Campanha tem como objetivo a prevenção do câncer de mama e do colo de útero
Todos os anos, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama e/ou de colo do útero no Brasil e no mundo. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o ano de 2022, foram estimados cerca de 66.280 novos casos (um a cada 2.200 mulheres).
A professora e médica ginecologista do HUJB, Kevia Bezerra, em alusão ao Outubro Rosa, destacou a importância da realização da mamografia de rastreamento pelas mulheres, principalmente na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde/Instituto Nacional do Câncer (INCA) entre 50 a 69 anos. Mas ressalta particularidades em mulheres que fazem o exame em outras idades devido a uma série de fatores como: histórico na família ou necessidade especial.
A enfermeira Ariadne Pedroza enfatiza a importância da mulher e do homem procurarem o serviço de saúde durante todo o ano, não apenas no "Outubro Rosa" e no "Novembro Azul" e que "ir ao médico regularmente não é procurar doença e sim tratar precocemente, caso encontre alguma", destacou.
O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB/UFCG/Ebserh) promoveu consultas agendadas com as colaboradoras da Ebserh e das empresas terceirizadas durante o dia 27 de outubro no HUJB. Nesta data, houve uma ação educativa com a participação de alunos de Medicina da UFCG que entregaram folders e bombons com orientações as pessoas que frequentaram o ambulatório de Ginecologia e as recepções da instituição.
Na última semana, teve um evento da Unidade Acadêmica de Enfermagem da UFCG com docentes e estudantes da instituição nas recepções do Hospital Universitário Júlio Bandeira/UFCG/Ebserh/MEC. Na ocasião, os pacientes receberam orientações sobre prevenção, sintomas e tratamento do câncer de mama.
Durante todo mês, houve ainda entrevistas de rádio e televisão da região sobre o tema, palestras educativas presenciais em cidades do Sertão da Paraíba como em Bom Jesus, além de lives e ações de conscientização nas redes sociais e canais de comunicação oficiais do HUJB-UFCG/Ebserh/MEC.
O HUJB-UFCG/Ebserh não dispõe de um mamógrafo, porém realiza o exame de ultrassonografia mamária como suporte no diagnóstico. Atualmente, o hospital conta com 15 ginecologistas de várias subespecialidades e está em fase de contratação de dois mastologistas.
Sobre a Ebserh - O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os Hospitais Universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Assessoria