terça-feira, 19 de abril de 2022

Atendimentos no Hospital de Patos registram aumento no feriado da semana santa

Com uma média de 70 atendimentos/dia nos finais de semana, com o feriadão da Semana Santa a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um aumento considerável, chegando até a superar o número de 100 pacientes em sua porta de entrada num único plantão. O boletim de atendimentos da unidade entre a quinta-feira (14), feriado facultativo nas repartições públicas, e até a meia-noite deste domingo (17), quando se encerrou o feriadão, 328 pessoas deram entrada no hospital, sendo 44 delas vítimas de sinistro de trânsito. Neste período foram realizadas seis cirurgias, sendo cinco de emergência e uma eletiva.

O plantão de maior movimento foi o de domingo, quando 103 pessoas foram atendidas, seguido do de sábado, quando outras 72 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo. Na quinta-feira foram mais 88 pessoas e na sexta-feira da Paixão, plantão de menor movimento do feriadão, outras 65 pessoas foram atendidas.

Dos 44 acidentados, 42 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu ainda uma vítima de atropelamento e outra de acidente envolvendo automóvel. Dos acidentados, 28 homens e 16 mulheres, a maior parte deles foi da cidade de Patos, com 18 pessoas no total, seguido da cidade de Teixeira, com seis vítimas e Catingueira, com cinco vítimas. De Boa Ventura chegou mais dois acidentados e das cidades de Cacimba de Areia, Malta, Catolé do Rocha, Conceição, Nova Olinda, Pedra Branca, Paulista, Cacimbas, Imaculada, Desterro, Emas, Quixaba e Itaporanga, um acidentado de cada localidade. Oito pacientes vítimas de sinistro de trânsito precisaram ficar internados para cuidados posteriores.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais principais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão da Semana Santa foram de pacientes com queda da própria altura, dor abdominal, dificuldade de respirar, contusão diversa, dor no peito, queda de nível, agressão física, hipertensão, dor renal, dor de cabeça, dor no tórax, convulsão, acidente com animal peçonhento ou raivoso, dor na coluna, entre outros motivos.


Assessoria