEIRAS, BEM COMO DA PREFEITURA DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS, nas mesmas condições, entre 2011 e 2014; 

1.6 Que, após a apuração dos fatos, sejam adotadas todas as providências pra o restabelecimento da legalidade na Secretaria da Educação de Cajazeiras, punição de todos que tenham incorrido em ilícitos e remessa ao Ministério Público os fatos que ensejarem investigação criminal. 

2. DO ENTENDIMENTO DA AUDITORIA 

Com vista à melhor instrução dos autos, a auditoria solicitou informações aos interessados e responsáveis diretos pelas entidades citadas na presente denúncia, a saber: Tibério Limeira – Secretário de Estado da Administração 

1 - Ficha Financeira da Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35, referente ao período de janeiro de 2011 até a presente data. 

2 - Portaria(s) de nomeação e exoneração, publicadas no DOE, do(s) cargo(s) público(s) ocupado(s) pela Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994- 35, no Governo do Estado da Paraíba, no período de janeiro de 2011 até a presente data. 

Allan Seixas de Souza – Prefeito de Cachoeira dos Índios 

1 - Ficha Financeira da Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35, referente ao período de janeiro de 2011 até a presente data. 

2 - Cópia da(s) portaria(s) de nomeação e exoneração, devidamente publicados no órgão oficial de imprensa, do(s) cargo(s) público(s) ocupado(s) pela Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35 na Prefeitura Municipal de Cachoeira dos Índios, no período de janeiro de 2011 até a presente data. 

3 - Cópia do(s) processo(s) de cessão da servidora Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35 para outros órgãos públicos, no período de janeiro de 2011 até a presente data. 

4 - Cópia do(s) ato(s), devidamente publicados no órgão oficial de imprensa, de concessão da servidora Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35, para prestar serviços em outros órgãos públicos. 

5 – Cópia do processo de progressão decorrente de certificação de mestrado, entre 2021 e 2022, da servidora Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994- 35. 

6 - Cópia do Estatuto do Servidor Público do Município de Cachoeira dos Índios e/ou do Estatuto do Magistério Municipal. 7 - Se for o caso, cópia de Lei que trata da concessão dos servidores públicos municipais.

José Aldemir Meireles de Almeida – Prefeito de Cajazeiras 

1 - Ficha Financeira da Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35, referente ao período de janeiro de 2011 até a presente data. 

2 - Cópia da(s) portaria(s) de nomeação e exoneração, devidamente publicados no órgão oficial de imprensa, do(s) cargo(s) público(s) ocupados pela Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35 na Prefeitura Municipal de Cajazeiras, no período de janeiro de 2011 até a presente data. 

3 - Cópia do(s) processo(s) de cessão da servidora Srª Maria do Socorro Delfino Pereira – CPF 022.154.994-35 para outros órgãos públicos, no período de janeiro de 2011 até a presente data. 3 - Cópia do Estatuto do Servidor Público do Município de Cajazeiras e/ou do Estatuto do Magistério Municipal. 

4 - Se for o caso, cópia de Lei que trata da concessão dos servidores públicos municipais.

Das notificações anteriores, apenas o Sr. Tibério Limeira (Secretário de Estado da Administração) atendeu tempestivamente a demanda da auditoria (fls. 167/184), enquanto que os Srs. Allan Seixas de Souza (Prefeito de Cachoeira dos Índios) e José Aldemir Meireles de Almeida (Prefeito de Cajazeiras) deixaram escoar o prazo sem se pronunciar (fls. 186/187), caracterizando obstáculos aos trabalhos de auditoria e, por conseguinte, passível de aplicação de multa, se assim entender o Relator.

Com base na consulta do Sagres e nas informações cedidas pela Secretaria de Estado da Administração foi possível montar as fichas financeiras da Srª Maria do Socorro Delfino Pereira (CPF 022.154.994-35) enquanto servidora das prefeituras de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras e do Governo do Estado da Paraíba.

Conforme está demonstrado nos quadros anteriores, está comprovado que no período de janeiro de 2013 a junho de 2014 a Srª Maria do Socorro Delfino Pereira acumulou indevidamente e de forma irregular cargos públicos nos municípios de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras e no Governo do Estado. No período de janeiro de 2015 a maio de 2020 e de janeiro de 2023 até abril de 2024 (última informação constante do Sagres) acumulou indevidamente os cargos públicos nos municípios de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras. 

Dever ser ressaltado que enquanto servidora efetiva do município de Cachoeira dos Índios cedida ao município de Cajazeiras, a Srª Maria do Socorro Delfino Pereira ocupava o cargo comissionado de Secretária de Educação do município de Cajazeiras. De acordo com Secretaria de Estado da Administração, este foi o cargo comissionado ocupado pela Srª Maria do Socorro Delfino Pereira.

Nos autos, já constam elementos mais que suficientes para comprovar o acúmulo irregular de cargos públicos e, portanto, a procedência da denúncia. 

Entretanto, considerando os períodos em que os acúmulos irregulares foram comprovados, também está evidente que a Srª Maria do Socorro Delfino Pereira ocupava cargo comissionado, seja no Governo do Estado, seja na Prefeitura de Cajazeiras o que descarta a hipótese constitucional de regular acúmulo de cargo público disposta na alínea a, do inc. XVI, do art. 37 da CF. 

O acúmulo irregular dos cargos públicos, nos moldes em que se apresentam são passíveis de reposição aos Erários por parte da Srª Maria do Socorro Delfino Pereira, tendo como referência as menores recebidas em cada Ente, se assim entender o Relator dos autos, daí ser necessário o envio parte dos Srs. Allan Seixas de Souza (Prefeito de Cachoeira dos Índios) e José Aldemir Meireles de Almeida (Prefeito de Cajazeiras) das informações solicitadas pela auditoria. 

3. DA CONCLUSÃO 

Diante do exposto e considerando que os Srs. Allan Seixas de Souza (Prefeito de Cachoeira dos Índios) e José Aldemir Meireles de Almeida (Prefeito de Cajazeiras) obstacularam os trabalhos de apuração da presente denúncia, esta auditoria, opina no sentido de que esta Corte de Contas baixe resolução determinando prazo para que os citados gestores municipais encaminhem a este Tribunal as informações reclamadas no item 2. 

É o relatório.


TCE/PB