Segundo a pesquisa, 27,3% das pessoas pretendem comprar perfumes e 13% consideram presentear as homenageadas da data com um almoço ou jantar em um restaurante. Para 85% dos respondentes, a compra será destinada às mães. Já 20% pretendem presentear a esposa, 19% a sogra e 7% a avó. Um detalhe que indica um comportamento evidente do consumidor, na fase atual da pandemia, diz respeito ao local de compra: 73% planejam fazer as compras em lojas físicas, enquanto que 27% vão utilizar as plataformas virtuais (lojas online).
“Realizamos a pesquisa para auxiliar empresários e empreendedores que esperam o Dia das Mães para sentir o aquecimento das vendas. Quando entendemos o comportamento do consumidor e as pretensões dele em relação às datas comemorativas, donos de negócios podem se preparar melhor e direcionar algumas estratégias”, explicou Josuel Gomes, presidente da Abracinov. De acordo com ele, dois fatores chamam atenção na hora da compra e influenciam as atitudes do consumidor: a qualidade do produto, preço e promoções/descontos.
Em nível nacional, levando em consideração uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigente Lojistas (CNDL), realizada no último dia 20/04, Dia das Mães deve movimentar R$ 28 bilhões no varejo e 79% dos consumidores pretendem ir às compras em todo o Brasil.
- Confira a pesquisa da Abracinov completa!
Assessoria