A campanha tem como um dos seus objetivos sensibilizar os profissionais de saúde e pacientes para a temática da segurança do paciente. O protagonismo dos profissionais e das equipes nos processos de qualificação do cuidado é um aspecto central do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que deve se articular às demais políticas públicas para garantir que as unidades de saúde possam dar novos passos, como a elaboração de planos locais de qualidade e segurança do paciente com ações monitoradas por indicadores.
No HUAC-UFCG, a programação será de responsabilidade do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) em parceria com o Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). Na agenda da campanha haverá jogos lúdicos, café da manhã, entrega de cordel informativo e oficinas virtuais para aprofundar o debate na temática.
“Pensar em segurança na execução da assistência dentro das unidades de saúde vêm se tornando componente essencial para se promover a qualidade do serviço, prestado ao usuário que necessita dos cuidados multiprofissionais em saúde. Vários estudos corroboram que os incidentes e/ou eventos que possam atingir esses indivíduos assistidos podem cursar com elevada morbimortalidade, onerando o tratamento e muitas vezes sendo necessário a realização de processos de reabilitação, devido a incapacidade funcional que pode surgir após o advento desses incidentes.”, diz a Chefe do SVSSP, Andréia Barros.
Assessoria de Imprensa