Segundo Nicole Leite Lucas, fonoaudióloga do HUJB-UFCG desde janeiro de 2022, “os pacientes atendidos possuem um acompanhamento especializado no hospital que geram bons resultados como: a melhoria na socialização, cognição, fala, linguagem e comunicação de um modo geral, proporcionando realizar atividades do dia a dia e com uma melhor qualidade de vida”.
O paciente E.G.M.S., 6 anos, que possui o transtorno de espectro autista é atendido pelos serviços de Fonoaudiologia e de Terapia Ocupacional do HUJB há mais de 1 ano e vem apresentando melhoras na socialização, fala, hiperatividade e impulsividade. Segundo a mãe do paciente, “depois do início do tratamento, ele melhorou bastante a questão da hiperatividade, impulsividade, fala (falava muito rápido), inclusive aceita mais o ‘não’, que era tão difícil antes. É um processo lento, mas que traz resultados”.
E.G.M.S. é atendido todas as semanas nas terças-feiras no ambulatório do HUJB e participa de diversas atividades e jogos educativos que estimulem a leitura, escrita, comunicação, fala dentre outros aspectos.
É importante destacar que após serem encaminhados pela Central de Marcação e Regulação do município de Cajazeiras ou Secretaria Municipal de Saúde dos outros municípios da nona gerência de saúde da Paraíba, os pacientes realizam uma primeira consulta no HUJB para avaliação do caso e a partir deste momento prossegue o tratamento na instituição ou o mesmo é referenciado para outro local.
O serviço de Fonoaudiologia do HUJB além do atendimento nos ambulatórios, faz visitas nos setores de internação e áreas assistenciais sob demanda junto com a equipe multiprofissional, atribuições inerentes ao um hospital universitário da Rede Ebserh.
Sobre a Rede Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria