quarta-feira, 2 de novembro de 2022

No olho da rua: após resultado das eleições prefeito de Cajazeiras exonera servidores comissionados e contratados

Servidores públicos municipais da pasta da Saúde da Prefeitura de Cajazeiras, se reuniram com membros da gestão para cobrar o pagamento das folhas salariais referentes aos meses de setembro e outubro de 2022. Em um áudio que circula nas redes sociais, um representante da Prefeitura, alega que o prefeito Zé Aldemir e a secretária de Saúde Michelle Noleto estão em João Pessoa tentando resolver a situação que já virou marca da atual gestão.

Como é possível ouvir no áudio, o representante da prefeitura avisa que todos os servidores contratados e comissionados foram exonerados dos cargos para ter recurso financeiro para pagar os salários e que somente em janeiro eles retornarão para a folha.

Diz ainda, que a estimativa é de que o mês de setembro possa ser pago na próxima semana e o mês de outubro seja quitado ainda em novembro, assim como o 13º. Mas pelo clima do encontro, percebe-se que não há certeza de nada.

“Sei que vocês trabalharam muito na eleição, ajudaram a eleger Dra. Paula [deputada estadual esposa do prefeito], mas não tem dinheiro. A secretária de Saúde Michele Nolêto e o prefeito José Aldemir estão em João Pessoa tentando arrumar”, diz o membro da gestão.

Sem Dia Certo: em outro momento, um servidor pergunta se já tem um dia certo para pagar o mês de setembro, e o responsável pela gestão responde: “Não temos um dia certo”, e então o clima esquenta na reunião, que mais serviu para escancarar falta de planejamento do que solução numa gestão que no período eleitoral pagava dentro do mês, mas que depois, mais uma vez, parece ter esquecido quem lhe ajudou.

O prefeito Zé Aldemir (PP) está há 6 anos à frente da administração de Cajazeiras e de lá para cá nunca conseguiu pagar a folha completa dentro do mês. Servidores sofrem com a falta de planejamento e nunca sabe quando vão receber ao certo seus salários. Durante o ano de eleição, a gestão até que conseguiu pagar algumas secretarias dentro do mês. Mas com inchaço na folha, voltou a desorganização.

Praticamente sem opositores, Zé Aldemir deita e rola. E você pode nos perguntar: onde está o sindicato dos servidores? Aqui e acolá faz alguma coisa, mas atualmente tem demonstrado mais ‘paciência’ com a gestão Zé Aldemir do que em outros governos, quando promovia protestos com mais frequência e entusiasmo. Dizem que é porque a presidente teria cargos na prefeitura.

Perguntas: o prefeito Zé Aldemir diz que não paga os servidores em dia, porque falta recursos federais. Mas por que isso só acontece em Cajazeiras? Nas cidades vizinhas os pagamentos são adiantados. E em todas as entrevistas que fazemos com prefeitos, todos dizem que as suas gestões nunca atrasaram o repasse. Por que Zé Aldemir se preocupa mais com São João do Rio do Peixe e esquece Cajazeiras? Inclusive sua secretária de Saúde é de São João.

Cidade governada por Whatsapp - Passada a eleição, Zé Aldemir volta a morar em João Pessoa ao lado da sua esposa, a deputada reeleita Dra. Paula (PP). Cajazeiras segue sendo governada por meio de mensagens de Whatsapp, como o próprio prefeito já disse em várias entrevistas.


Por Petson Santos