A diretora do Hospital do Bem, Lidiane Nascimento, destaca que as trocas de informações sobre diagnóstico, tratamento e exames reforçou a importância de toda a rede de atenção à saúde estar coesa com um só objetivo: atender da melhor forma o paciente. “Os médicos especialistas identificaram e apontaram que os médicos da APS são os coordenadores do cuidado e isso é muito importante, quando entendemos que não é apenas no Hospital que estão todas as respostas, mas em toda a rede de atenção à saúde que começa no município”, afirma Lidiane, lembrando que essa comunicação efetiva entre os profissionais do Complexo com os médicos e enfermeiros da Atenção Básica impacta positivamente no cuidar do paciente.
E isso também ficou evidenciado nas palestras da oncologista do Hospital do Bem, que integra o Complexo de Patos, Dra. Nayhara Xavier e dos mastologistas da unidade, Dra. Ana Rita Guedes Alves e Thiago Pereira Alencar que foram os palestrantes do evento, que aconteceu no auditório da 6ª Gerencia Regional de Saúde, durante todo o dia.
Para fluir melhor os trabalhos, o público alvo foi dividido em dois grupos. O primeiro deles participou das atividades na parte da manhã, e foi formado pelos profissionais das cidades de Areia de Baraúnas, Cacimbas de Areia, Cacimbas, Condado, Desterro, Emas, Junco do Seridó, Quixabá, Salgadinho, Santa Luzia, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede, Teixeira, Várzea, Vista Serrana. Já na parte da tarde, participaram os profissionais dos municípios de Mãe D'água, Malta, Maturéia, Passagem e Patos.
Lidiane destaca que esse encontro foi apenas um primeiro momento de planejamento estratégico com profissionais da 6ª Região, mas que ele será expandido, já a partir de 4 de outubro, dentro de um cronograma estabelecido, para outras regiões de saúde, abrangendo toda a macro região de saúde. No dia 4, o evento acontece no auditório da FIP, com profissionais das 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª Regiões de Saúde.
Assessoria