quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Justiça Federal na Paraíba realiza primeira audiência real do Brasil no metaverso

20 alunos do 8º ano da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira participarão das atividades de inauguração do programa

Dentro da programação da Semana Nacional de Conciliação, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), através do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), lança o projeto “Conciliador Mirim”. O evento será nesta quinta-feira (10), às 14h, no edifício-sede da Instituição, em João Pessoa.

Na ocasião, 20 alunos do 8º ano da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira participarão das atividades de inauguração do programa. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma cultura de paz no ambiente escolar, na família e no convívio social de um modo geral. 

Para a juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Centro, “capacitar as crianças e adolescentes na cultura de pacificação é promover a cidadania e trabalhar na construção de um futuro mais digno e humano”. Nesse sentido, conforme o supervisor do Cejusc e autor do projeto, Marconi Araújo, durante o lançamento do “Conciliador Mirim”, serão desenvolvidas ações lúdicas com os estudantes convidados, para que eles possam compreender o que significa ser um “conciliador”. 

Os alunos ainda terão a oportunidade de interagir em um ambiente de realidade virtual, no qual também serão disseminados valores e princípios afirmativos, como o da superação e o da união. “As iniciativas focadas na mediação escolar estão em sintonia com as ações de cidadania do Centro de Conciliação e que visam, fundamentalmente, a promoção da paz social”, apontou Marconi, ao acrescentar que “acreditar nessa possibilidade, sem dúvida alguma, é ter a consciência plena de que a educação transforma e certamente edifica”. 

Agenda Nacional - O evento integra a programação especial da Semana Nacional de Conciliação, que tem sido realizada em tribunais de todo o país, entre os dias 07 e 11 de novembro. Na JFPB, além do projeto “Conciliador Mirim”, há o reforço no número de audiências, com a perspectiva de alcançar 231 sessões conciliatórias executadas em apenas cinco dias.

Na sexta-feira (11), dia de encerramento das atividades, haverá palestras, também no Cejusc/JFPB, que terão como tema: “Justiça restaurativa: desafios e perspectivas de implementação”, com a participação das professoras Larissa Teixeira e Juliana Toledo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Seção de Comunicação Social

Justiça Federal na Paraíba - JFPB