Veneziano procurou fazer um debate propositivo, apresentando propostas em áreas importantes, como saúde, combate à fome, funcionalismo público, empreendedorismo, infraestrutura e turismo. No debate, mediado pelo jornalista Hélter Duarte, o candidato do MDB reafirmou seu compromisso em impulsionar o turismo e criar as condições para atrair investidores e gerar emprego e renda no Estado.
Sobre a segurança pública, ele garantiu realizar concursos públicos para as Forças de Segurança da Paraíba, aumentando o efetivo do Estado, com a contratação de mais de 4 mil policiais. “Concursos públicos para que nós ampliemos pelo menos em mais quatro mil homens e mulheres na área de segurança, durante a nossa gestão. Vamos valorizar os nossos servidores. Nós temos que usar inteligência, integrando as forças de segurança, aumentando o nosso contingente, fazendo os concursos públicos”, destacou.
Para isso, ele recordou a experiência exitosa da sua gestão como prefeito de Campina Grande, quando realizou 12 concursos públicos, convocando mais de 7 mil servidores, e implantou Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração para todas as categorias, além de estabelecer um calendário de pagamento, pagando aos servidores dentro do mês trabalhado. “Vamos fazer concursos, principalmente, para a segurança pública. Há uma defasagem considerável. Vamos respeitar os policiais civis, que recebem os piores salários do País”, garantiu.
Empreendedorismo - Veneziano garantiu que uma de suas propostas para aquecer a economia é a transformação do programa “Empreender” em Agência. O objetivo é combater o desemprego no Estado, que tem mais de 250 mil paraibanos desempregados. “Esse programa será estabelecido, inicialmente, com mais de 30 mil financiamentos, com carência de quatro meses e juros menores que 1%. E em especial, abrindo para que as mulheres, os jovens e as pessoas com deficiência tenham essa condição permitida pelo Governo do Estado", disse Veneziano, lembrando uma ação realizada em Campina Grande, quando de sua gestão como prefeito, que gerou mais de 9 mil empregos com a atração da AeC.
Veneziano também reafirmou seu compromisso de investir no turismo, estimulando a promoção mais efetiva do turismo paraibano, que sofre hoje com a falta de atenção do governo atual a este setor tão importante para o desenvolvimento do Estado. “Hoje a Paraíba investe dez vezes menos, na promoção turística, do que o vizinho estado do Rio Grande do Norte. A promoção dos destinos da Paraíba quase não existe” observou.
Veneziano enfatizou que a Paraíba, com toda a sua riqueza cultural, tem as suas potencialidades, e garantiu que vai criar condições para explorar a capacidade do turismo religioso, de aventura, de negócios e de lazer. Como proposta para impulsionar o setor, Veneziano pretende fazer a intersetorização do turismo local com outras áreas, como é o caso da cultura.
No combate à fome, Veneziano garantiu que vai duplicar o número de famílias atendidas pelo Cartão Alimentação na Paraíba, a partir da implantação do programa “Paraíba sem Fome”, com merenda escolar de janeiro a janeiro. Ele também pretende expandir a rede de Restaurantes Populares para vários municípios do Estado. ,
"Nós aplicaremos R$ 1 milhão por dia no combate à fome, garantindo, de janeiro a janeiro, a merenda escolar. Vamos duplicar o número das famílias beneficiadas com o cartão alimentação. Isso é fundamental. Como também, levar a estrutura de restaurantes populares para as nossas regiões", destacou.
Veneziano também garantiu avançar em outras áreas essenciais para o Estado, como infraestrutura, realizando obras em parceria com o presidente Lula, a exemplo do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco, no Vale do Piancó; a Duplicação da BR 230, trecho entre Campina Grande e o Sertão; a construção do Hospital de Trauma do Sertão e o Arco Metropolitano de João Pessoa.
Assessoria de Imprensa